[Resenha] Belle/ Entre o Amor e a Paixão - Lesley Pearse - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
17

out
2014

[Resenha] Belle/ Entre o Amor e a Paixão – Lesley Pearse

Belle
Título: Belle
Autor: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas:  560
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

BeFunky_null_3.jpgdd

 


“É preciso ter coragem para perder a inocência”

Capa

 

Um livro intenso, com temas polêmicos e personagens com características que vão das mais adoráveis às mais detestáveis, Belle é um livro repleto de emoções e de cenas fortes, indicado para leitores que não tenham receios em descobrir em alguns personagens o que há de pior em um ser humano.

Belle é uma garota de apenas 15 anos, adorável em seu jeito de ser e de encarar sua vida não tão fácil assim. O fato é que ela mora numa casa enorme e passa a maior parte do tempo no térreo da casa, sem saber o que acontece no andar de cima, onde funciona nada menos do que um bordel comandado por sua mãe. Belle acaba descobrindo a verdade de um modo muito trágico e, a partir disso, sua vida toma rumos angustiantes e inesperados.

Várias questões merecem destaque na trama, como, por exemplo, o debate acerca da prostituição, da exploração sexual e do tráfico de mulheres. Não que a autora faça alguma crítica a essas questões, cabe ao leitor fazer isso e tirar suas conclusões, mas a história gira em torno desses aspectos, do começo ao fim, o que, a meu ver, já é um modo de trazer à tona temas tão sérios e importantes de serem debatidos e enfrentados. Desse modo, o leitor deve estar preparado para uma leitura que lhe provoque sensações – em sua maioria, revoltantes.

BeFunky_OrtonStyle_1.jpg

 

A narrativa em terceira pessoa é totalmente envolvente e de fácil compreensão. Apesar de o livro ter 560 páginas, a leitura é rápida e capaz de nos prender, a ponto de não querermos parar até saber o destino final de Belle.

É um livro que parece previsível, mas que é capaz de surpreender a cada novo capítulo, forte e muito realista, com personagens egoístas, interesseiros e mentirosos e ao mesmo tempo com outros personagens sonhadores, dóceis e gentis, mesclando um enredo envolvente e capaz de aproximar o leitor de cada situação apresentada.

Recomendo a leitura, e ressalto que a narrativa da autora, apesar de envolvente, é mais crua, descritiva e capaz de transportar o leitor para as cenas que, nesse caso, são perturbadoras. Acompanhar a trajetória de vida de uma menina de 15 anos em meio a um turbilhão de acontecimentos trágicos pode não ser tão fácil, mas certamente valerá a pena pela quantidade de lições de vida que podemos tirar de uma leitura como essa.

Entre o Amor e A Paixão - Lesley Pearse
Título: Entre o Amor e a Paixão
Autor: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas:  512
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

“Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado.” No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França. Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente. Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?

 

BeFunky_null_3.jpgddd1

“-Você acha que não é nada ajudar a salvar a vida dos soldados? – Belle soltou um suspiro.

Para mim, é muito mais gratificante do que fazer chapéus para mulheres vazias com mais dinheiro do que bom senso.”

página 150

 

Entre o Amor e a Paixão é a continuação do livro Belle que foi publicado também pela editora Novo Conceito. As duas histórias têm como personagem central Belle, conjuntamente ao universo de grandes desafios e emoções que permeiam sua vida.

Nesse livro, depois de Belle finalmente ter encontrado certa tranquilidade e calmaria em sua vida e levar uma vida estável ao lado do seu marido, um homem bom e leal, além de abrir sua tão desejada loja de chapéus, ela se encontra em um estágio satisfatório em sua jornada, levando-se em consideração tudo o que ela já passou e que foi apresentado no primeiro livro.

Em um momento mais maduro e centrado da sua vida, Belle vive cercada das pessoas por quem ela carrega grande afeição e que a apoiam, ao mesmo tempo em que se sente realizada pelas conquistas alcançadas. No entanto, em meio a esse cenário familiar e harmonioso, uma triste realidade aparece, a Primeira Guerra Mundial, e todo o caos que ela carrega consigo surge para abalar a estrutura e o modo de vida de Belle. O marido dela acaba indo para a guerra e ela trabalhando como voluntária na Cruz Vermelha. A questão é que, em meio a toda essa turbulência, o destino apronta mais uma na vida de Belle e coloca em seu caminho uma paixão do passado que a deixa em uma situação confusa e difícil.

BeFunky_null_1marc.jpg

A narrativa em terceira pessoa, assim como no primeiro livro, é extremamente envolvente, a história flui e proporciona um ótimo ritmo de leitura, pois mais uma vez a autora não decepciona no quesito construção de narrativa. Além disso, os personagens são muito bem explorados, ainda mais nesse segundo livro, o que pode decepcionar um pouco o leitor que busca apenas o aspecto romântico da narrativa que, a meu ver, poderia ter sido um pouco mais explorado pela autora, tendo em vista a proposta da história desde o princípio. Mesmo assim, o livro não decepciona, ele apenas aborda um contexto mais amplo, e ter como plano de fundo a Primeira Guerra Mundial fez toda a diferença, tanto nesse aspecto de ampliação do cenário e dos personagens, quanto pelo fato de trazer novos elementos à trama.

Considerei a história bastante rica por consequência da narrativa da autora que mais uma vez inseriu muita emoção e reviravoltas na vida de Belle. É um livro que mexe com o leitor, sobretudo pelo realismo da escrita de Lesley Pearse, autora pela qual criei uma empatia depois desses dois livros. Não pensarei duas vezes ao me deparar com outros livros dela pelo caminho; com uma narrativa tão envolvente, fica impossível não criar um mínimo de apego, senão à história, sem sombra de dúvidas à escrita da autora.





Deixe o seu comentário

15 Respostas para "[Resenha] Belle/ Entre o Amor e a Paixão – Lesley Pearse"

Cristiane Oliveira - 17, outubro 2014 às (10:49)

Oi Clivia! Nossa, duas resenhas em uma! rsrs. Acho as capas destes livros belíssimas. Eu li o primeiro capítulo de “Belle” e adorei o enredo. Com certeza se trata de uma história forte, com muita realidade.” Entre o Amor e a Paixão” tem uma história que me chama a atenção também por falar de Guerra, que são sempre histórias tristes mas bonitas.

Adriana Cardoso - 17, outubro 2014 às (17:58)

Opa,parece ser duas resenhas em uma só :3 <3
Bom,irei falar primeiro da primeira resenha do livro Belle, achei um interessante e mais ainda por a personagem principal ser uma garota de 15 anos (assim como eu),e que faz com que o leitor se envolva muito com o enredo e ainda por cima,ler assuntos que são atuais e que muitas pessoas não tem noção do quão são importantes e horríveis :c.Parece que ele envolve assuntos como prostituição, exploração sexual e tráfico de mulheres,e por essas questões achei curioso.. Acredito ser uma leitura necessária para sabermos como é esse meio,slá ,o fato de tanta coisa ruim acontecer faz o leitor despertar o interesse de saber,que maluquisse que eles pensam?Pode ser confuso minha opinião,mas fiquei curiosa em lê-lo.
Agora,sobre a continuação ''Entre o Amor e a Paixão '',parece ser um pouco mais leve do que o primeiro,no início ele parece ser bem mais ''harmonico'' porque as coisas começam a dar certo e etc.. mas dai,volta diversas reviravoltas diferentes,e que traz todo aquele tumulto na leitura.Porém achei que o 2 livro parece ser mais leve para o leitor. Bom.. Tem o terceiro livro? É uma trilogia?
Adorei as resenhas!

Bjo'

Oliveira - 17, outubro 2014 às (18:56)

Nunca dei muita atenção para esse livro e me surpreendi pelo teor da história e tudo que a autora tenta passar para o leitor. Foi muito bom saber pois assim que tiver oportunidade de adquiri-lo, vou fazer.

Larissa Pinheiro - 18, outubro 2014 às (02:23)

Olá, Clivia!
Parabéns pela resenha, ficou ótima! ^^
Nossa, quantos apuros essa protagonista passa, em?! Ficou claro que ela é uma heroína corajosa e determinada, rs.
Ainda não conhecia os livros e nem a autora, mas fiquei bastante impressionada com o enredo que as duas histórias tem. Pelo que pude perceber, a autora gosta de apostar em grandes reviravoltas na vida de sua personagem, pois passar por tantas dificuldades e sair de uma jornada perigosa para ir parar no meio da Primeira Guerra Mundial não tem lá suas vantagens, rsrs. Também pude perceber que o segundo livro trás uma trama bem diferente da do primeiro livro, acho que iremos encontrar aí uma Belle mais madura.
Enfim, fiquei interessada nos livros, gostei bastante do enredo e das reviravoltas. Possivelmente será uma próxima leitura. ^^

Abraços literários!

Milena Soares - 18, outubro 2014 às (15:37)

Ainda não li nenhum desses livros, os dois parece ótimos, já foram pra minha lista de leitura e essa resenha dupla me deixo ainda mais ansiosa pra conferia a história de Belle.

Gabriela C. - 18, outubro 2014 às (16:17)

Já li os dois livros e indico pra todo mundo, são alguns dos meus favoritos!
Eu me apeguei demais à história, apesar de serem livros grandes, li os dois muito rápido porque sempre ficava presa naquilo que eu estava lendo…
É um tema muito forte, e a escritora soube abordar muito bem! São muitoooooo bons!

Edilza - 20, outubro 2014 às (11:30)

Não tinha ficado interessada nesse livro até ler sua resenha, Clivia! Gosto de leituras assim, perturbadoras e com questões fortes, apesar de ter estômago fraco.
O segundo livro com certeza é tão bom quanto o primeiro, tratando da Primeira Guerra Mundial, assunto que amo!!!
Amei a resenha! Abraços!!!!

Rayme - 20, outubro 2014 às (13:08)

desde que Belle foi lançado ele está na minha lista de desejados. este tema que a autora aborda parece ser ótimo, e quero conhecer mais sobre ela…
aparentemente a autora conseguiu dominar bem este tema, que com certeza é muito complicado de se abordar…
fiquei feliz em saber que você gostou bastante de ambos os livros. a autora só tem esses dois lançados aqui??
pretendo ler eles, e pretendo ler logo!! ;~~

Thais Belarmina - 22, outubro 2014 às (14:43)

Menina, até agora eu só li o primeiro livro da trilogia.
Gostei bastante do primeiro livro e espero gostar do livro dois.
Estou na maior expectativa agora depois da sua resenha viu?
Bjos! 😀

Neny - 22, outubro 2014 às (16:23)

Eu gostei de BElle mas achei que faltou um romance lá…ele não ficou bem claro, e pareceu para mim que ela ficou com ele por ficar..eu achei,
e quando descubro que tem uma continuação e que vai haver um triangulo..de alguma forma, fico bem triste, e não sei sse vou chegar a ler, tenho medo de me decepcionar com o livro,
acho que vou dar um tempo e quem sabe depois eu volte e leia esta continuação, beijos.

Rudynalva - 25, outubro 2014 às (21:06)

Clivia!
Tive oportunidade de ler os dois livros o ano passado e fiquei bem envolvida com as histórias.
Primeiro a forma como Belle foi criada e a descoberta de uma profissão tão cruel, tudo o que passou no primeiro livro, chocante e extasiante.
E no segundo livro, os trechos sobre a Primeira Guerra são informativos e gosto de livros que abordam sobre as guerras mundiais que não vivemos. Além do romance como pano de fundo, é claro.
Ambos são ótimos e a escrita da Lesley realmente é envolvente.
cheirinhos
Rudy

Bruna Lombardi - 28, outubro 2014 às (21:52)

Uau, adorei a resenha!
Já vi mais pessoas dizerem o mesmo: é um livro forte. Eu leria, sem dúvida, mesmo sendo meio preguiçosa por causa do tamanho, mas só se estivesse realmente preparada para enfrentar várias sensações. Espero lê-los algum dia!

Anne Viana - 30, outubro 2014 às (21:00)

Belle virou um dos meus queridinhos de 2013 super amei esse livro e a força de vontade e esperança de Belle de superar todos os percalços que foi imposta a ela..ainda não li Entre o Amor e a Paixão mas será uma das minhas próximas leituras!!!!

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

nathalia moura - 01, novembro 2014 às (10:47)

eu ja estava muito curiosa para ler belle depois dessa resenha estou mais curiosa ainda vou hoje mesmo na livraria e vou comprar belle. amei a resenha

nathalia moura - 01, novembro 2014 às (10:49)

eu ja estava muito curiosa para ler belle depois dessa resenha vou hoje mesmo na livraria e vou comprar belle. amei a resenha

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício