Título: Os bons segredos
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 448
Data de Publicação: 26/08/2015
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ Cultura ♦ Extra ♦ Saraiva ♦ Travessa
Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.
Por nunca ter lido nada de Sarah Dessen e sempre ter ouvido maravilhas sobre suas obras, fiquei muito curiosa pela leitura de Os bons segredos, lançamento da editora Seguinte.
Em primeira pessoa, conhecemos a história da protagonista Sydney, uma adolescente que sempre viveu às sombras do irmão, mesmo após o jovem ter sido preso por causar um acidente ao dirigir embriagado, o que levou um garoto de 15 anos a ficar paraplégico. Sydney, ao mudar de escola, acaba iniciando um processo de mudanças em sua vida que, inevitavelmente, desencadearão seu amadurecimento.
“Eu olhava para David Ibarra e só enxergava vergonha e arrependimento; minha mãe só enxergava Peyton. Daquele momento em diante, tive certeza de que não importava o que víssemos, nossas perspectivas jamais seriam as mesmas”
página 42
Não foi nem um pouco difícil para mim me envolver com a leitura. Embora Sarah Dessen forneça descrições de forma suficiente para que o cenário da trama seja bem situado, foi principalmente o aprofundamento emocional de Sydney o responsável pela minha rápida imersão na história. Aos poucos, somos capazes de compreender as situações ao redor da protagonista, e, sempre inteirados de seus sentimentos, podemos analisar cada fato através de sua ótica.
Em vista disso, da mesma forma em que é possível sentir empatia por Sydney e compartilharmos, assim, de suas emoções, também descobrimos ao lado dela novos horizontes e possibilidades, antes ignorados. É importante dizer, também, que Sarah Dessen discorre sobre as temáticas com leveza, embora não superficialmente, fazendo com que a leitura não seja emocionalmente carregada, mas sim agradável e sutilmente reflexiva.
“Eu adoraria sentir pelo menos uma vez a sensação de me deparar com uma coisa quebrada e enxergar uma saída em vez de um final.”
página 238
Assim, minha leitura foi principalmente motivada pelas emoções despertadas pela história, bem como pelo interesse no desenrolar dos fatos. Foi impossível não me apaixonar pelos Chatham, família de Layla, nova amiga de Sydney, ao mesmo tempo em que tanto torci pelo desenlace romântico do enredo quanto me revoltei com muitas das situações familiares vivenciadas pela protagonista. Contudo, Sarah Dessen também foi capaz de apresentar “o outro lado da história” através de alguns recursos, como a mãe de Layla: ao ouvir os desabafos de Sydney e aconselhá-la, expõe pontos de vistas incapazes de serem notados pela protagonista por conta de seu envolvimento emocional com os fatos. Dessa maneira, humaniza, por exemplo, a mãe de Sydney, e atenua suas características negativas, possibilitando, ao mesmo tempo, que a protagonista amplie suas perspectivas e seja capaz de amadurecer.
De modo geral, Os bons segredos me proporcionou uma gostosa leitura, aliada a uma positiva mensagem de amadurecimento e auto-descoberta, bem como me deixou encantada pela escrita e habilidade da autora em lidar com conteúdos delicados. Uma ótima opção a quem procura um bom entretenimento, mas totalmente não-recomendado para se ler estando com fome: resistir, durante a leitura, ao desejo de saborear uma suculenta pizza ou deliciosas batatas-fritas não é uma tarefa fácil.
PROMOÇÃO
Que tal ganhar um exemplar de Os bons segredos? Confira as informações para participar!
Regras:
- Ter endereço de entrega no Brasil;
- Fazer um comentário na resenha que se relacione com ela. Comentários como “Adorei, quero ler” ou “Participando” não serão aceitos na promoção;
- Preencher o formulário do Rafflecopter.
- Após preenchida a entrada obrigatória, as demais são opcionais;
- A promoção tem início hoje e ficará no ar até o dia 08/09;
- O vencedor será contatado por email e terá até 48h para respondê-lo;
- O livro será enviado pela editora Seguinte;
- O prazo de envio dos prêmios é de 40 dias após o recebimento dos dados do sorteado;
- O blog não se responsabiliza em caso de extravio dos correios ou de entrega não efetuada por conta do endereço errado do destinatário enviado pelo próprio sorteado;
- Para informações gerais sobre a política das promoções, acesse o tópico “Promoções” aqui.
Fiquei com um gostinho de quero mais!!! Só com a resenha já entrei no mundo de Sidney. Adoro livros que envolvem e nos levam pra dentro da história, e este, com certeza não deixa a desejar, adorei!!!
Bjos!