[Vídeo Resenha] A Redoma de Vidro — Sylvia Plath - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
01

maio
2021

[Vídeo Resenha] A Redoma de Vidro — Sylvia Plath

Dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade para moças. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica.
Lançado semanas antes da morte da poeta, o livro é repleto de referências autobiográficas. A narrativa é inspirada nos acontecimentos do verão de 1952, quando Silvia Plath tentou o suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. A obra foi publicada na Inglaterra sob o pseudônimo Victoria Lucas, para preservar as pessoas que inspiraram seus personagens.
Assim como a protagonista, a autora foi uma estudante com um histórico exemplar que sofreu uma grave depressão. Muitas questões de Esther retratam as preocupações de uma geração pré-revolução sexual, em que as mulheres ainda precisavam escolher se priorizavam a profissão ou a família, mas A redoma de vidro segue atual. Além da elegância da prosa de Plath, o livro extrai sua força da forma corajosa como trata a doença mental.
Sutilmente, a autora apresenta ao leitor o ponto de vista de quem vivencia o colapso. Esther tem uma visão muito crítica, às vezes ácida, da sociedade e de si mesma, mas aos poucos a indiferença se instaura, distanciando a moça do mundo à sua volta. Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia.
Ao lidar com sua depressão, Esther também realiza a transição de menina para uma jovem mulher. Mais que um relato sobre problemas mentais, A redoma de vidro é uma narrativa singular acerca das dores do amadurecimento.

 

Ficha Técnica

Título: A Redoma de Vidro
Título original: The Bell Jar
Autor: Sylvia Plath
Tradução: Chico Mattoso
Editora: Biblioteca Azul
Número de Páginas: 280
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Vídeo Resenha: A Redoma de Vidro






Deixe o seu comentário

Uma resposta para "[Vídeo Resenha] A Redoma de Vidro — Sylvia Plath"

Eliane - 03, maio 2021 às (12:05)

Não conhecia o livro mas pela sua resenha deve ser uma leitura um tanto tensa difícil ainda mais porque trata de fatos reais .Náo leria no momento .estou priorizando leituras mais leves. Quem sabe futuramente eu leia

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício