[Resenha] Um Herói Para Ela - Lu Piras - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
27

maio
2014

[Resenha] Um Herói Para Ela – Lu Piras

Título: Um Herói Para Ela
Autor: Lu Piras
Editora: Novas Páginas
Número de Páginas:  336
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Bianca sempre quis ser roteirista de cinema. Para realizar seu sonho, ela sai do Brasil para estudar na famosa New York Film Academy. Em meio às emoções da nova vida na Big Apple, um rapaz misterioso acaba salvando a vida de Bianca em duas situações diferentes. Tudo o que ela sabe é que o seu herói tem no braço uma misteriosa tatuagem. Sem pistas sobre o seu protetor, ela é convidada para um show da banda The Masquerades, cujos componentes escondem os rostos atrás de máscaras. Uma rosa branca cai sobre o seu colo, arremessada pelo vocalista. Decidida a desvendar a identidade do mascarado, Bianca invade o camarim da banda. A surpresa que a aguarda por trás daquela porta poderá mudar o seu destino.

Para uma história ser um conto de fada, não é necessário começar com “Era uma vez”. Aliás, em um cenário totalmente contemporâneo, Lu Piras recria sua versão de A Bela e a Fera, ou, mais propriamente condizente a Um Herói Para Ela, de O Fantasma da Ópera, com a promessa de agradar a todos que, assim como eu, sempre torceram pelo Fantasma.
São diversos os elementos que fazem da obra notável, a começar pela forma de como a autora conseguiu temperar sua história com diferentes pitadas só suas, criando um romance de sabor próprio: há leveza suficiente para descontrair momentos mais intensos, garantindo as risadas do leitor, ao passo em que, também, há suspense e aventura suficientes para mantê-lo preso e cada vez mais envolvido na trama que se desenrola sob seus olhos. Ainda, o característico romance romântico de Lu Piras está impresso em suas palavras, sendo o destaque entre todos seus tons.

 

‘Plantadas acima do cimento e cobertas pelo céu, dezenas de brotos de rosas brancas recitavam, sozinhos, sem necessidade de palavras, estrofes e rimas, uma canção composta de silêncio e luz. Ali, (…) perceberam que era no silêncio que ecoavam as notas e na ausência de cor que se criava a luz. Então ele entoou seu silêncio ao ouvido dela, e ela soube que aquele momento de intimidade era o seu final feliz.”

página 312

 

Embora tais características tenham sido admiráveis como um todo, foram os detalhes que, principalmente, ganharam minha atenção. Não apenas o enredo conta com diversas frases inteligentemente construídas, demonstrando o cuidado e o talento da autora através de figuras de linguagens, trocadilhos e citações subentendidas nas entrelinhas, há, também, referências implícitas, como, por exemplo, o nome da protagonista estar ligado a sua pureza, considerando-se sua origem italiana, e o nome do protagonista significar “herói”, tal como mencionado no próprio título.

 

”- Eu aprendi uma coisa na minha longa vida errante, Bianca. Não existe final feliz. Existe o para sempre. Aconteça o que acontecer, se o que você sente é verdadeiro, não acaba com o final.”

página 218

 

Também, merece destaque a gama de personagens criada pela autora, desde os namorados de Bianca no início da trama, responsáveis por momentos divertidíssimos no enredo, até Big John, morador de rua e uma das figuras mais tocantes do livro. Gostei, principalmente, de como a autora brincou com as representações de “herói” e “anti-herói”, invertendo papeis e fortalecendo ainda mais a obra como um todo.
No geral, Um Herói Para Ela é uma excelente opção de leitura para um dia frio e aconchegante, já que consegue aquecer o coração do leitor com seu desenvolvimento e, principalmente, com suas palavras. Romântico e divertido na medida certa, sem dúvida, mais um destaque dentre a vasta literatura nacional contemporânea.




Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] Um Herói Para Ela – Lu Piras"

Daniela - 27, maio 2014 às (16:36)

Oi Aione!
Tudo bem?

Desde que li a sinopse desse livro fiquei com vontade de lê-lo, mas a sua resenha fez com que eu precisasse dele pra ontem (pra anteontem, mês passado! rs).
Sou apaixonada pelo Fantasma da Ópera, e só de ver que é quase um reconto dessa obra, minha vontade aumentou ainda mais!

Beijos!

Aione Simões - 28, maio 2014 às (08:27)

Oi Daniela!
Leia sim que a leitura vale a pena 🙂
Mas só pra esclarecer: não é exatamente um reconto. A história tem elementos que remetem a “O Fantasma da Ópera”, até porque essa é a obra favorita da protagonista 🙂
Beijos!

Edilza - 28, maio 2014 às (12:49)

Não gosto muito de romances, não foi diferente com esse. Mas gosto de um livro com nem que seja um pouco de diversão, então vou dar uma chance a esse livro. Apesar de não gostar de capas com modelos, essa ficou muito bonita!
Amei a resenha! Abrçs.

Karolyne K. - 28, maio 2014 às (20:49)

Olha… eu amo livros nacionais e faz tempo que quero ler algo dessa autora, então imagina a minha curiosidade? Pois é… espero ler em breve, pois só tenho lido resenhas positivas sobre. E parece uma história tão envolvente =)

Manu Hitz - 30, maio 2014 às (09:59)

Aione, querida. Eita livrinho que gera opiniões contraditórias… acabo de ler uma resenha (de alguém com gosto semelhante ao meu) que disse não gostar… que a autora inseriu fatos mirabolantes à trama e que a protagonista não teve empatia… Sei lá o que pensar. Vc é uma resenhista detalhista, sua opinião tb pesa no meu conceito. E agora, ler ou não? Se cair nas minhas mãos, tentarei. Mas se não engrenar, abandonarei sem piedade, rsrs.
Beijo!

Neny - 01, junho 2014 às (09:17)

Parece ser um romance fofinho, mas não chama minha atenção…
Acho legal o fato dele lembrar O fantasma da opera, então deve ser misterioso.
Não acho que eu va ler o livro, mas mesmo assim eu gostei do seu ponto de vista do livro, ele parece sere bom, mas não chama minha atenção.
beijos.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício