[Resenha] Mentira Perfeita - Carina Rissi - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
15

maio
2016

[Resenha] Mentira Perfeita – Carina Rissi

mentira-perfeita-carina-rissi-minha-vida-literaria

Título: Mentira Perfeita
Autor: Carina Rissi
Editora: Verus
Número de Páginas: 462
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonSubmarinoTravessa

Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre… E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente… Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

Não tenho dúvidas: ter um livro de Carina Rissi em mãos é ter a garantia de uma leitura divertida, extremamente envolvente e completamente apaixonante. Por já me considerar fã de carteirinha da autora, a rainha dos chick-lits nacionais em minha opinião, é claro que eu estava curiosíssima para conhecer a história de Júlia e Marcus, protagonistas de Mentira Perfeita, mais recente lançamento da autora e spin-off de Procura-se um marido.

mentira-perfeita-carina-rissi-minha-vida-literaria2

Júlia é genial. Sempre a melhor em tudo o que costuma fazer e extremamente devotada a sua tia Berê – uma mãe, mais do que uma tia -, ela se vê em uma bela confusão: praticamente obrigada a contar uma mentira para sua tia a fim de alegrá-la em seu leito de morte, acaba não sabendo o que fazer para lidar com ela quando tia Berê tem uma súbita e repentina melhora. Tudo fica ainda pior quando ela conhece Marcus Cassani e vê sua vida virar de cabeça para baixo do tia para a noite.

A narrativa, sempre em primeira pessoa, se intercala entre as perspectivas de Júlia, principalmente, e de Marcus, de forma a acompanharmos os dois lados da situação e termos um panorama mais completo de toda a trama. Ainda, esse recurso nos permite compreender mais a fundo cada um dos personagens, além de termos duas visões da evolução do romance, o que tornou o livro ainda mais agradável. Também, é ótimo ver como a escrita de Carina se adapta aos personagens, assumindo suas personalidades e sendo, de certa forma, diferente quando dá voz a cada um deles.

mentira-perfeita-carina-rissi-minha-vida-literaria1

Mais uma vez, ficou claro o domínio da autora não apenas para desenvolver o enredo, mas em, principalmente, ser capaz de envolver o leitor durante a leitura. Além de ter dado gargalhadas em muitas passagens do livro – eu literalmente ri alto, inclusive em lugares públicos -, foi impossível não torcer pelas personagens e me apaixonar juntamente delas. Enquanto vemos brotar os sentimentos de um pelo outro, nós desfrutamos das mesmas sensações e dos muitos frios na barriga, e suspiramos a cada passagem repleta de romance. E, é claro, também sentimos todas as dores de cabeça que elas sentem ao enfrentarem os muitos obstáculos que acabam por aparecer. Não apenas pela evolução do romance, também me encantei pela maneira de como tanto Júlia quanto Marcus precisam enfrentar seus próprios fantasmas e superarem as dificuldades encontradas em suas vidas – e que são expostas justamente a partir do relacionamento que acabam por desenvolver. Também, vale dizer como Carina Rissi inseriu a problemática referente à inclusão de cadeirantes na sociedade, considerando-se que Marcus é um: ainda que de forma sutil e leve, não deixou de abordar as dificuldades encontradas, proporcionando, assim, a reflexão necessária à conscientização, questão de extrema importância social.

E, mais do que me apaixonar pelos protagonistas e pelo romance nascido entre eles, eu me apaixonei pelo contexto familiar que Carina deu a eles. Achei incrível a relação de Marcus com Max, seu irmão e protagonista de Procura-se um marido, ao mesmo tempo em que quis conhecer dona Berê para poder abraçá-la, de tão querida essa romântica incorrigível, apaixonada por seus filmes antigos e romances clássicos da literatura. É simplesmente emocionante ver a interação de Júlia com ela, além do próprio destino que Carina reservou para dona Berê. Porém, ainda dentro do espectro familiar, a única questão do livro que, para mim, poderia ter sido abordada de outra maneira foi a complicada relação de Júlia com sua mãe biológica. Ainda que seja completamente compreensível o sentimento que Júlia tem por ela, esperei encontrar, talvez, um outro lado da história que, mesmo não justificando as atitudes de sua mãe, permitisse uma compreensão maior dela, a fim de que não fosse vista com toda negatividade com que é apresentada, inclusive por esse já ser um problema social bastante considerável. Por piores que tenham sido suas escolhas, acredito que haja toda uma teia maior de problemas relacionados a sua situação e seria bonito, também, ver Júlia descobrindo sua mãe além de seus erros.

mentira-perfeita-carina-rissi-minha-vida-literaria3

Ainda que Mentira Perfeita em alguns aspectos tenha semelhanças com Procura-se um marido, inclusive no que se refere à estrutura do enredo, suas particularidades fazem dele um livro único, com suas próprias características. É, sem dúvida alguma, uma excelente opção de entretenimento, sendo capaz de divertir, emocionar e provocar suspiros nos corações mais românticos! Vale lembrar, também, que a leitura prévia de Procura-se um marido não se faz necessária para a de Mentira Perfeita no sentido de as tramas serem independentes; contudo, se você deseja conhecer a história de Alícia e Max, o ideal é que os livros sejam lidos em ordem, considerando-se que Mentira Perfeita traz spoilers de Procura-se um marido.





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Resenha] Mentira Perfeita – Carina Rissi"

Vanessa - 15, maio 2016 às (12:12)

Ansiosíssima pra ler esse livro! Nossa eu também dou risada alto com os livros da Carina, então até evito ler em locais públicos pra não passar vergonha haha
Bom, agora com essa resenha é que eu leio MESMO esse livro! S2
Beijos, A!

Diane Ramos - 15, maio 2016 às (19:25)

Oie…
Se tem uma coisa que morro de vergonha é de ainda não ter lido absolutamente nada de Carina Rissi! Ainda quero conhecer sua escrita por ela ser considerada a rainha do chick lit nacional, que é um gênero que AMO!
“Mentira Perfeita” já está nos meus desejados, mas, quero ler “Procura-se um marido” primeiro.
Beijos

Talita Beccalli - 15, maio 2016 às (20:25)

Nem 48 que fiz o pedido do livro e mal posso esperar a hora dele chegar <3 Eu amo muito a Carina, amei tudo que eu li dela e não me canso de sua escrita. Ainda bem que ela não publica mais de um livro por ano ou ela me levaria à falência! hahahaah
Amo resenhas que me animam mais ainda a ler o livro <3 Adorei!

Beijos

Mayara R. da Cruz - 16, maio 2016 às (10:30)

Oi Aione, tudo beem?

Awn, to super ansiosa para conferir este novo trabalho da Carina. <3
Também a considero uma rainha do gênero chick-lit e seus livros são garantia de diversão, romance, fofura…
Estou ansiosa para rever os personagens de Procura-se um Marido, mas principalmente de conhecer a nova história e novas personagens que sei que irao me encantar.
Gostei de saber que ela cria um forte laço familiar e o desenvolve na narrativa, adoro livros assim, que nos tocam, são exemplo para seguirmos e sempre nos ajudam em momentos difícieis né?! Por isso é tão bom ler e cultivar este vício tão gostoso. hahah
#jácomeceiaduvagar
Anyway, que bom que a autora não decepcionou. To mega ansiosa para ler também. \o/

Beijos,
May – http://mayeosvicios.blogspot.com/

Lara Cardoso - 16, maio 2016 às (21:44)

Depois de ler essa resenha a vontade que da é sair correndo e ir ler algo da Carina com URGÊNCIA URGENTÍSSIMA não só pelo seu entusiasmo em fala do livro, mas também pela temática em si, pela fluidez e envolvimento que o livro leva o leitor a sentir!

Aciclea Vieira - 17, maio 2016 às (11:57)

Aione,amo a escrita da Carina e estou muito curiosa por esse spin-off ainda mais sabendo que eia inseriu um personagem cadeirante.Mil Beijinhos!!!

Lis Volpe - 17, maio 2016 às (23:36)

Oi 🙂
Eu tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Carina, porém nos últimos dias não estou muito na pegada desse gênero, acho que é só uma fase rs
Gostei da sua resenha Mi, tenho que passar mais por aqui
Beijos

Maria Alves - 18, maio 2016 às (12:17)

Adorei Procura-se um marido e adorei também o Marcus sempre pra cima de bom humor. Não vejo a hora de ler sua historia, Júlia mete os pés pelas mãos com essa mentirinha de casamento já sinto que vou dar muitas risadas kk. Que bom que aborda o tema dos cadeirantes que tem muita dificuldade em andar pelas cidades, devido ao difícil acesso aos lugares.

rayane colomes - 19, maio 2016 às (18:36)

adorei. mto apaixonantezinho. uma leitura leve que mefez rir chorar e sorrir. adoro a escrita de carina rissi!

Micheli Pegoraro - 23, maio 2016 às (16:14)

Olá Aione,
Adorei Procura-se um Marido, foi uma leitura muito agradável, apaixonante e divertida, e quando soube que teria um Spin-off já fiquei de olho quando saiu o lançamento. Adorei saber que o protagonista de Mentira Perfeita é o Marcos, o irmão do Max; amei esse personagem no outro livro. Estou lendo o segundo livro da Carina – Perdida – mas já posso afirmar que sou fã da autora. Mentira Perfeita está na lista de desejados com certeza!
Beijos

Dandara Machado - 04, maio 2017 às (18:23)

Aione,

Me deparei com esse livro em um estande da Feira do Livro que está acontecendo aqui na minha cidade e lembrei-me que você fala sempre muito bem dessa autora, então comprei.

Acredito que vou gostar muito, ainda mais porque no começo tem uma citação de Jane Eyre, ou seja, a autora deve ter as mesmas referências literárias que eu .
Obrigada por tanta dica boa; estou amando os chick lits indicados no blog e no futuro, espero ler o seu.
Abraços,
Dandara

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício