[Resenha] Boneco De Neve (Harry Hole #7) - Jo Nesbø - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
06

dez
2013

[Resenha] Boneco De Neve (Harry Hole #7) – Jo Nesbø

Título: Boneco De Neve
Autor: Jo Nesbø
Editora: Record
Número de Páginas: 420
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de Neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras. O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 

          Boneco de Neve é o sétimo volume da série protagonizada pelo investigador Harry Hole, de Jo Nesbø, e quinto volume dela publicado no Brasil pela Editora Record. Foi meu primeiro contato com qualquer obra do autor e, em muitos momentos, foi capaz de me tirar o fôlego.

Com uma narrativa em terceira pessoa, por vezes crua e direta, mas muito bem estruturada para despertar as emoções certas durante a leitura, o enredo se desenvolve abordando, principalmente, a visão do protagonista Harry Hole. Contudo, outros pontos de vista são descritos e isso, em partes, foi causador de uma ligeira confusão de minha parte: a apresentação de diferentes situações e personagens acabou dificultando que eu memorizasse todas elas, e me vi retornando as páginas, em diversos instantes, para relembrar certos casos. Por outro lado, foi essa mesma ampla abrangência a responsável por tornar a leitura tão interessante, já que me vi tentando conectar as peças desse complexo quebra-cabeça.
Por não ter lido os volumes antecessores à Boneco de Neve, em alguns momentos senti uma maior dificuldade de compreender os fatos ligados à vida pessoal de Harry Hole. Entretanto, isso não afetou o acompanhamento do caso como um todo, podendo a leitura ser feita independentemente das demais para que haja um entendimento do enredo, até porque o foco se concentra na investigação, e não no aspecto particular da vida de Hole.
Algo que muito me impressionou foi a habilidade de Jo Nesbø em criar o suspense em suas cenas. Foram diversas as que me fizeram compartilhar do medo e da angústia das personagens, sem contar a fúria com que me vi lendo os capítulos finais. Interromper a leitura nesses momentos foi quase impossível, tanto pela adrenalina transmitida quanto pela curiosidade pelo desfecho.
Outro ponto positivo foi a imprevisibilidade dos acontecimentos para mim. O autor guiava o leitor para uma direção para, logo em seguida, modificar todo o panorama dos fatos. Foram necessárias muitas pistas serem dadas para que eu pudesse compreender a charada e ela, quando revelada, foi satisfatoriamente aceita, ilustrando muito bem todo o caprichoso trabalho feito pelo autor ao criar a história.
Boneco de Neve foi uma leitura interessante não apenas pela trama ser um prato cheio aos amantes do gênero, mas também por ter me possibilitado formular tantas hipóteses durante a leitura junto do protagonista. Um livro que merece destaque dentre os thrillerspoliciais, não apenas pelas emoções despertadas, mas, principalmente, pela engenhosidade de sua história.

Outros livros da série Harry Hole, publicados no Brasil:

Garganta Vermelha (3º Volume); A Casa da Dor (4º Volume); A Estrela do Diabo (5º Volume); O Redentor (6º Volume)

 





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] Boneco De Neve (Harry Hole #7) – Jo Nesbø"

Manu Hitz - 06, dezembro 2013 às (11:07)

Puxa, Aione, estava curiosa para ter algumas opiniões sobre o livro, mas só daquelas pessoas que me convencem com suas observações. É o seu caso, você sabe que sou fã.
Fico um pouco impaciente quando tenho que recuar numa leitura para compreender melhor, porque já leio devagar, saboreio cada trecho inteligente, e ainda ter que me atrasar ainda mais é um tanto chato, rsrs. Mas tudo compensa quando temos uma narrativa assim, cheia de tensão e angústia – e esse sentimento é fascinante, porque conseguir se colocar no lugar do personagem é a habilidade que considero mais fascinante para um autor. Assim ele me conquista. Detesto ficar distanciada da história.
Adorei! Quero ler. Mais uma vez você me traz algo consistente e sedutor.

Oliveira - 07, dezembro 2013 às (21:39)

Nossa, não sabia que era o Sétimo livro, e estava com muita vontade de ler, agora não vou tão cedo ler. Odeio ler livros que não li os anteriores, acabo ficando como você. É ruim demais. Por mais que não precise tanto de ler os anteriores, acho que há um motivo do autor lançar um e depois o outro, e então preciso ler na sequencia também. Mas, amo um suspense.

Luísa - 08, dezembro 2013 às (13:19)

Nunca tinha ouvido falar do livro e nem do autor mas como eu adoro esse gênero, senti vontade de ler.
Bjs
comiumlivro.blogspot.com

Alexandre Koenig de Freitas - 09, dezembro 2013 às (02:02)

Oi Mi,
Jo Nesbo é ótimo, né? Li apenas O Redentor e já virei fã. Ele sabe fazer suspense como poucos, além de contar um estória plausível, com reviravoltas, adrenalina e um protagonista mto interessante.
Faz tempo que não leio um policial que me deixa grudado nas páginas, então estou louco para colocar as mão em Boneco de Neve.
Abraço,
Alê – Além da Contracapa

Mariana FS - 09, dezembro 2013 às (12:22)

Oi Mi!
Eu ADORO Nesbo! Meu primeiro contato com ele foi “A Estrela do Diabo” e depois li “Garganta Vermelha” e agora mal posso esperar para ler “Boneco de Neve” (pretendia ter comprado ele na Black Friday, mas não consegui…pena) ainda mais que todas as resenhas tem sido super positivas.
Adoro essa narrativa crua e o suspense elétrico que ele consegue criar com ela e o Harry Hole é um excelente protagonista, né?
Beijos

Lili - 11, dezembro 2013 às (12:05)

Eu adoro livros assim! Que bom que é tão bom e eu espero que o Diego adore também.

Faz tanto tempo já que não pego policiais desse estilo. uns 2 meses.

liliescreve.blogspot.com

Diogo Nascke - 27, dezembro 2013 às (17:29)

Estou lendo esse livro, e realmente tem partes de tirar o fôlego .

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício