[Resenha] Glimmerglass - O Encontro de Dois Mundos - Jenna Black - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

fev
2012

[Resenha] Glimmerglass – O Encontro de Dois Mundos – Jenna Black

Título: Glimmerglass – O Encontro de Dois Mundos
Autor: Jenna Black
Editora: Universo dos Livros
Número de Páginas: 296
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Dana Hathaway leva uma vida bem diferente das de outras garotas americanas de 16 anos. Sua mãe é alcoólatra desde que Dana se conhece por gente e, por isso, a garota assumiu a responsabilidade de cuidar da casa e de sua mãe desde criança. Porém, farta de carregar nas costas o peso de seus deveres e de se sentir envergonhada pelas atitudes de sua mãe, Dana resolve partir para Avalon, o único local do mundo onde a magia e a realidade se cruzam, e, também, lar de seu pai, o feérico Seamus Stuart, na esperança de finalmente conseguir o sossego tão sonhado. Ela só não imaginava que estaria completamente enganada ao pensar dessa maneira.

A obra de Jenna Black é, antes de tudo, original. Não havia lido nada, até então, sobre fadas e me surpreendi com a história, uma vez que ela se mostrou completamente diferente do que eu imaginava. Esperava um cenário composto por uma floresta e muita magia, mas, ao invés disso, o que encontrei foi, literalmente, o cruzamento de magia com realidade. Em Avalon, há lojas como Starbucks, Gap, Victoria Secret’s, além de TV’s de plasma serem um eletrodoméstico das casas dos feéricos que lá vivem. Essa surpresa também é partilhada por Dana, ao se dar conta da humanidade presente na vida dos feéricos, quando vê Kimber comer Honey Nutos (meu cereal favorito, diga-se de passagem) em seu café da manhã.
A originalidade da história também se faz presente na estruturação da família de Dana. Sua mãe é alcoólatra, seu pai, apesar de toda sua honestidade, tem suas ambições políticas que, inclusive, influenciam em sua relação com Dana. Todos os problemas em questão acabam por afastar Dana de seus pais, mantendo com eles uma ligação mais consanguínea do que afetiva.
Apesar de compreender o quão complicada devia ser sua vida, não consegui concordar com a atitude de Dana ao partir para Avalon. Sua mãe é alcoólatra? Sim. Ela se sentia envergonhada frente às aparições alcoolizadas e vergonhosas de sua mãe? Sim. Mas, ainda sim, é de sua mãe que estamos falando, principalmente porque, apesar do vício, sua mãe demonstra ser carinhosa e preocupada.
O humor da narrativa foi algo que muito me agradou, provavelmente foi o ponto mais positivo para mim. Há ironia em muitos momentos e não pude deixar de rir em várias passagens. Outro ponto que foi completamente positivo foi a intersecção entre a história e um fato histórico Britânico, simplesmente adoro quando a ficção se cruza com a realidade criando uma realidade alternativa.
A história, entretanto, não me prendeu. Li o livro rápido, mas sem entrar na história. Minha leitura foi superficial, não consegui me envolver em momento algum, e somente foi rápida por minha própria velocidade de leitura, e não pelo livro em si. Não sei explicar o porquê disso, exatamente. Já que a história é boa e a narrativa é engraçada e bem estruturada, não há motivos racionais para o meu não envolvimento. Assim, só posso supor que ele se deva ao fato de eu não ser a maior apreciadora de literatura fantástica, como vocês bem sabem.
Apesar de não ter terminado a leitura sedenta pelo próximo livro, ainda assim daria uma chance a Shadowspell, segundo volume da trilogia. A editora Universo dos Livros está de parabéns pela diagramação de Glimmerglass: a capa do livro é uma das mais lindas que já vi, além de o tamanho das letras e o espaçamento das palavras permitirem uma ótima leitura.
Recomendo o livro aos apreciadores de literatura fantástica, principalmente dos que gostam de um pouco de humor durante a leitura.

 
 
P.S:  Sou só eu que lembro de “Pocahontas” com esse subtítulo “O Encontro de Dois Mundos”?




Deixe o seu comentário

25 Respostas para "[Resenha] Glimmerglass – O Encontro de Dois Mundos – Jenna Black"

Bruno Miranda - 03, fevereiro 2012 às (21:36)

Li o livro há um tempinho, tenho boas lembranças da leitura! rs A escrita divertida da autora fez eu ler o livro e me divertir muito, achei que faltou um pouco mais da magia e tal… Mas foi bem interessante, em breve quero ler Shadowspell também! 😀 Beijos!

@minha_estanteMinha Estante

Mari ♥ - 03, fevereiro 2012 às (22:40)

Aione,

Como falei no twitter não vou ler a resenha pois estou lendo o livro, mas assim que volta eu comento *-*
Beijo
Bom final de semana
http://marifriend.blogspot.com/
@Storiesandadvic

Natalia Dantas - 03, fevereiro 2012 às (23:02)

Tô louca para ler esse livro pelo fato de que ele é LINDO 😀 A capa e tals e pela história em si.
Ótima resenha, Mi *–*

Beijos :*
Natalia http://www.musicaselivros.blogspot.com/

Vanessa - 03, fevereiro 2012 às (23:06)

Que sorte a sua ter lido este livro, falam tão bem dele e ele é tão lindo, eu precisava deste livro na minha humilde estante…ainda compro Glimerglass.

Vanessa- Balaio

Fernanda Faria - 03, fevereiro 2012 às (23:50)

Essa capa é linda demais! Eu adoro literatura fantástica e acho que vou gostar dessa. Uma pena que não te prendeu, mas é sempre bom dar uma chance pra esse tipo de leitura.

Camila Costa - 03, fevereiro 2012 às (23:51)

Tambem nao concordei com as atitudes da Dana! Nem com a postura e humor e TUDO vontade de dar uns tapas naquela menina –‘
Eu sinceramente gostei bastante do livro; eu esperava outra coisa confesso, mas aceitei o que veio, me adaptei e acabei me afeiçoando hahaha Já estou na febre do segundo aqui!
Beijãããão Aione!

Érica Lopes - 04, fevereiro 2012 às (00:40)

Mi,

Estou super doida para ler esse livro, não vejo a hora de comprar e devorá-lo rs só vejo resenhas ótimas sobre ele. Isso só faz minha vontade de lê-lo crescer!

A capa é sensacional, linda de morrer!!!

Beijokasss

Lygia Netto - 04, fevereiro 2012 às (01:52)

NÃOOOOOO!! Vc não é a única…pensei EXATAMENTE como você…Pocahontas, hahaa!!

Não sei o q há com esse livro..já li algumas críticas positivas, outras nem tanto…vc tbm n curtiu e não sabe explicar o motivo, já que os elementos estavam TODOS LÁ…eu curto a capa de brilhos apenas, hahaha! <3
Quer ler sobre fadas? Série ‘Encatados do Ferro’. Dps dela, vc nunca outro livro/série sobre fadas será bom o bastante, rsrs.

ps: acho que vc foi a única que comentou até agora sobre narrativa engraçada! XD

Beijinhos.
Lygia

Jean Almeida - 04, fevereiro 2012 às (02:06)

Um sobrenatural que parece ser muito bom!

Jean Almeida
http://1livromecontou.blogspot.com

Anna Carolina Schermak Alves - 04, fevereiro 2012 às (02:27)

Pelo jeito esse livro é perfeito pra mim. Literatura fantástica e ainda tem humor durante a leitura. Céus eu preciso ler *O*
Eu quero eu quero *–*
A capa é realmente linda, babei por ela, quero na minha estante.

E mais uma vez uma ótima resenha Mi.

http://www.pausaparaumcafe.com.br

Kaah'riny - - 04, fevereiro 2012 às (12:43)

Oi! 😀
Assim que lançou, eu fiquei ansiosa para ler esse livro, o tempo foi passando, eu não comprei e acabei esquecendo. ‘-‘
Sua resenha me fez lembrar o porquê eu queria ler. Assim que puder, lerei com certeza.
Ahh, a capa é muito linda. *-*

Beijos,
april-1993.blogspot.com

Bárbara Murat - 04, fevereiro 2012 às (13:12)

Olá 🙂
Já vi algumas resenhas positivas sobre esse livro, mas não me despertaram vontade.
A capa realmente é muito linda, mas não é só disso que um livro é feito né?! Uma das coisas que mais contam pra mim, é narrativa que flui bem e que o livro me prenda.
Pena que não te prendeu…

Beijos (:

Nuvem de Letras - 04, fevereiro 2012 às (14:11)

Olá Mi, tudo bom?
Quero muuuuito ler esse livro; está na minha lista de desejos. Gostei do fato que o livro tem partes engraçadas, adoro livros assim. Gosto muito de literatura fantástica, é bem provável que eu goste e me encante com o livro. Pelo menos eu espero né rsrsrs
Beijosss

nuvemdeletras.blogspot.com

PamFardin - 04, fevereiro 2012 às (18:32)

Pelo que vi pelas resenhas, e também pela sua, esse livro não deve prender muito realmente… Mesmo assim, tenho vontade de lê-lo 😀

Beijos
aritmeticadasletras.blogspot.com

Marcelo Lima - 04, fevereiro 2012 às (19:11)

Acredite Shadowspell é melhor e mais emocionante Mi “) Muito boa resenha!!! Esperava um cenário composto por uma floresta e muita magia : EU TBM ESPERAVA ISSO “(

Mariana Ribeiro - 04, fevereiro 2012 às (19:38)

Olá, Mi!!
Eu não ando muito animada para ler este livro, mas quem sabe eu mude de ideia algum dia… As resenhas que tenho visto são contraditórias, por isso não pretendo lê-lo por enquanto. Concordo quando disse: ‘simplesmente adoro quando a ficção se cruza com a realidade criando uma realidade alternativa.’ Também aprecio muito isso nos livros, embora ultimamente tenhamos visto tão pouco dessa miscelânea nos livros, não é mesmo?
Uma pena que a leitura não agradou tanto, agora evito criar expectativas e tem sido bem positivo porque acabo me surpreendendo no final da leitura rs.
Adorei a sua resenha!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Flávia Pachêco - 04, fevereiro 2012 às (19:40)

Eu li essa sua resenha ontem, achei até que já tinha comentado. Mas enfim, rs.
Eu já tinha visto esse livro por ai a algum tempo, mas não tinha me interessado. Achei que era muito sobrenatural sabe, e ai não tinha vontade nem de ler a sinopse.
Essa é a primeira vez que li uma resenha de Glimerglass, e vejo que não tem nada a ver com o que eu pensava. A capa eu realmente sempre achei maravilhosa, os brilhinhos, os detalhes cor-de-rosa, super linda *-* E agora sabendo um pouco da história, acho que daria uma chance para os livros. Acho fadas super fofinhas, rs. Se eu tiver oportunidade vou ler com o maior prazer, sem expectativas, claro.

Beijos,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Lucas Martins - 04, fevereiro 2012 às (20:52)

Ainda bem que você, minha guru literária, não gostou tanto.
Ler superficialmente é horrível. Prefiro parar com o livro, do que não me envolver tanto quanto gostaria.
Esse livro eu já tive mais vontade de ler, e você não é a primeira que não gosta tanto.
Acho que a história ainda é legal, mas não sei se ainda teria vontade suficiente para lê-lo… Não sei!
Enfim, bjão, Mi!

Luana Feres - 05, fevereiro 2012 às (04:37)

Eu fiquei um pouco receosa ao começar a ler sua resenha, Mi, porque temos o gosto literario UM POUCO parecido. Fiquei pensando se só eu não ia curtir inteiramente o livro. Eu gostei menos que você, obviamente, mas concordo quando diz que a narrativa e a escrita são rápidas. O fato é que a estória não faz meu tipo e a autora não consegue fazer o leitor se apaixonar pelos personagens/cenário. Não consegui me conectar, achei a protagonista um saco e futil, haha.

Beijos!

Ana Ferreira - 05, fevereiro 2012 às (21:13)

Mi, sua resenha foi muito bem escrita e não foi a primeira que li a passar uma impressão de que “Glimmerglass” é uma leitura morna, que não envolve com aquele sentimento de despertar toda a atenção e o carinho do leitor.

Primeiramente, não sei se essa mistura de fadas e Victoria’s Secret é interessante. E também, pelo que você falou, sobre esse fato de a personagem fugir sem mais nem menos para outro lugar, passa aquela impressão chatinha de rebelde “sem causa”, assim digamos.

No mais, não é um livro que leria no momento, mas quem sabe um dia.

Beijinhos,
Ana – Na Parede do Quarto

Jonathan Henrique - 06, fevereiro 2012 às (11:58)

Ainda não tive a oportunidade de ler algo sobre fadas, mas quando tiver, Glimmerglass é um dos candidatos. Já tinha visto resenhas negativas e outras positivas. O melhor é que eu mesmo leia…
A capa do livro é maravilhosa. A Universo dos Livros está caprichando nos seus lançamentos!
Aione, muito boa a sua resenha! Pena que você não se envolveu tanto assim como a leitura… é triste quando isso acontece.

Abraços,
Jonathan Henrique
@Jonathan_HGF

A Leitora - 08, fevereiro 2012 às (10:30)

Eu li este livro nas férias, e adorei, Dana é simplesmente demais.
Estou louca para ler a continuação do livro.
Estava num aépoca mt fadas, logo que li este, comecei a série os encantados de Ferro, que é MARAAAHHH.
Série mesmo.
Beijokas enormes
Brih
Meu Livro Rosa Pink

Rafael Fernandes - 09, fevereiro 2012 às (14:50)

Mih,

Adorei a resenha, sei que já li várias e várias, e torno a adorar várias, assim como a sua, pois eu pedi esse livro para minha parceira, e tão logo irei ler ele. Ansioso aqui.

Gabriela - 04, março 2019 às (12:51)

Alguém sabe me dizer se esse livro tem mais volumes ou é só um?

Aione Simões - 04, março 2019 às (18:03)

@Gabriela, olá! Como dito na resenha, esse é o primeiro volume de uma trilogia.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício