[Resenha] Encrenca - Non Pratt - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

maio
2016

[Resenha] Encrenca – Non Pratt

Encrenca-minha-vida-literaria

Título: Encrenca
Autor: Non Pratt
Editora: Verus
Número de Páginas: 307
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita. Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.

Encrenca é um livro que se destaca, sobretudo pela forma como foi escrito, sendo divertido, envolvente, leve, ao mesmo tempo em que se propõe a falar sobre um assunto muito sério: a gravidez na adolescência.

Encrenca-minha-vida-literaria1

Aqui conhecemos Hannah, uma adolescente de 15 anos que leva a vida de modo descontraído e sem questionar momentaneamente as consequências de suas ações. Junto com a sua melhor amiga Katie, ela faz escolhas que, num futuro próximo, a colocam em situações inusitadas e difíceis. Ao mesmo tempo conhecemos Aaron, um aluno novo que teve que deixar sua antiga escola no meio do semestre. Aparentemente, ele esconde um segredo ou uma parte do seu passado que prefere esquecer, e mesmo não se encaixando nos padrões da maioria dos garotos da nova escola, ele tenta interagir com os colegas e fazer com que essa nova fase da sua vida seja um bom recomeço.

Em primeira pessoa, a narrativa é intercalada entre Hannah e Aaron e temos a oportunidade de conhecer de perto esses dois adolescentes que são muito mais do que mostram as aparências e carregam consigo muitos pesos, apesar da pouca idade.

Encrenca-minha-vida-literaria2

Entre decepções com amizades, relacionamentos amorosos e problemas familiares, a trama vai sendo desenvolvida de uma maneira muito realista; desse modo, as temáticas são trazidas à tona de uma forma bastante direta, ainda mais porque é narrada por dois adolescentes. Como a temática central é a gravidez na adolescência, a questão da sexualidade possui certo protagonismo e o tema é retratado com todas as suas nuances revelando o modo como os jovens a pensam e como lidam com esse fator em suas vidas.

Em meio a tudo isso e a gravidez inesperada de Hannah, os caminhos dela e de Aaron se cruzam e ele demonstra ser um garoto muito bacana pelas suas atitudes com ela, já que, enquanto todos viravam as costas para Hannah, ele esteve com ela e demonstrou amizade e carinho por ela.

Uma das coisas mais bacanas do livro é justamente o fato de tudo ser tão legítimo, e ao mesmo tempo em que ocorrem tantas complicações na vida dos personagens, eles demonstram crescer em meio às dificuldades e aprendem com elas de algum modo. Outro ponto é que a história conseguiu me surpreender, já que no começo da leitura tive a impressão de que isso não ocorreria e que esse seria um daqueles livros em que já temos certeza do que vai ocorrer com os personagens desde o início da trama. Mas eu me enganei, pois, ao longo da narrativa, a autora conseguiu incluir alguns detalhes que fizeram toda a diferença.

Encrenca-minha-vida-literaria3

Assim, foi uma leitura agradável e que conseguiu prender minha atenção, principalmente nos dois últimos capítulos. Uma das poucas coisas que me incomodou foi o final, que a meu ver poderia ter sido melhor desenvolvido, mas isso não tira o valor que a história tem.





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] Encrenca – Non Pratt"

Mayara R. da Cruz - 04, maio 2016 às (09:19)

Oi,

Nossa estou super curiosa com a leitura deste livro, parece ser bem tocante e traz um tema ao mems otempo polêmico mas tão comum: gravidez na adolescencia.
Espero poder ler em breve. 😉

Beijos,
May
May e os Vícios – http://mayeosvicios.blogspot.com/

Maria Alves - 04, maio 2016 às (20:03)

Não conhecia o livro, mas parece ser interessante aborda temas que fazem parte do nosso dia a dia, com muitos conflitos e dilemas. Gostei da amizade que Aaron tem por Hannah apesar de sua gravidez, muito fofo isso.

rayane colomes - 05, maio 2016 às (10:45)

que bacana! nao sei pq mas acho que eles vao acabar ficando juntos! kkk adorei esse livro parece ser bem facil de ler e fluir bem

Diane Ramos - 07, maio 2016 às (13:18)

Oie…

O livro parece ser realmente bom, pois, está fazendo um sucesso danado nas redes sociais, além do mais ele tem um conteúdo bastante atual, visto que a gravidez na adolescência está cada vez mais normal.
Fiquei com vontade de ler o livro justamente por ser uma leitura leve e divertida.
Beijos

Micheli Pegoraro - 08, maio 2016 às (21:35)

Olá Clivia,
Quando vi o lançamento desse livro já fiquei interessada pelo que li na sinopse, por propõe um tema que é muito sério e atualmente bem comum: a gravidez na adolescência. Gostei de saber que apesar de todo o drama e carga envolvida, a narrativa é divertida, leve e envolvente. Estou bem empolgada pra ler e conferir essa história, especialmente pelo apoio que o Aaron tem pela Hannah.
Beijos

Lara Cardoso - 09, maio 2016 às (10:55)

Quando vi a news da editora nos blogs eu fiquei interessada nesse livro, porém não imaginei que fosse ser tão chichê como mostrava na sinopse.
Então estivemos comentando e vi que não iria gostar tanto e foi bem previsível, talvez uma leitura para passar o tempo.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício