[Resenha] Você Por Aqui? — Ana Rosa & Wlange Keindé - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
23

jun
2020

[Resenha] Você Por Aqui? — Ana Rosa & Wlange Keindé

Dandara está grávida do namorado. Ela o ama, mas um cara branco às vezes parece não falar sua língua. Durante um ultrassom, ela tem coragem de pedir que ele se retire pela primeira vez. Isso porque sua melhor amiga de infância reapareceu. Talvez tenham se perdido uma da outra apenas porque os estudos apertaram para Simone, tão determinada a se tornar uma médica e ajudar com as contas da casa que abandonou sua vida afetiva e qualquer tipo de diversão. Juntas outra vez, cada qual com seu silencioso pedido de socorro, elas percebem que precisam de muito, mas também têm um tanto a oferecer. Uma para enfrentar questões difíceis sobre seu relacionamento e a chegada do bebê. Outra para lembrar que a melhor forma de lutar pelo futuro não está na solidão, mas na abertura de espaço para a amizade e, quem sabe, o amor.

 

Ficha Técnica

Título: Você Por Aqui?
Autor: Ana Rosa & Wlange Keindé
Editora: P.S.:
Número de Páginas: 142
Ano de Publicação: 2020
Skoob: Adicione
Compre: Site da Editora

 
 
 

Resenha: Você Por Aqui?

Você Por Aqui? é o romance escrito em co-parceria entre Ana Rosa e Wlange Keindé, publicado em tiragem limitada pela editora P.S.: como parte do Clube P.S., na coleção Melhores Amigas. Cada um dos três livros enviados aos assinantes do clube é assinado por uma diferente dupla de escritoras, com o intuito de criarem histórias relatando a amizade das protagonistas.

Dandara está grávida e preocupada com os rumos da relação, já que seu namorado, um homem branco, não entende a realidade dela como uma mulher negra. Em uma consulta de rotina na qual sua obstetra precisou ser substituída, ela reencontra Simone, amiga de infância que não via há anos. Simone enfrenta as próprias dificuldades, estando sob pressão para uma prova que pode mudar sua vida. O reencontro, então, é também uma chance para que ambas encontrem apoio e alívio de suas preocupações.

Você Por Aqui? é aquele típico livro que você senta para ler e, em um piscar de olhos, já terminou. A leitura é tão fluida, envolvente e cativante que eu queria, a cada página, saber mais da vida de Dandara e Simone, mergulhando em seus dilemas, mas sem sentir o peso deles. Ana Rosa e Wlange Keindé acertaram na medida e entregaram uma narrativa leve, mas sensível, que não subestima as dores de suas personagens.

Em capítulos alternados, Dandara e Simone contam suas trajetórias em primeira pessoa. Ainda que as autoras tenham ficado responsáveis pela narrativa de cada uma das protagonistas, não há algo que destoe uma da outra: a leitura de Você Por Aqui? é, como um todo, homogênea, como se houvesse sido escrito por apenas uma pessoa. O que há de peculiar em cada uma se deve às próprias vozes das protagonistas, uma vez que suas personalidades não são as mesmas. Enquanto Dandara é mais espontânea, por exemplo, Simone é mais cautelosa. Inclusive, foi bastante fácil me identificar com o sentimento de angústia causado pela ansiedade de Simone, embora os motivos que a fazem se sentir assim sejam diferentes dos meus.

Pelo fato das protagonistas serem negras, um dos temas do romance é o racismo, já que ainda é impossível dissociá-lo da vivência de uma pessoa preta. A forma de como cada protagonista o experimenta no livro é diferente, demonstrando algumas das tantas facetas que o preconceito racial pode adquirir.

No geral, Você Por Aqui? me proporcionou uma leitura extremamente ágil e gostosa de se fazer, com personagens bem delineadas e um final bastante realista. Ainda que o leitor acompanhe as trajetórias de cada uma das protagonistas quase que em paralelo, já que elas vivenciam suas próprias caminhadas, temos, também, uma terceira história sendo contada: a de amizade entre Dandara e Simone. Recomendo a quem procura uma leitura leve e cativante, mas que, nem por isso, seja desprovida de debates importantes.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] Você Por Aqui? — Ana Rosa & Wlange Keindé"

Tereza Cristina Machado - 23, junho 2020 às (20:27)

Parece ser um romance super rápido de ler… pelo que entendi vemos aqui a questão da identidade. Fiquei curiosa por saber como ficou o desfecho da gravidez, da amizade (já até imaginei aqui o final).

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 23, junho 2020 às (23:22)

Aione!
Os livros sobre racismo estão cada vez mais em evidência e acho ótimo porque é um assunto que devemos mesmo discutir.
Não conhecia a editora nem essa série, mas achei interessante ver como as protagonistas se colocam, sobre suas personalidades e relacionamentos.
Deve ser uma boa história.
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha - 24, junho 2020 às (07:28)

Primeira resenha que leio sobre este livro e no comecinho achei que era algo mais voltado pro terror.rs não me pergunte pq pensei isso!
Mas foi uma grata surpresa ao ler que é recomeço, é reencontro,mas que também aborda esse assunto sério e que precisa muito ser levado diariamente, o racismo.
Como não conhecia o livro, já vai pra listinha dos desejados!!!!
Beijo

Amanda Almeida - 24, junho 2020 às (07:59)

Que gracinha toda a história do clube de assinantes e o tema com colaboração de duas autoras, infelizmente não participo de nenhum clube por assinatura, mas estou conhecendo tantos legais ultimamente, que se eu pudesse, entraria. Muito legal o fato do livro abordar um tema tão importante como o racismo, ainda mais de diferentes perspectivas. Parece mesmo ser uma leitura leve e gostosa!

Beijos,
Amanda Almeida

Anna Mendes - 24, junho 2020 às (10:07)

Oi Aione!
Adorei a resenha!
Acho que ouvi falar de Você Por Aqui? em algum vídeo de lançamentos.
Gostei muito da premissa e parece ser realmente uma leitura leve, envolvente e rápida de fazer.
Também parece ser uma leitura perfeita para fazer atualmente, já que trata do racismo.
Adoro quando o romance tem os pontos de vista intercalados entre os protagonistas.
Já vou colocá-lo na minha lista de desejados!! 🙂
Bjos!

eliane - 24, junho 2020 às (22:19)

não conhecia o livro mas só por trazer personagens negras já fiquei com vontade de ler
e se fala de verdadeira amizade melhor ainda ,bom presumo pelo que li da resenha acho que autora trata de melhores amigas .
espero ver mais publicaçoes assim
dica anotada

Theresa Cavalcanti - 25, junho 2020 às (10:44)

Olá, Aione

Fico tão feliz que mais livros com protagonismo negro estão sendo lidos!
Não conhecia esse, e fiquei com muita vontade de ler. Pena que teve uma tiragem limitada para os assinantes.
Espero que depois lancem pra todo mundo.

Beijos

Giovanna Talamini - 26, junho 2020 às (10:32)

Olá ♡
Que capa linda!
Acho legal essa parceria entre autoras, ainda mais quando cada uma fica responsável por um personagem, dando um pouco de suas personalidades para cada persona.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício