[Resenha Dupla] Série The Walk: O Encontro + O Caminho - Richard Paul Evans - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
10

abr
2013

[Resenha Dupla] Série The Walk: O Encontro + O Caminho – Richard Paul Evans

A resenha NÃO contém spoilers de nenhum dos livros da série

A Série “The Walk”
A série The Walk, de Richard Paul Evans, narra a jornada de Alan, que decide caminhar de Seatle, onde vive, até uma cidade da Flórida, a cidade mais distante ao sul de onde ele está, após ter perdido tudo em sua vida.
É inegável a fluidez da narrativa do autor, o que permite uma leitura rápida e envolvente desde as primeiras páginas. Um de seus artifícios é o de, previamente, preparar o leitor para os acontecimentos futuros através do uso de frases que indicam que algo está prestes a acontecer, mas sem explicar exatamente como. Assim, a curiosidade é atiçada, estimulando ainda mais a leitura.
Por conta das capas dos livros, fiz um julgamento errado da série, acreditando que ela traria uma intensa história romântica. Ainda que haja uma história de amor em seu conteúdo, não é esse o seu foco.
O Encontro

Título: O Encontro
Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de Papel
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Esperava encontrar em O Encontro uma intensa história de amor, por conta da capa e por conta da minha experiência anterior com outro livro de Richard Paul Evans. Meu engano poderia ser evitado caso eu tivesse lido a sinopse; por outro lado, quase não me restariam surpresas durante a leitura, já que a sinopse é praticamente um resumo do primeiro volume da série The Walk.
Ainda que não tenha sido difícil me envolver com o livro por causa da narrativa do autor, ele não me conquistou como eu previamente supus exatamente por não corresponder as minhas expectativas. O Encontro é a introdução da história a ser desenvolvida nos outros dois livros da série e, aqui, temos muito mais um homem em busca de algo que talvez nem ele saiba explicar após ter perdido tudo em sua vida do que uma história de amor propriamente dita. Como já disse, ela se faz presente no livro, mas ela não é acompanhada nem desenvolvida durante o enredo.
No resumo, O Encontro me decepcionou por causa da minha expectativa; contudo, isso não me impediu de enxergar a beleza da história nem as mensagens nela passadas. O livro é uma boa introdução para a série por situar o leitor nos acontecimentos da vida de Alan e por fazê-lo compreender os motivos que levaram o protagonista a fazer sua jornada.
O Caminho

Título: O Caminho
Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de Papel
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Despida de minhas expectativas iniciais por agora saber sobre o que a série The Walk trata, pude aproveitar O Caminho pelo que ele realmente é e por tudo que oferece durante a leitura e, adianto, essa segunda experiência foi muito mais prazerosa do que a anterior.
Por conta de intercorrências durante a jornada de Alan, a história, inicialmente, toma um rumo um pouco diferente do desenrolar de O Encontroantes de continuar seu curso original. Tal modificação foi um dos motivos que me fez apreciar mais esse segundo volume, já que temos outra história a ser explorada nele.
Uma das coisas que mais me agradou no livro e que já se faz presente desde o primeiro são as pessoas que aparecem no caminho de Alan. Elas não apenas são interessantíssimas e dão mais vida à história por não serem meramente figurativas como dão a impressão de que poderiam ter, cada uma delas, um livro exclusivo sob seus pontos de vista. Todas elas trazem histórias diferentes em sua bagagem, e, assim, não apenas tornam a leitura mais interessante como também acrescentam algo à vida de Alan.
Minha sensação foi a de que cada uma das pessoas que passam por sua vida vão deixando um pedaço ou marca delas próprias, dando algo novo a ele após suas perdas e, assim, possibilitando a reconstrução de sua vida. Foram diversas as passagens que me fizeram refletir sobre as mais diversas situações e sobre a forma de como muitas vezes encaramos ou buscamos algo em nossas vidas.
Sem dúvida, achei o livro engrandecedor. Foi um daqueles que me trouxe lágrimas aos olhos em diversos momentos por ter me emocionado com tantos acontecimentos bonitos. Enquanto O Encontro é mais triste e, talvez por isso, não tenha me tocado tanto, O Caminho é recheado de esperança, bondade e amor, de uma maneira diferente do que eu esperava antes de começar a leitura da série. Foi um daqueles livros que fez com que eu me sentisse bem enquanto eu o lia, com a certeza de que há beleza no mundo mesmo em meio a tantas maldades e tragédias.
Não posso deixar de comentar sobre o final. Enquanto o fim de O Encontro me deixou levemente curiosa pelos acontecimentos futuros, o de O Caminho me deixou indignada em como um livro pode terminar dessa forma. Eu simplesmente preciso urgentemente da continuação porque a curiosidade específica por um acontecimento inesperado está me matando. Sinceramente, ainda bem que resolvi fazer essa leitura agora que A Felicidade, terceiro e último volume da série (até onde eu saiba) será lançado, porque não sei quanto eu aguentaria esperar por seu lançamento.
Em linhas gerais, não busque a leitura da série se você estiver procurando um romance no sentindo de acompanhar o desenvolvimento de uma relação amorosa entre duas pessoas. As capas dos livros enganam, porque The Walké a busca de um homem sobre si mesmo e sobre o sentido de sua vida após ela ter perdido por completo seu significado. The Walk é O Caminho de Alan em seu recomeço, sua busca pelO Encontro com A Felicidade.
A Felicidade

A Felicidade é o terceiro volume da série e será lançado esse mês pela Editora Lua de Papel.

Esse livro foi lido para o Desafio Realmente Desafiante de 2013 #4: Ler um livro com um casal apaixonado na capa.




Deixe o seu comentário

24 Respostas para "[Resenha Dupla] Série The Walk: O Encontro + O Caminho – Richard Paul Evans"

Fabi Liberati - 10, abril 2013 às (18:11)

Oie Mi!!!
As capas são realmente muito lindas, eu amei a sua resenha e também esperava por um romance alá Nicholas Sparkes (que sou super curiosa pra ler alguns livros dele). Gostei bastante da sua resenha, sinceramente não sei se seriam livros que eu me apegaria muito, porque eu gosto bastante de livros que trazem mais aventuras, claro adoro romances, mas livro que deixam o coração querendo pular pra fora do peito faz mais o meu gosto =D
Mas quem sabe eu lendo eu goste? Sempre que leio um livro indicado por você não me arrependo 😉 Beijos Flor

Stefani Goulart - 10, abril 2013 às (19:31)

Olá!
Sempre que via a capa desses dois livros, imaginava a mesma coisa que a Fabi aí acima disse, esperava um romance do tipo Nicholas Sparks, porque vamos combinar, as capas são bem parecidas! hehe
Não sei se esse fato de a história parecer ser uma coisa e na verdade ser outra, me agradaria. Gosto muito de romances e foi até bom ler sua resenha pois se pegasse essa série para ler antes de ter lido essa resenha, talvez me decepcionaria assim como você se decepcionou. Agora portanto, já sei o que não devo esperar do livro e se pegá-lo para ler saberei que não irei me decepcionar tanto, por saber que o romance não é o foco dele. Ótima resenha, meus parabéns!

Beeijos,
iSteh

Lú Miranda - 10, abril 2013 às (21:01)

A expectativa é nossa grande inimiga em relação aos livros (à vida também, certo?) e nos decepcionamos como se fossem pessoas, mas é a vida, somos assim mesmo.
kkkkkk, gostei de sua indignação em relação ao segundo livro da série, e com absoluta certeza, ainda bem que á vai ser lançado.

Beijos e boa noite!
clicandolivros.blogspot.com.br

Alinne - 10, abril 2013 às (21:07)

Oi Mi.
Sempre tive vontade de ler essa série, porém pretendo ler antes A Promessa. Mas que pena que te decepcionou um pouco,eu achava que era um romance estilo os do Nicholas Sparks, assim como as meninas, porém é bom saber que O Caminho possui uma história mais emocionante.
Parabéns pela resenha.
Beijos.

Vanessa Grandin - 11, abril 2013 às (11:49)

Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre essa série …… as capas realmente parecem ser sobre uma história de amor bem açucarada…..
Tenho vontade de lê-los especialmente após ter lido A promessa que me surpreendeu muito…..achei a narrativa fluída, a história diferente de tudo o que já tinha lido….li em uma tarde e gostei bastante!

Fiquei interessada na leitura desses livros e espero comprá-los em breve !

Julia G - 11, abril 2013 às (16:19)

Oi Mi, eu tenho O Encontro (na versão antiga), mas ainda não li. Já sabia que não se trata exatamente de um romance, porque já li outras resenhas que diziam isso, mas fiquei ainda mais curiosa pela história; só não sabia que era uma série ;~

Beijos

Lucas Martins - 11, abril 2013 às (18:06)

Mi, não tenho interesse em ler essa série, nem nunca tive. Eu só achava bonita a capa de O Caminho, por me lembrar o filme Educação, hahahah Mas não tenho interesse não. Ainda mais sabendo que o primeiro volume deixa a desejar, apesar de passar uma mensagem e ser agradável.
Beijão!

sergio vasques vittorazze - 12, fevereiro 2016 às (13:35)

Primeiramente, parabéns pela resenha.

No livro O Caminho de Richard Paul Evans, te confesso, que não consegui identificar quem é a mulher que no final, ele não há conhece e ela disse que faz quatro meses que estava procurando-o.

Poderia me ajudar.

grato

Aione Simões - 12, fevereiro 2016 às (18:41)

Oi Sergio!
O livro acaba no suspense mesmo! A ideia é que você leia o próximo, “A Felicidade”, para descobrir!
Abraços!

✿Nessa✿ - 11, abril 2013 às (23:03)

OI Mi*
Houve um tepo que eu estava afim de ler, mas por nao ter tido a oportunidade, acabei não lendo e hoje não é prioridade.
Gosto dessas capas, são lindas!

Beijos*

Tahis - 11, abril 2013 às (23:25)

Oi Mi!!
Eu sempre vejo esse livro mas nunca parei para ler a sinopse, depois da sua resenha maravilhosa, me deixou com curiosidade de conhecer o Allan. Gosto de livro que nos fazem refletir, que nos deixam naquela expectativa. As capas são lindas, chamam bastante atenção!
Espero ler em breve!!

Beijos flor!!
lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

Eduarda Menezes - 12, abril 2013 às (02:53)

Oi, Mi!
Acho que a capa realmente engana, mas como eu sempre soube do que o livro se tratava (pois já tinha lido outras resenhas) nunca o imaginei de outra forma, engraçado isso rs
Que bom que o autor melhorou a medida que foi escrevendo os livros. Confesso que o primeiro me parece meio morno e como não sou muito fã de histórias exclusivamente tristes, imagino que não curtiria muito. Já o segundo pareceu-me mais envolvente, tanto pelos personagens diversos e suas histórias igualmente interessantes quanto pela mensagem inspiradora que parece transmitir. No entanto, acho que não estou muito no clima da leitura. Quem sabe um dia!
Beijão, querida!

Lili - 12, abril 2013 às (14:44)

É um saco quando criamos uma expectativa totalmente diferente do que é a história.
Ainda assim, eu achei a temática de ambos bem interessante e talvez mais instigante que um romance tradicional.

Eu fui passando, passando a compra dos livros dele naquelas promoções e hoje não sei se ainda quero comprar. Até porque quase não tem aparecido com aquele precinho amigo.

E esperamos agora a resenha de A felicidade para saber se vais te satisfazer ou não!

liliescreve.blogspot.com

Michelle Boyd - 12, abril 2013 às (14:52)

É impossível não comparar as capas com as capas do Nicholas Sparks mesmo, dá essa ideia de romance doído sofrido, que demora pra dar certo né. Eu com certeza iria ler procurando por um romance bem desse tipo, ainda bem que você nos alertou, UHAUA não que eu não vá gostar, mas realmente não seria uma leitura que eu daria prioridade.

Beijão
Michelle Boyd
Little Things

Gladys Sena - 12, abril 2013 às (14:59)

O primeiro livro que li do Richard Paul Evans, foi Graça e gostei bastante de sua narrativa.
Esse mês li A Promessa e continuei gostando da sua forma de escrever, mas a trama em si me decepcionou um pouco… não esperava a explicação que ele deu no final do livro.
Comprei O Caminho sem saber que se tratava de uma série, então ainda não o li. Prefiro ler as séries na ordem cronológica, por isso evito ao máximo comprá-las, mas aí não teve jeito, rsrs.
A capa de O Encontro mudou?
Bem, no final de tudo ainda estou curiosa com essa série, rsrs.

Manu Hitz - 15, abril 2013 às (22:56)

Estou esperando ‘O encontro’ chegar, que ganhei recentemente. mas não desanimei sobre a narrativa um tanto triste. Gosto de dramas… mas concordo que quando caminha para situações de encher de esperança e bons encontros no processo, é libertador! Quero ler a trilogia.

Laura Zardo - 16, abril 2013 às (01:12)

Me APAIXONEI por estas capas, que vontade de comprar só pra ter essas lindezas na minha estante! *O*
Gostei da estória, mesmo querendo que fosse um romance, não sou muito chegada a romances, mas com essas capas fiquei com vontade, haha.
Achei LINDO isso: “The Walk é O Caminho de Alan em seu recomeço, sua busca pelO Encontro com A Felicidade.” Me deixou com muita vontade de ler estes livros, vou procurar por eles.

Ademar Júnior - 18, abril 2013 às (01:08)

Oi Mi, eu não conhecia a série e nem o autor. Confesso que não me senti muito atraído não. E seu comentário me deixou ainda menos interessado, não faz muito meu tipo de livro. Mas como sempre adoro suas resenhas e li essa para ver do que se tratava. rsrs… Gosto de ler sobre coisas que não conheço, porque já pego as dicas! =]
As capas me lembraram muito o trabalho de capa da Arqueiro para os livros do Nicholas Sparks, hahahaha…
Beijos

Carol - 21, abril 2013 às (21:45)

As capas dão a entender que são romances mesmo… Que coisa!
Que pena que você não gostou muito do primeiro. :/
Nunca li nada do autor, e nunca tive curiosidade.

bjus
terradecarol.blogspot.com

Fernanda Faria - 01, maio 2013 às (02:01)

Eu ainda não li nada desse autor. Mas sempre vejo bons comentários.
Caaaaaaaaaara eu jurava que era romance O.o
que coisa estranha. hahaha
vou querer ler agora, acho que o livro vai me surpreender.
beijos

Anonymous - 15, dezembro 2013 às (15:30)

eu gostava de poder ler também só que a vida não me permite comprar esses livros e na biblioteca aqui onde eu vivo não tem esses livros … 🙁
será que alguem sabe se ha esses livros online para fazer download gratis?

TEREZA - 13, março 2015 às (13:06)

já li os três primeiros livros do Richard Paul Evans da série Caminhos. O terceiro é a Caminhada, onde será que se pode comprar esse livro? Só estou encontrando em Portugal. NNão teria sido distribuido no Brasil?

Aione Simões - 13, março 2015 às (13:13)

Tereza, o livro foi publicado aqui sim, mas sob o nome “A Felicidade”! Você encontra em várias lojas, como, por exemplo, Amazon e no Ponto Frio (o livro está por menos de R$9,00 nessas lojas). Na Fnac, ele está em promoção por R$4,90.
Beijos e boa leitura!

Silvia Moreira - 12, outubro 2019 às (15:45)

Olá!
Eu amo esses livros da série The walk de Paul Richard Evans, gosto mais do que até os livros do Nicholas Sparks ( e olha que eu gosto do Nicholas rsrs)
Quando não tenho nenhum livro novo leio novamente, são meus livros favoritos!!!
Gostaria que saísse em português os 2 livros restantes da série

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício