[Resenha] Sereia - Tricia Rayburn - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
26

out
2012

[Resenha] Sereia – Tricia Rayburn

Título: Sereia
Autor: Tricia Rayburn
Editora: Verus
Número de Páginas: 306
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre. 

Sabe quando você tem vontade de ler um livro, mas, ao mesmo tempo, sente um receio de não gostar? Era o meu caso com Sereia. Fui postergando a leitura até que chegou a hora de lê-lo.
A narrativa me cativou desde as primeiras páginas. Em primeira pessoa, conhecemos a história pela visão de Vanessa – o que é um ponto importantíssimo do livro. A escrita de Tricia Rayburn é fluida e envolvente, então não vi problemas em entrar na história.
Os estranhos acontecimentos na cidade de veraneio de Winter Harbor, apesar de serem o centro da história, não constituem o principal mistério, já que não é difícil imaginar do que o livro trata devido ao seu título. O suspense se dá em descobrir quem realmente era Justine, a irmã que Vanessa sempre julgou conhecer muito bem. Conforme o mistério das mortes vai sendo revelado, Vanessa vai conhecendo melhor a garota que sua irmã era e, inclusive, vai conhecendo melhor a si mesma.
Ainda que a questão das mortes seja previsível, não consegui parar de ler o livro simplesmente porque eu queria ver como tudo acontecera e como Vanessa faria para desvendá-la. As questões familiares que o livro aborda, também, serviram para torná-lo ainda melhor, uma vez que as descobertas feitas pela protagonista pesam muito mais em sua vida do que os acontecimentos na cidade, além surpreenderem mais o leitor.
O romance na história, mesmo que não seja o foco, me agradou imensamente. É daqueles que nos é apresentado aos poucos e, de repente, está nos tirando o fôlego. Não tenho do que reclamar.
De modo geral, o livro é previsível em vários pontos, principalmente se considerarmos a situação central do enredo – sua premissa. Contudo, as tramas menores, ligadas à protagonista têm um maior potencial para surpreenderem. Foi uma leitura extremamente prazerosa e envolvente, que me deixou doida por sua continuação. Recomendo a todos que gostam de histórias que mesclam suspense, romance e uma pequena pitada de sobrenatural.




Deixe o seu comentário

26 Respostas para "[Resenha] Sereia – Tricia Rayburn"

Sora Seishin - 26, outubro 2012 às (19:20)

Oi Aione!
Sei como você se sente, eu sinto o mesmo em relação a esse livro. Pela sua resenha tenho a impressão da história não ser nada demais, mas ainda assim parece ser divertido.

Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Lili - 26, outubro 2012 às (19:38)

Eu sentia um interesse pelo nome, mas ao mesmo tempo também sentia um receio que seria ruim.
Talvez na próxima promoção do Submarino que adquira então.

Bom fim de semana

Lise
liliescreve.blogspot.com

Sofia - 26, outubro 2012 às (22:18)

Oi Rosa!

Ah, tenho tanta vontade de ler “Sereia”, apesar de me parecer realmente previsível… Me interessei em ler principalmente pelo ar misterioso que fica: ” em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha.” É… haha

Beijos

Ana Ferreira - 26, outubro 2012 às (22:32)

Mi, acho que esse sentimento em relação ao livro é comum. Eu mesma não tenho muita vontade de lê-lo, porque não vejo nada de excessivamente chamativo na história. Talvez funcione como uma daquelas leituras corriqueiras, que a gente realiza em momentos preguiçosos sem grandes expectativas. haha
Beijo!

Amanda Faustino - 26, outubro 2012 às (23:07)

Estou com esse livro faz uns meses – tenho vários aqui há uns meses -, e estou bem ansiosa para ler, mas antes tenho que ler os de parceria então deixei esse meio de canto.
Gosto tanto desse tema sereias, nunca tinha lido nada e achei bem interessante. E essa capa é linda demais, eu adorei.

Beijos,
Mandi – Book and Cupcake.

Amanda - 26, outubro 2012 às (23:17)

Eu sou louca pra ler esse livro, mas sempre surge outro que eu acabo comprando antes. Mas ele continua na lista.

Beijo,
Amanda
Amanda’s World

Eduarda Menezes - 26, outubro 2012 às (23:46)

Oi Mi!
Como havia mencionado anteriormente, me sinto da mesma forma que você se sentia antes, com uma certa relutância em não gostar. Agora, com a sua recomendação, admito que melhorou consideravelmente. Gostei do clima da história e espero achá-la tão agradável quanto.
Beijos!

Vanessa - 27, outubro 2012 às (00:50)

Ah, eu adoro este livro, não sou fã de sobrenatural e nem de seres místicos, mas tenho uma certa afinidade com sereias e passei horas muito agradáveis na companhia deste livro.Ainda não li a continuação, mas pretendo com certeza.

Vanessa – Blog do Balaio

Marcelo Lima - 27, outubro 2012 às (01:47)

eu adorei quando li esse livro , estou esperando uma promo pra comprar Encanto que esta meio salgada , mas acho que tive as mesmas impressões que vc.

Kéziah Raiol - 27, outubro 2012 às (02:00)

Oi Mi, tudo bom?
Eu estou em uma vibe Sereias ultimamente hahaha’
Eu estou que nem você estava antes, querendo ler, mas com receio de não gostar =( Mas vou arriscar sim, adorei a sua resenha.

Beijinhos!

Um dia a Cada Livro - 27, outubro 2012 às (05:03)

Olá!
Eu comprei esse livro numa promoção do submarino a um tempo… mas acabei trocando-o por um que eu queria muito ( acho que era Sete Vidas, da editora Underworld) sem nem tê-lo lido. Não costumo fazer isso, mas como queria muito o livro..
Li várias resenhas que falam sobre a previsibilidade dele, então não estou muito arrrependida de tê-la trocado.
Parabéns pela resenha
beijos

Andressa
umdiaacadalivro.blogspot.com.br

✿Nessa✿ - 27, outubro 2012 às (10:10)

Oi Mi*
Eu adorei ler este livro, pois adoro livros de sereias. Vi muitas resenhas negativas dele, falando que o própri título era um spoiler, mas nada me desanimou e assim como você eu amei a leitura e agora na feira do lviro pretendo comprar “Incanto” que é a continuação.
Eu amo essa capa, tirei uma foto com ela e os olhos da sereia ficaram brilhantes!!

Bjinhs*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Alice Aguiar - 27, outubro 2012 às (18:17)

eu gosto de histórias de sereias
tenho o livro aqui em casa mas nunca li
vou ver se leio logo assim que aliviar um pouco a pilha de livros que tenho que ler

PamFardin - 27, outubro 2012 às (18:19)

Mesmo que às vezes o livro seja previsível, não consigo desistir… Adoro saber como a história vai se desenrolar… 😛 kkkkkk’
A capa desse livro é bem linda, e mesmo não sendo 5 estrelinhas, gostaria de lê-lo 😀

Beijinhos :*
aritmeticadasletras.blogspot.com

Flávia Pachêco - 27, outubro 2012 às (18:32)

Eu não gosto muito de histórias de sereias não! Sou apaixonada por romances, mas o suspense e o sobrenatural eu não gosto não ç.ç haha.
Gostei da resenha! Não tenho nada contra livros que são “clichês”, porque apesar disso cada um deles é único, tem detalhes que fazem toda a diferença. Mas acho que eu não iria gostar muito desse livro não :/

Beijos, Flá { http://pequenascoisaas.blogspot.com/ }

Carolina - 27, outubro 2012 às (18:33)

Confesso que só essa capa já é suficiente pra me fazer querer ler o livro haha O enredo também me motiva bastante, mas uma leitura que flua levemente também ajuda!

Beijo
Sun Rises Here

Preto no Branco - 28, outubro 2012 às (01:24)

Oi Aioone!
Também tenho essa dúvida com relação a Sereia, inclusive já deixei de comprá-lo em super promoções por achar que era ruim, HUSAUSa. Não curti muito a capa, pois achei exagerada demais, sabe? Mas agora tenho um incentivo para ler, adorei a sua resenha.
Beijo!

Lygia Netto - 28, outubro 2012 às (03:57)

Um problema recorrente que eu percebi que a galera citou nas resenhas desse livro nem é a “previsibilidade” e sim o fato de ser inverídico algumas coisas. Citaram, por exemplo, que os pais de Vanessa e Justine são relapsos. Oi? Uma filha “some” e a outra fica soltinha por aí? rsrsrs…

Sobre sereias eu só tive experiência com “No fundo do amor”, que é SUPER fraco, então fico receosa, rsrs.

Beijos!

Rafael Fernandes - 28, outubro 2012 às (11:48)

Oi Mih, adorei sua resenha, mesmo pequena e direta focou diretamente no que eu queria saber.
Estou enrolando esse livro faz tempo, estou com os dois da série pra ler, ambos tem uma capa tão linda!!! Que chego a querer ler logo. Espero que consiga…

Beijos!

Helena G. - 28, outubro 2012 às (16:44)

Eu tenho ele aqui na estante e já faz um bom tenho que quero lê-lo. Embora seja previsível, acho que é mais focado para pessoas de 12-13 anos mesmo xD

http://atravessandohistorias.blogspot.com.br/

Julia G - 28, outubro 2012 às (21:43)

Mi, eu sinto exatamente a mesma coisa por esse livro. Uma curiosidade incrível, e ao mesmo tempo, um medo imenso de não gostar. Tenho um exemplar há algum tempo, mas ainda não chegou a vez dele por aqui. rsrs
Espero gostar tanto quanto você, adorei todos os pontos que você citou, principalmente quanto aos temas periféricos, é ótimo quando isso também agrada.
Beijos

Alinne - 29, outubro 2012 às (18:36)

Oi Mi.
Também sinto a mesma coisa a respeito deste livro, tanto é que estou enrolando para ler o primeiro volume.Porém espero gostar da história.
E gostei de saber é uma leitura prazerosa e envolvente.
Beijos.

Lucas Martins - 30, outubro 2012 às (18:26)

Mi, desencantei total com o livro depois de ter lido umas resenhas do segundo… Se eu começar a ler uma série vou querer terminar e sei lá.. acho que agora não me sinto mais tão ligado a ela, ou ao tema sereia (ou até ao sobrenatural, sei lá)
Mas para quem gosta, é uma boa pedida! Que bom que você gostou, né, Mi!
beijão!

JennyCullen - 31, outubro 2012 às (22:23)

Eu sempre tive vontade de ler esse livro,mas nunca dava certo,até que consegui comprá-lo.
Li ele,ou melhor,devorei. É um livro muito gostoso de se ler,era o que eu precisava naquele momento,e o desenrolar da história me agradou demais. Amei praticamente todos os personagens,principalmente Simon,Caleb e Justine.
Outra coisa que me cativou muito foi o relacionamento da Vanessa e Simon. É uma amizade de longos anos que se torna algo tão fofo *-*
Mas o que mais gostei mesmo foi o suspense. Não vejo a hora de ler Encanto!

Adorei sua resenha =]

Beijooss,
Jennifer

Camila - 31, outubro 2012 às (23:38)

Oi Mi,
Achei esse livro bem interessante, mas o título é o maior spoiler, né?!
Passei o livro todo pensando: tá, já sei, são sereias!
Beijos
Camis – Leitora Compulsiva

caroline - 02, novembro 2012 às (21:51)

Realmente olhando o livro vc fica desanimada pra ler apesar de bonita
mas quando vc começa a ler,vc vai lendo,lendo e lendo pra saber o q vai acontecer. Ainda não li a continuação mas pretendo ler.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício