[Livros Na Telona] Jogos Vorazes - Suzanne Collins - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
28

mar
2012

[Livros Na Telona] Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Sobre o Livro

Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Record
Número de Páginas: 397
Ano de Publicação: 2010
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Já resenhei o livro aqui, e, portanto, serei breve para falar da obra de Suzanne Collins.
Acho que é quase impossível ler Jogos Vorazes e não se apaixonar por ele. Isso porque a leitura é arrebatadora, a narrativa é extremamente convidativa e bem estruturada, além de a história ser muito bem construída. Outro fator que impressiona é a qualidade descritiva da obra, é possível que tudo seja muito bem visualizado porque a autora consegue transmitir exatamente as cenas que criou.
Se não bastasse a história cativante e sua ótima estrutura, ainda há os personagens apaixonantes: Katniss e sua forte personalidade, Peeta e seu carisma, Cinna, Haymitch, Rue, Prim, Gale e segue a enorme lista.
Acredito que o ponto mais alto do livro são as emoções que ele desperta. Sentia pena, raiva, tristeza, alegria, medo, aflição, inconformação e mais uma gama de outros sentimentos enquanto eu lia, sem contar que acompanhamos as mesmas emoções sentidas pela Katniss, protagonista da história.
Na luta pelo posto de “ponto mais alto” também se encontra a enorme crítica social e ao capitalismo nas entrelinhas de Jogos Vorazes, que trás um belo exemplo da “política do pão e circo”.
O que posso dizer com certeza é: se você ainda não leu o livro, leia.
Sobre o Filme
Sem dúvida, um dos filmes mais aguardados de 2012 e, também, uma das melhores adaptações literárias que já tive o prazer de assistir. Minha primeira fala após o filme ter acabado foi “Muito obrigada por não terem destruído o livro”. Por mais esperado que o filme fosse, era grande o medo, também, de terem alterado o foco da história, modificado sua essência e transformado-a em algo que não é, o que não ocorreu (Graças aos céus!).
Foram poucas as alterações feitas. Aliás, acredito que houve muito mais omissões do que alterações, já que, para ser mais exata, só me recordo de um fato ser realmente diferente do livro. De resto, alguns momentos e explicações foram omitidos, o que é esperado, uma vez que filme algum consegue trazer todos os detalhes e informações transmitidos em um livro. Assim, aos que já leram o livro, o filme é completo. Porém, analisando melhor depois de a euforia pós-filme ter passado e conversando com a Lis, do Batalha Literária, preciso concordar que alguns pontos podem não ter ficado muito claros àqueles que não leram.
Os cenários e as cenas foram extremamente bem adaptados, vi vários deles que atenderam com precisão o que eu havia imaginado enquanto lia – mais uma prova da qualidade da descrição de Suzanne Collins. Só uma cena não me agradou: a primeira visão da Capital, enquanto os personagens estão no trem. Achei essa cena mal feita porque ela tinha cara de ter sido computadorizada. Sabe quando a imagem mais parece uma animação do que algo real? Foi essa a impressão que tive, mas foi também a única vez que isso aconteceu nesse filme.
Adorei a escolha dos personagens. Minha crítica à Jennifer Lawrance como Katniss é que nem em todos os momentos ela conseguiu me transmitir a forte personalidade da protagonista, as vezes ela me pareceu um pouco mais apática. Ainda assim, não consigo imaginar outra atriz em seu lugar. Josh Hutcherson ficou perfeito como Peeta, bem como Lenny Kravitz no papel de Cinna e  Liam Hemsworth como Gale. Apenas Haymitch não ficou como eu havia imaginado. Woody Harrelson é mais jovem, mais magro e, definitivamente, tem mais cabelo do que eu havia pensado para o instrutor dos tributos do distrito 12. Sobre os tributos, achei completamente bem escolhidos, também, os atores que os interpretaram: antes mesmo de saber quem seria cada um, eu pude adivinhar apenas de olhá-los – e vale dizer que não vi muitas fotos do filme.
Se o filme é tão emocionante quanto o livro? Sim, é. Me derramei em lágrimas em diversos momentos, pulei da cadeira de susto em outro, me vi com o coração acelerado e a respiração presa por várias vezes, apreensiva com o que estaria para acontecer, ainda que eu já soubesse. O filme só não é tão impactante quanto o livro em um quesito: a violência. Achei que faltou sangue no filme, comparado ao horror causado por algumas cenas descritas no livro. Essas cenas foram censuradas em sua maioria para que o filme pudesse atingir um público mais jovem.
Jogos Vorazes conseguiu atender a todas as minhas expectativas e agora figura como uma das melhores adaptações que já assisti. Não me incomodarei nem um pouco em assistir ao filme novamente e estou muito ansiosa para ver Em Chamas, torcendo para que essa mesma qualidade do primeiro filme seja mantida no segundo.
Para quem não leu e nem assistiu ao filme ainda: por melhor que seja a adaptação, recomendo, primeiro, a leitura. Isso porque a magia de se ler está, acima de tudo, no fator de não se conhecer a história e se emocionar com as descobertas. Caso o filme seja assistido primeiro, é bem capaz que todo o impacto da leitura também seja reduzido.
 
Confira o Trailer do Filme




Deixe o seu comentário

28 Respostas para "[Livros Na Telona] Jogos Vorazes – Suzanne Collins"

Mari ♥ - 28, março 2012 às (22:56)

Oi Mi,
Ah flor acredita que ainda não li o livro, mas foi por falta de oportunidade mesmo sabe,agora que saiu o filme estou em uma dúvida se leu o livro primeiro (que já tenho) ou assisto ao filme.
Adorei o post e confesso que fiquei com vontade de assistir primeiro ao filme rs.

Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic

Renata Leite - 28, março 2012 às (23:23)

Oi!
Estou pra ir no cinema assistir esse filme, é simplesmente demais õ/ Tô muito ansiosa pra ver. ainda não li o livro, e acho que não vou ler, mais todos falam muuito bem, então tenho essa vontade imensa se ver logo o filme.
Adorei o post.

Beijos, Renata 🙂

Vanessa - 28, março 2012 às (23:43)

Meu namorido ta lendo o livro e ta adorando, disse que não consegue largar…eu ainda não li, mas pretendo, só sei que não vou ver o filme sem ter lido a história que acho que será em breve.

Vanessa – Balaio

Milena Liebe - 28, março 2012 às (23:54)

Eu assisti ao filme. Acredito que o livro seja melhor, mas não vou ler. Esse tipo de história mexe comigo, ver ou ler sobre jovens morrendo, não é algo agradável para mim, ainda mais crianças. Com certeza, o filme mexeu comigo, mas não sei dizer se gostei, é como se faltasse algo.
Beijos,
Denir.

Michelle' - 29, março 2012 às (11:38)

Oi Mi!
Suas impressões foram bem parecidas com as minhas.
Mas ao contrário de você, gostei muito da atuação da Jennifer como Katniss.
Josh estava perfeito como Peeta!
Também adorei a escolha dos outros tributos.
Consegui me sentir como me senti lendo o livro, e também achei interessante eles mostrarem a perspectiva da capital sobre os acontecimentos.
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça

Lis - 29, março 2012 às (14:14)

Hey Mi…
Se comparado com outras adaptações não temos do que reclamar, mas afirmo que minha primeira fala quando o filme acabou foi: mas cadê a filha tal personagem? rs Realmente omitiram e não alteraram, foi bom, mas fico com receio de como vão adaptar alguns fatos importantes nos próximos filmes
E quanto ao Haymitch, concordo totalmente com você, esperava um beberrão com cara de beberrão, ele passa longe disso.
Adorei o post

Beijos
Lis – Batalha Literária

Lili - 29, março 2012 às (14:24)

Eu poderei te dar a resposta em breve. Não li a saga e fui assistir ao filme. Estou esperando os livros chegarem para ler.
Eu gostei bastante do filme até elogiei para alguns conhecidos (inclusive uma amiga que faz cinema). Eu não tinha lido o livro, fui assistir porque me interessei pela história e fiquei curiosa em saber como transformariam um enredo excelente para um livro neste filme para adolescentes (um tema bem forte).

Saí de lá com a sensação de que tinham sido bem sucedidos, assim como saí feliz depois de ver Senhor dos Anéis (embora tenha feito várias críticas porque tinha lindo os livros, mas no fim acabei gostando).
E o que eu mais gostei foi exatamente A FALTA DE SANGUE. Confesso que ver sofrimento na tela não me faz muito bem, assim como ler. E eu admiro quando alguém consegue criar um filme onde consegue te passar toda a sensação sem mostrar as imagens, deixar que você possa imaginar o que falta. Que você possa compreender tudo através daquela imagem.

Fiquei muito mexida com o filme, principalmente pela história e sua filosofia e saí de lá querendo desesperadamente o livro.
Logo, logo eu te aviso se a leitura foi menos emocionante, se achei que alguns fatos me passaram despercebidos quando assisti o filme.
Porém, com certeza posso te afirmar, que se faltou algo, não me pareceu faltar nada, a história ficou redondinha.

(e fiquei MUITO FELIZ quando soube que ela poderia se aliar ao garotinha de ABC do Amor, ops ao Peeta)

Julia G - 29, março 2012 às (16:27)

Mi, vou assistir esse filme no final de semana, e estou com o coração na mão, de tão ansiosa. Espero gostar tanto quanto você, não quero me sentir frustrada depois de um livro tão maravilhoso.

Beijos

✿Nessa✿ - 29, março 2012 às (16:37)

Oi Mi*
Posso dizer qua té hj não havia me interessado no livro, mas agora estou morrendo de curiosidade e estou louk para ir assistir ao filme. Sei que não deveria fazer isso, mas achop que não vou aguentar esperar o livro vou ri assistir ao filme.
Tenho visto muitos comentários positivos! Ah, confesso que seu comentário sobre o livro me animou ainda mais para ler!!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/03/resenha_28.html

Tefinha - 29, março 2012 às (17:11)

Ai, eu estou morrendo de vontade de ver!!!! Minhas expectativas são altas, mas o medo também é. O medo de me decepcionar com algo que só criava grandes expectativas. Pelos comentários que ando lendo e ouvindo, o filme parece ser tão bom quanto eu espero.

Tefinha – http://aminhadimensao.blogspot.com/

Pah - 29, março 2012 às (17:15)

Oi Gêmea, tudo bem?

Comecei a ler JV essa semana e estou amando. Ponto. Não tem o que falar, a crítica social do livro é incrível, e isso me conquistou por completo. Eu não terminei ainda, mas fui ver o filme ontem e… bem, me emocionei (Cara, que cena é aquela com a Rue ;s) ri, suspirei e fiquei revoltada,mas no final achei que faltou algo. Sei lá, talvez porque não tenha terminado o livro, mas tem uma coisa que me incomodou, e muito, o Peeta… No filme as ações dele, pelo fato dessas “omissões” do roteiro que você mesma sitou, pareceram mais superficiais do que senti no livro, no filme ele não é forte ou envolvente, pelo menos não ao meu ver, ele foi ofuscado totalmente, e no livro, pelo menos até agora as coisa não são tão assim. Bem, preciso terminar de ler logo, quem sabe eu mude de opinião.

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Ni - 29, março 2012 às (17:24)

“Achei que faltou sangue no filme, comparado ao horror causado por algumas cenas descritas no livro.” verdade, faltou sangue! Sobre a Katniss estar mais “cheia”, não achei. Ela tem um rosto bolachinha, tipo o meu hahahaha! Não importa o quão magra ela esteja, é simplesmente o formato do rosto dela… Verdade, o Josh ficou PERFEITO como Peeta!

Entre Fatos & Livros - 29, março 2012 às (17:28)

POis é, Aione. Estou entrando em depressão. Acredita que ainda não li!!! Eu acho que sou a única nesse mundo que ainda não leu JV. Qro mto, todos elogiam tanto!

Mas como vc sugeriu pretendo ler antes de assistir. Parece q o filme ficou mesmo mto bem feito. Vc não é a primeira pessoa que eu vejo elogiar. Só aumenta a minha ansiedade.

BjoO
Pri
Entre Fatos e LIvros

Camila Leite - 29, março 2012 às (17:55)

Ah gente que injusto, rs será que sou mesmo a única pessoa que ainda não leu Jogos Vorazes?
Eu iria assistir hoje o filme, mas não terei tempo, quem sabe final de semana que vem.
E fiquei muito satisfeita com o fato de eles manterem a essência do livro, era o mínimo que poderíamos esperar.
Saudades Mi.
Beijão!
Camila Leite

@sonhospontinhos
http://sonhosentrepontinhos.com

Vanessa - 29, março 2012 às (18:38)

Hey (:
Então, eu não fui assistir ao filme porque ainda não li o livro, não dá, acho impossível 😡 UAHSAUHSUA Estragaria minha leitura, tenho certeza. Preciso ler, preciso mesmo.

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Rachel Lima - 29, março 2012 às (19:40)

Eu fui assistir o filme, também amei. Achei que alguns detalhes omissos fizeram com que quem não leu o livro ficasse um tanto quanto perdido na história, mas acho que isto não foi o grande problema. Eu amei a Kat! Eu imaginava ela daquela forma, desde o início – apesar de não ter atentado para o fato de ela ser magrinha no início por conta da alimentação. Todos os personagens me passaram a idéia de serem os mesmos do livro, todos! O Haymich ficou diferente do que eu imaginava, mas ficou ótimo mesmo assim *-* Já quero ir ver de novo. Adorei a adaptação, também *o* Beijones,

Rachel Lima
http://corujando.org

Jonathan Henrique - 29, março 2012 às (20:42)

Olá, Aione! (Olha, eu nunca comentei, mas acho seu nome diferente e bonito. Dá os parabéns pro seus pais em meu nome. Rsrs)
Eu estou quase indo pro manicônio porque eu tô louco pra ver esse filme!! Amei os livros, nem sequer sei dizer qual é o meu favorito, e fico/fiquei muito feliz ao saber que o longa-metragem foi fiel ao livro! Ufa!
Quanto aos atores, no início eu achei que eles não se encaixavam ao perfil dos personagens, principalmente a Katniss e o Peeta. Mudei de opinião!
É, só me resta esperar… sentado!
Aione, muito boa a coluna de hoje!

Beijão!
@Jonathan_HGF

Raquel Machado - 30, março 2012 às (01:36)

Oi flor,
Huhauhauah postei sobre o filme hoje também então concordo com você em diversas partes…e tambem agradeci por não destruirem o livro estava com muito medo disso…eu amei a história o livro para mim foi um dos melhores que eu li desse ano e estava receosa ao ir no cinema..então achei a maquiagem e o figurino dos personagens fantasticos mas isso talvez se deva ao fato de eu fazer teatro e para mim chamou muita atenção…agora também esperava mais sangue pelo perfil da história acho que faltou um pouco disso…porem como voce mesma disse e eu tambem na minha resenha hauahua (antes de ler a sua viu..rsrs)a essencia da história esta ali presente por isso vale muito assistir ne…
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Lygia Netto - 30, março 2012 às (02:00)

Já estou tão acostumada a me decepcionar com as adaptações que me surpreendi MUITO com JV! Sai do cinema MUITO satisfeita!
Ótimos comentários, Aione! Concordo com quase tudo que vc disse! =]

Beijos!

Eduarda Menezes - 30, março 2012 às (03:36)

Oi Mi!
Jurava que já tinha comentado neste post, mas agora pensando direitinho acho que só tinha lido e depois tive que sair correndo para fazer alguma coisa rs
Acho que você já sabe que também adorei a adaptação! ^^
Me senti como você, super apreensiva, numa tensão constante, mesmo já sabendo o que ia acontecer (muito estranho isso hahaha). O tempo todo ficava com o coração na boca, acho o assunto do livro/filme muito intenso e ao ler e ver o filme fiquei bastante emotiva, porque não consigo não me solidarizar pela situação, é tudo tão injusto.. fico pensando o tempo todo se fosse comigo.
Também achei os os cenários incríveis pois foram exatamente como os imaginei; adoro quando isso acontece.
Gostei de conhecer a sua visão sobre o filme, concordamos em muitos pontos! ^^
Beijos

Vanessa Tourinho - 30, março 2012 às (14:24)

Apesar de ainda não ter podido assistir ao filme, me senti como se estivesse no cinema com sua narração, Mi.
Sério, fiquei arrepiada e emocionada! *-*
Quanto aos efeitos, acho que isso irá melhorar no próximo filme, já que a bilheteria de JV foi e está sendo muito lucrativa.
Beijos.

Danzinha - 30, março 2012 às (21:07)

Oii Mi,

Eu não estou tão empolgada para ver este filme, não sei exatamente porque – embora eu acredite que não gostar muito dos livros tenha algum impacto – acredito que a adaptação deve ter sido sim muito bem feita, mas ela não tem tanto apelo sobre mim e por isso acredito que só assistirei daqui a algum tempo. De qualquer forma adorei a sua crítica, fico feliz em saber que eles não “destruíram” o livro e que embora algumas partes tenham sido omitidas, o balanço final foi positivo. Eu realmente espero gostar do filme quando assistir.

Beijos

Amigas entre Livros

Cynthia H. - 30, março 2012 às (22:23)

Adorei o post, muito bom para quem ainda não conhece muito bem a trilogia!

beijos
Cynthia H.
http://garotaqueamaler.blogspot.com.br/

Nana - 31, março 2012 às (00:23)

Eu não li o livro haha e fui assistir
Gostei bastante, me emocionei.. e foi tudo que eu NÃO esperava.. sim porque eu esperava que fosse tedioso, ruim… e já me imaginava saindo da sala na metade da exibição 😡
Mas um filme onde tem Lenny Kravitz tenho que ficar..

Mas Mi, o Woody Harrelson não tem cabelo HAHAHAHA isso foi deles porque ele é meio careca, o cabelo dele é ralo.. eu até me espantei em vê-lo de cabelo.
Outro que me assustou foi Stanley Tucci, eu caçando ele no filme.. quando percebi quem era… eu CARACA hahahahaha

Quero assistir de novo!

beijos e um excelente final de semana pra você
NANA – OBSESSION VALLEY

Lucas Martins - 31, março 2012 às (00:40)

Miiiii, eu vi o filme antes de ler o livro, rsrs
Eu comecei a ler o livro, mas não gosto de ler em ebook, então parei e vou esperar para comprar o físico logo!
Fiquei impressionado com a qualidade do filme! No livro o foco é a Katniss, no filme tem a questão por fora… De como as pessoas veem os jogos e tal.
Não cheguei na parte das mortes e tal, mas o filme não polpou as cenas violentas, né? Menos mal. Não que eu goste de violência, mas se é uma coisa tão constante no livro, seria errado amenizar no filme. Aliás, acho que não deveria ser 14 anos a classificação. rsrs Acho que 16… Hoje em dia, com 14 anos tem “criança” vendo filme e saindo querendo lutar até a morte… Vai saber, rsrs 😛
Enfim, eu amei o filme, quero ler logo, né!
Beijão, Mi!

Ana Ferreira - 31, março 2012 às (15:02)

Mi, eu bem que tentei evitar, mas acabou acontecendo o que eu previa: o filme foi lançado e eu, até hoje, não li o livro hahaha Tampouco não fui ao cinema, porque apesar de já ter uma imagem concreta na mente das personagens pelos atores que as representam, prefiro realmente conhecer a obra literária antes. Acho que o cinema, mais uma vez, para os fãs da Literatura, vem como um complemento antes de qualquer outra coisa.

Beijinhos!
Ana – Na Parede do Quarto

Evellyn - 01, abril 2012 às (15:47)

Então…
sempre vai ficar mt coisa de fora, mas sei lá.. em vista do que eu esperava, não foi tudo aquilo.. Sai da sala meio ‘ah ta’ Achei bom, teve o principal, algumas mudanças e tal (normal) mas algumas coisas me incomodaram e fiquei mais emocionada com o trailer que com o filme!
Acho que arrazaram nos cenarios e figurinos – foram bem pensados, adaptados. Pra quem não leu talvez tenham restado mts duvidas (mas vi o filme so com leitores, então não sei bem…)
Não achei o filme tão intenso quanto o livro não… Mas ficou bom sim e vou assitir novamente, quem sabe apos a 1ª impressão eu analise com menos expecativa!

bjss
Evellyn!

jogos da barbie gratis - 01, junho 2013 às (05:15)

Eu gosto deste blog. É um tópico de conteúdo rico. Ele me ajuda a resolver muitos problemas.

Obrigado

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício