[Resenha] Uma Proposta Irrecusável - Jill Mansell - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
30

out
2012

[Resenha] Uma Proposta Irrecusável – Jill Mansell

Título: Uma Proposta Irrecusável
Autor: Jill Mansell
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 408
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Lola não tem intenção nenhuma de aceitar a proposta de romper com seu namorado Dougie, pela quantia de £ 10,000, oferecida pela mãe dele. Então, ela descobre um segredo que a faz pensar outra vez. Dougie provavelmente teria terminado com ela, a longo prazo, e dessa forma ela pode ajudar uma das pessoas que ela mais ama no mundo. Dez anos mais tarde, porém, quando Lola encontra Dougie de novo, seus sentimentos por ele são tão fortes como nunca. Mas ela partiu o coração de Dougie – e ele está prestes a descobrir que ela foi paga para fazê-lo. Bem, Lola é muito atraente e muito persuasiva. Será que ela irá conseguir reconquistá-lo desta vez …

O que primeiro me chamou a atenção em Uma Proposta Irrecusávelfoi sua capa. Ela, inclusive, já ganhou um postna coluna Parece, Mas Não É, visto que acreditei ser um romance ao vê-la pela primeira vez. Quando descobri ser um chick-lit, não me desanimei nem um pouco.
De tantos comentários positivos que vi sobre a obra de Jill Mansell, minhas expectativas com essa leitura eram altas e, talvez, tenha sido esse um erro.
Sobre a história em si, nada me desagradou. Apesar de não ter nada de excepcional no enredo, a história foi bem desenvolvida, por meio de uma narrativa ágil, descontraída e fluida. Não é difícil se envolver com a leitura e ela é bastante gostosa de ser feita.
Meu problema, infelizmente, se deu por conta das personagens e, nesse caso, não me refiro a uma ou outra personalidade, e sim ao desenvolvimento de praticamente todas, principalmente as femininas. Conforme os acontecimentos se desencadeavam, as reações das personagens me passavam uma forte sensação de artificialidade, como se a autora tivesse se esforçado para criar situações cômicas. Além disso, achei algumas personalidades caricatas em demasia, contribuindo ainda mais com a impressão artificial que senti por toda a leitura. A protagonista foi a que mais me pareceu falsa; eu simplesmente não conseguia acreditar em algumas de suas atitudes.
Isso, certamente, foi o que mais me incomodou no livro. Achei que faltou profundidade nas personagens, todas elas foram muito superficialmente apresentadas com o intuito de situações cômicas serem criadas. Em minha opinião, a autora acabou errando um pouco na dose, porque ao invés de me divertir, acabou me deixando inconformada com muitas das atitudes, especialmente as de Lola. Juro que em vários momentos senti vergonha pela protagonista, já que ela mesma parece não ser capaz de sentir isso por si mesma.
Por conta disso, não consegui gostar mais do livro, apesar de ter feito uma leitura fácil. Não quero desencorajar a leitura de ninguém, até porque não me lembro de ter visto más opiniões sobre esse livro. De qualquer forma, essa foi minha impressão: uma boa história que não foi mais bem aproveitada por conta do mau desenvolvimento das personagens aos meus olhos.
Não odiei o livro. Como dito, foi uma leitura gostosa (exceto nos momentos em que sentia vergonha da protagonista). Ele apenas me decepcionou.




Deixe o seu comentário

17 Respostas para "[Resenha] Uma Proposta Irrecusável – Jill Mansell"

✿Nessa✿ - 30, outubro 2012 às (12:30)

Oi Mi*
Não sabia que este livro era um chik-li.
Nossa, pelo que vc diz este livro não é muito bom, que pena que vc não gostou, isso é muito ruim quando acontece.
Também não gosto quando tem cenas forçadas e coisas bizarras.
É os personagens que fazem agente rir ou chorar, se emocionar com a história, e neste caso parece que este livro peca neste aspecto.
Gostei da sua resenha, vc sempre muito sinsera.
Aff, quase comprei este livro na feira do livro, ainda bem que não o fiz. rsrsr

Bjinhs*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Bruna Vieira - 30, outubro 2012 às (17:34)

Eu li esse livro e achei o mesmo que você.
Li e ouvi muito bem do livro,mas ao ler, parecia tudo muito forçado.
Havia momentos que eu tinha muita raiva da protagonista, das ações dela que só reforçavam minha opinião.
A leitura fluiu rápida, porém desanimava ler algumas situações.
Beijo*

http://brunnavieeira.blogspot.com.br/

Babi Lorentz - 30, outubro 2012 às (18:13)

Nossa, Mi, que pena. Mas te entendo. Essa porcaria chamada expectativa acaba nos deixando decepcionados quando terminamos de ler um livro. Pensei mesmo que você fosse gostar deste (mesmo que eu ainda não tenha lido) porque sei que você adora chick-lits. Mas… Enfim, você já leu o outro da mesma autora? Porque estou curiosa quanto a ele também.
Beijos.

Mariana Ribeiro - 30, outubro 2012 às (18:27)

Olá, Mi!
Ainda não li nenhum livro da autora, mas também me incomodo bastante quando me deparo com personagens mal construídos numa história. Foi o caso do último livro que eu li, A Prisioneira, a protagonista não cativou na sequência da série e continua agindo de forma imatura e superficial diante das mais diversas situações. Embora eu não tenha gostado disso, eu apreciei bastante a leitura e recomendo.
Adorei a sua resenha!!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Lucas Martins - 30, outubro 2012 às (18:32)

Vish.. desanimei com esse livro. Eu queria ler porque era da Jill e eu gostei do Dizem por aí, mas esse, por conta dos personagens, não parece ser o must mesmo.. :/
A capa já me deixa meio irritado.. não gosto das capas da autora aqui no Brasil. Vamos lá, Novo Conceito, capas bonitas nos próximos lançamentos, por favor. Hahhaha
Beijão, Mi!

Pah - 30, outubro 2012 às (18:36)

Oi gêmea! Como você tá lindona? AHH eu AMEI esse livro 😉 Esse foi um dos primeiros chick-lits que li e na época achava que ele era um romance e até hoje, confesso, fico na dúvida no momento de defini-lo. Assim como você eu senti vergonha pela Lola em alguns momentos, sabe quando ela entra na casa dele eu pensei “Não, pelo amor sai daí sua boba” ahuahauh, mas eu me diverti com as trapalhadas dela, achei que ela fez isso por amor e bem, gostei do jeito louco dela. Eu curti muito a história paralela do livro, a do amigo dela, o tal da camisa rosa, como era o nome dele mesmo? Vixi, esqueci, mas me apaixonei por ele. Mas entendo totalmente você, livro é muito de envolvimento, cada um tem um momento e uma forma de interpretar a narrativa. Espero que você goste de Dizem por aí, apesar de eu não ter gostado tanto dele, rsrs

Beijos

Amanda Faustino - 30, outubro 2012 às (21:03)

Eu fiquei interessada nesse livro há muito tempo, hoje não sei mais se iria gostar. Mas se pintar uma oportunidade… Não tenho muitas expectativas, então é fácil de não me decepcionar.

Beijos,
Mandi – Book and Cupcake.

Vanessa Vieira - 30, outubro 2012 às (21:24)

Parabéns pela resenha Aione! Já li Uma Proposta Irrecusável e curti bastante. Beijo!

Lili - 30, outubro 2012 às (22:35)

Hahahaha Rola disso de sentir vergonha quando o outro não sente, também passo por isso em certas leituras. Nunca li nada da autora, e também sempre me pareceram romances muito água com açúcar por cotna das capas que recebem. Podiam dar um gás pra ela, né? (não que as capas sejam feias, são bonitas, porém destoam do propósito de vender a história).

liliescreve.blogspot.com

Daisy - 30, outubro 2012 às (23:41)

Olá!!
Essa capa é bem suspeita mesmo, acho ela meio esquisita, vou procurar seu post do Parece, mas não é…
Eu tinha ficado curiosa em ler esse livro porque ouvi dizer por aí que a história é engraçada, mas como eu tinha tentado ler outro livro dela o “Dizem por Aí” e não tinha dado muito certo, minhas expectativas não ficaram mais tão lá no alto assim.

Vou conferir o Dizem por Aí primeiro, se sentir novamente a mesma coisa que você, Uma Proposta Irrecusável vai ter que ficar de lado rs

Beijão
Daisy – Nuvem de Letras

Naah doida - 31, outubro 2012 às (00:45)

Pela sinopse parecia uma história interessante,pena =/

Natalia Dantas - 31, outubro 2012 às (01:12)

Oi, Mi!

Eu já havia visto algumas resenhas deste livro, mas não senti interesse em lê-lo. ;//

Parabéns pela resenha!

Até mais ;*
http://musicaselivros.blogspot.com.br/

Camila - 31, outubro 2012 às (22:36)

Oi Mi,
Mesmo antes de ler sua resenha eu já não tinha me interressado pelo livro. A capa não me cativou e a resenha não despertou meu interesse.
Beijos
Camis – Leitora Compulsiva

Raquel Machado - 01, novembro 2012 às (00:38)

Oi flor,
Nossa você realmente deve ter sentido muitaaaaa vergonha ahaha o que ela fez???Fiquei curiosa….Bom eu ja tinha ouvido falar do livro mas ele não estava na minha lista top ++ e acho que vai demorar um pouquinho para entrar agora também tão ruim quando um livro não alcança nossas expectativas ne? Ah hoje chegou o meu sereia aqui vamos ver o que eu acho. Tem coluna nova no blog.
Bjsss
Raquel machado
Leitura Kriativa

Danzinha - 01, novembro 2012 às (19:52)

Oiie Mi,

É uma pena que este livro tenha te desagradado, eu tenho altas expectativas sobre ele, pois li o livro Dizem por aí da mesma autora e simplesmente adore, e desde a primeira vez que li esta sinopse eu fiquei muito curiosa. Pretendo ler este livro e eu espero não me irritar com as personagens.

Beijos

Ni Portela - 02, novembro 2012 às (15:45)

Nossa, se os personagens são ruins, acho que nem a história consegue salvar muitas vezes… Odeio isso, quando as situações parecem forçadas e artificiais ): ah, desanimei agora, e pior se isso for uma característica da autora mesmo. Vou ler “Dizem por aí” (que já está na estante) e ver se acho alguma coisa semelhante :T

Tahis - 04, novembro 2012 às (20:33)

Hey Mi!
Primeiramente, muito obrigada pela dica lá na resenha do blog!
Bom, já li esse livro e gostei, gostei da narrativa é bem dinâmica!
A personagem principal a Lola, tem umas atitudes bem chatas mesmo que chega ser constrangedora, eu ficava com uma vergonha dela. E gostei da estória, o que me irritava era a Lola! Já li Dizem Por Aí eu gostei bastante!

Beijos
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício