Coluna da Duhau #17 - Expressões e termos psicanalíticos | Minha Vida Literária
04

dez
2011

Coluna da Duhau #17 – Expressões e termos psicanalíticos

Hello people, tudo bem? Olha eu aqui de volta com mais uma Coluna da Duhau (adoro dizer isso, haha)! Essa semana eu tive inteiramente mergulhada em Freud, lendo “O mal-estar na cultura” (em breve resenha lá no blog) e, pra quem já leu Freud sabe, é necessário pesquisar, durante a leitura, conceitos, alguns termos específicos e até algumas palavrinhas no dicionário.
Então como minha mente tá totalmente “freudiana” esses dias, não poderia trazer pra vocês outro tema senão esse: expressões e termos psicanalíticos. Então, vamos nessa:

– COMPLEXO DE ÉDIPO –
  1. De acordo com Freud a criança entre 2 e 5 anos aproximadamente desenvolve intenso sentimento de amor pelo genitor do sexo oposto e grande hostilidade pelo do próprio sexo, a quem deseja eliminar como a um rival.
  2. Esses sentimentos geralmente são vividos com grande intensidade e ao mesmo tempo com grande ambivalência, pois embora odeie o genitor do mesmo sexo, que o impede de realizar seus desejos, também o ama por tudo de bom que ele representa.
– EGO –
  1. É uma das três instâncias (id, ego e superego) que Freud concebeu em um de seus modelos para explicar o funcionamento da mente humana.
  2. O ego é a parte organizada desse sistema que entra em contato direto com a realidade externa e através de suas funções tem capacidade de atuar sobre esta numa tentativa de adaptação. Por isso, estão sob o domínio do ego as percepções sensoriais, os controles e habilidades para atuar sobre o ambiente, a capacidade de lembrar, comparar e pensar.
– INSIGHT –
  1. Percepção pelo indivíduo dos significados, antes inconscientes, subjacentes e seus comportamentos e pensamentos.
  2. O Insight pode ser intelectual onde a compreensão do significado ocorre sem a vivência afetiva correspondente, ou emocional onde essa compreensão é acompanhada da descarga emocional.
– TRANSFERÊNCIA –
  1. É um processo pelo qual o indivíduo recapitula em suas relações atuais, especialmente com seu terapeuta, as relações que teve com seus genitores na infância.
  2. A transferência se dá geralmente com pessoas que representam alguma autoridade como no relacionamento professor-aluno, médico-paciente, patrão-empregado. Freud, a princípio encontrou na transferência um obstáculo para o tratamento, porém mais tarde utilizou-a como uma parte essencial do processo terapêutico.
– INSCONSCIENTE –
  1. É possivelmente o conceito mais fundamental da teoria freudiana. Em seu trabalho Freud demonstrou que o conteúdo da mente não se reduz ao consciente, mas que pelo contrário a maior parte da vida psíquica se desenrola em nível inconsciente.
  2. Ali se encontram principalmente idéias (representações de impulsos) reprimidas,  estas idéias reprimidas aparecem de forma disfarçada nos sonhos e nos sintomas neuróticos principalmente e é através do seu conhecimento que podemos chegar até o conflito neurótico durante um processo terapêutico geralmente.
Eu sei que o tema não é de fácil compreensão, mas acho que vale à pena sempre estar pesquisando sobre a biografia e todos os estudos de Freud, pois sempre teremos algo novo para aprender e além de ser super interessante (pelo menos na minha opinião) tentar entender a mente humana.
Espero que tenham gostado do tema! E a dica é: leiam Freud! Qualquer coisa, tudo o que ele escreveu tem uma importância enorme para a psicanálise, psicologia e até para psiquiatria moderna.
Enfim, tenham todos uma ótima semana! o/
Beijão,
OMG Pri!!
Eu amei demais o tema dessa semana!
Adoro psicologia e psicanálise, sou fã de Freud, não tinha como não gostar desse post, tenho vontade de fazer psicologia só por gostar do tema! Já conhecia as palavras, mas amei vê-las aqui!
E já sabem, não é? Visitem o Livrificando!




Deixe o seu comentário

15 Respostas para "Coluna da Duhau #17 – Expressões e termos psicanalíticos"

Igor Gouveia - 04, dezembro 2011 às (21:12)

Duhau (:

Adorei o tema proposto! Eu tenho muita vontade der ler esse livro que você leu, muito legal. Só conhecia um termo desses e foi bem legal conhecer os outros!

Abraços!

Lis - 04, dezembro 2011 às (22:38)

Oi!!
Adorei o post, eu adoro temas voltados a Freud, e é interessantíssimo sempre conhecer mais.
Já li trechos de um ou outro livro, mas alguns termos aí eu não conhecia.
Adorei…
Beijos
Lis – Batalha Literária

Luana Feres - 04, dezembro 2011 às (22:56)

Olá! Eu gostei do post, apesar de já conhecer as palavras. O complexo de Édipo é bem comum, né? Tipo, quando pequenos, algumas crianças tem um amor aparentemente maior pelo genitor do sexo oposto mesmo. Eu gosto muito desse tema, apesar de conhecer muito pouco também. Tenho uma amiga que é fissurada, daí eu escuto algumas coisas do genero vez ou outra, haha.

Beijos

Érica Lopes - 05, dezembro 2011 às (13:28)

Gosto muito desse mundo da psicológia!
Freud é o mestre!! rs

Esmalte de Morango - 05, dezembro 2011 às (13:44)

Confesso que tenho um certo trauma em relação a Freud já que fiquei os ultimos dois anos estudando sobre ele. rs
Dessas palavras eu só não conhecia o significado (por Freud)de transferencia (é capaz de estudar sobre isso no próximo ano). haha

Beijos
http://manialiteraria.blogspot.com/

Evellyn - 05, dezembro 2011 às (13:56)

Ahh
eu gosto bastante de psicologia apesar de ser uma coisa que não é tão fácil de entender assim.. de cara! Mas isso que vc comentou é mesmo mt interessante e alguns eu conhecia… só não sabia essa definição freudiana né?

beijos
Hey Evellyn!

Pabline - 05, dezembro 2011 às (15:11)

Nos meus tempos de escola, já estudei um pouco sobre Freud, mas nunca li nada escritor por ele ><
E tenho que me envergonhar porque na biblioteca, que é praticamente a minha segunda casa, tem um prateleira cheia de seus livros 😛
Mas vou sim procurar ler algo dele.
Ótimo post.
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Beatriz Gosmin - 05, dezembro 2011 às (15:38)

Minha pessoa com este post: :DDD

Eu pretendo (quase certamente) ser psicóloga, portanto sei que vou ter que estudar e muito Freud e suas ideias revolucionárias sobre a mente humana. xD

Adorei o post, a maioria das coisas eu já sabia (vi na escola) mas outras não.

Beijos
Bia | Blog Livros e Atitudes

Lucas Martins - 05, dezembro 2011 às (15:43)

A Pri arrasou!
Adorei o tema! Super interessante os termos, não conhecia. Acho o mundo da psicanálise genial! Super complexo e inteligente.
😛
Bjs!

Alinne - 05, dezembro 2011 às (16:12)

Oi Pri.
Adorei o tema!
Muito interessante e complexo.
Beijos.
Books e Desenhos

Julia G - 05, dezembro 2011 às (16:28)

Nossa, eu não gosto desse tema, mas ficou até interessante da forma como foi colocado.
Tive que estudar isso na faculdade, mas meu forte definitivamente não são as humanas!

Beijinhos

Van Castro - 05, dezembro 2011 às (16:53)

Muito interessante esse tema! O que se passa na nossa mente sempre é interessante 😀
Beijos

Milena - 05, dezembro 2011 às (17:50)

Oi, Pri!
Já conhecia esses termos (quero ser psicóloga, adoooro Freud hahaha) e são bem interessantes! Duas coisas que me chamam muita atenção é o “Complexo de Édipo” e o “Inconsciente”. Com o inconsciente, por exemplo, entram os sonhos, que são nada mais nada menos do que as representações dos nossos desejos reprimidos (em alguns casos). Por isso que a interpretação de sonhos é diferente de pessoa para pessoa.

Enfim, quando eu for psicóloga vou ler e estudar sobre tudo isso, hahaha.
Beijos!

Eduarda Menezes - 05, dezembro 2011 às (22:14)

Nossa, tô vendo que pelo menos duas pessoas aí em cima querem ser psicólogas – boa sorte gente, é realmente uma profissão muito interessante!

Adorei o post, acho todo estudo deixado por Freud muito interessante e vez por outra me aventuro em ler algumas de suas teorias. Já estava familiarizada com a maioria dos termos acima, mas não todos e gostei de conhecer um pouco mais sobre cada um!

Beijão para as duas fofas! =*

Lygia Netto - 07, dezembro 2011 às (12:36)

Freud é mt complexo para minha pobre cabecinha voltada para exatas, Pri!
Acho que vou passar, hein?

Mas mt curiosa a coluna! 😀

Beijos
Lygia
Brincando com Livros

Últimas Resenhas

Calendário de posts

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019

<div class="titulo desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-2019"><h6>Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por