[Resenha Dupla] Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas - Cassandra Clare - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
11

jul
2012

[Resenha Dupla] Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas – Cassandra Clare

Título: Cidade dos Ossos
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 459
Ano de Publicação: 2010
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Há muito tempo estava curiosa para iniciar a série Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare. Apesar de os livros não serem do meu estilo favorito de leitura, os comentários positivos eram tantos que não pude deixar passar uma promoção com os dois primeiros volumes. Depois de deixar o livro por meses na estante, resolvi que era hora de conhecer Clary e Jace (suspiros).
Devo dizer que a leitura demorou para engrenar. O fato de o gênero não ser o que mais me agrada aliado ao cansaço que eu estava sentindo por conta do meu estágio, fizeram da minha leitura entrecortada e nem um pouco envolvente. Precisei voltar diversos momentos na história para reler alguns pontos que haviam passado batido e, mais para frente, acabaram por me deixarem confusa.
Porém, é inegável a ótima escrita da autora. Em terceira pessoa, Cassandra fornece todos os detalhes necessários sem que a leitura fique carregada. Ainda, os diálogos tornam a narrativa mais ágil e, sem dúvida alguma, o que mais me agradou foi o humor presente neles, principalmente nas falas de Jace.
Sobre as personagens, nenhuma delas me desagradou. Gostei de não serem perfeitas, ao contrário, todas terem os seus defeitos. Entendi o porquê de Jace ser o queridinho da blogosfera. O personagem é cativante, mesmo com toda sua arrogância.
Algo que me desagradou durante a leitura foi a grande semelhança que encontrei entre alguns pontos de Os Instrumentos Mortais e Harry Potter. Essa questão de um vilão desaparecido por um tempo, dado como morto, que no auge de seu poder criou um grupo de seguidores cujo objetivo era a limpeza étnica da raça me deu uma grande sensação de deja vu. Contudo, é claro que as histórias são diferentes e Cidade dos Ossos tem suas particularidades.
Agora, o que realmente me fez começar a compreender melhor o sucesso da série foi, definitivamente, o final. Li as últimas 100 páginas quase sem tomar fôlego, boquiaberta com o rumo dos acontecimentos. Eles realmente me surpreenderam e virei a última página já pronta para iniciar a leitura de Cidade das Cinzas.

Dessa maneira, apesar de o livro ter sido morno para mim durante praticamente todo o seu desenvolvimento, o final conseguiu me conquistar e ganhar minha atenção para dar continuidade à série. Indico a todos que gostam de YAs sobrenaturais.

Atenção! A sinopse abaixo pode conter spoilers de Cidade dos Ossos, porém, a resenha NÃO contém.

Título: Cidade das Cinzas
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 404
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau… e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

No segundo volume da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare mantém as características do primeiro livro no que diz respeito à narrativa e à construção da história.
Dessa vez, por já conhecer as personagens, me senti envolvida mais rapidamente do que em Cidade dos Ossos. Contudo, meu envolvimento não foi total, como no outro livro, provavelmente por minha natural resistência com o gênero.
As semelhanças que senti no primeiro volume com Harry Potter se mantiveram presentes. Dessa vez, a causa delas foi, mais especificamente, ligada ao quinto livro da série de J.K. Rowling, devido à figura da Inquisidora e da implicância dela com Jace.
Também, foi notável um maior desenvolvimento do triângulo amoroso na história. Quanto ao final, a conclusão chocante do primeiro livro não se repetiu nesse, em termos de impacto, mas foi perceptível a abertura deixada para Cidade de Vidro. São várias as pistas deixadas, atiçando a mente do leitor para o que pode vir acontecer. Ainda que o final não tenha sido surpreendente, há várias passagens durante o desenvolvimento da história que foram, o que tornou a leitura mais envolvente e ágil.
Não há muito o que eu possa falar sem contar algum spoiler de Cidade dos Ossos. O que posso dizer é que, novamente, foram Jace e seu humor o que mais me agradaram nesse livro. Também, ainda que o final de Cidade dos Ossos tenha sido O final, arrisco a dizer que prefiro Cidade das Cinzas devido a seu desenvolvimento, de um modo geral. A série, como um todo, é altamente recomendada aos adoradores de YAs, sobretudo os sobrenaturais repletos de ação, humor e uma pitada generosa de romance.




Deixe o seu comentário

9 Respostas para "[Resenha Dupla] Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas – Cassandra Clare"

Sammy - 11, julho 2012 às (16:34)

Ainda não li nenhum livro da série, mas com a sua resenha fiquei tentada a conhecer cada personagem e essa história que esta sendo muito bem comentada pelos blogs!

Bjs

http://www.daimaginacaoaescrita.com

Lili - 11, julho 2012 às (22:55)

Eu também achei MUITO parecido com HP. Isso me incomodava um pouco. Eu gosto de reconhecer idéias (os comensais de morte e os nazguls), mas me incomodam quando a referência é forte demais. Crio antipatia.

Porém a história no geral me cativou. E, ao contrário dos demais, não em senti envolvida com Jace (até o último volume), eu adorava o amor de Simon. Era o amor mais doce que eu podia imaginar nessa idade.

E cidade das cinzas não me entreteu tanto quanto os outros da série.

liliescreve.blogspot.com

Larissa Beraldes - 11, julho 2012 às (23:34)

Eu AMOOOOO(…)OO essa série!
A Cassandra tem o dom de nos deixar boquiabertos com as reviravoltas da história né? O terceiro é de matar! Muuito bom!

Adorei a resenha Mi.

Beijocas

Lucas Martins - 11, julho 2012 às (23:35)

Adorei a resenha dupla, Mi! Além de ter ficado ótima, falou dos dois livros, então já é muito bom para mim, já que sua opinião conta bastante na hora de escolher uma leitura. Eu tenho os livros aqui mas, pelo jeito, é melhor deixá-los de lado por algum tempinho, até estar no momento certo para lê-lo e agora não é esse momento.
Beijão!

JennyCullen - 12, julho 2012 às (00:44)

Mi,eu comprei os três primeiros semana retrasada,e tô louquinha pra começar a lê-los,mas tenho que diminuir minha pilha de livros um pouquinho primeiro :S
É bom saber que você gostou do livro,comprei também pela quantidade de críticas boas,e se você que não é fã do gênero gostou,eu que gosto vou amar também,com certeza!

Beijooss,

Jennifer

Jonathan Henrique - 13, julho 2012 às (00:15)

Mi, entendo o porquê do sucesso dessa série, mas ela não funcionou pra mim.
O universo criado por Clare é bem delineado mas achei os personagens muito parecidos e as tacadas irônicas não me agradaram. Há vários detalhes que também deixaram a desejar na narrativa.
O desfecho do primeiro livro – eu só li esse -, hum, eu não engoli.
Mas, enfim, tem quem goste, né!?
Ótima resenha!

Beijos!

Camila Loricchio - 13, julho 2012 às (20:09)

Já li os três volumes da série, e também adorei profundamente o personagem de Jace, mas, não sei se por gostar demais de séries de suspense, achei o livro bem óbvio, dava pra saber como tudo ia acabar no começo do segundo livro, mesmo assim pra mim foi um livro que não consegui parar de ler (vai entender a lógica da minha cabeça HAHAHAHHA), embora não o considere ótimo, a história me cativou, mesmo sendo clichê.

Beijos!

caroline - 20, julho 2013 às (04:32)

Li os dois livros da série e amei o Jace!
Assim como vc demorei para engrenar na leitura,não curti o Simon e achei o segundo livro Cidade das cinzas melhor que o primeiro Cidade dos Ossos.
A forma como a Cassandra Clare termina o livro faz com que a gente queira ler o próximo livro da série assim que termina.
Estou super curiosa para saber como termina.

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (14:29)

Realmente impressionante a série inteira

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício