O “Livros na Telona” de hoje vai ser de um livro que já resenhei aqui no blog e, por isso, não vou me ater a muitos detalhes sobre a história. Farei um resumo do que disse na resenha para não ficar muito repetitiva e focarei mais na análise do filme!
Espero que gostem!
Sobre o Livro
Título: Delírios de Consumo de Becky Bloom Autor: Sophie Kinsella Editora: Record Número de Páginas: 428 Ano de Publicação: 2001 Skoob:Adicione Compare e Compre:Buscapé
Como já disse anteriormente, o livro já foi resenhado e a resenha pode ser conferida aqui.
No primeiro livro da série escrita por Sophie Kinsella, conhecemos Rebeca Bloomwood, repórter de uma revista financeira de Londres e viciada em compras. Sabe aquele prazer que sei que vocês compartilham comigo a cada novo livro comprado? Imagine sentir esse prazer com qualquer compra. Se apenas o mundo literário já nos leva a falência, como seria se esse mundo fosse muito mais abrangente?
Sou suspeita para falar das obras de Sophie Kinsella, pois, para mim, ela é a rainha dos chick-lits (mil perdões, Meg!). Sophie escreve com maestria as diversas situações em que Becky se envolve, soube criar uma personagem cativante e, ao mesmo tempo, tão alienada em seu próprio mundo que nos dá vontade de acordá-la para a realidade, conforme aumenta o nervosismo pelas dívidas crescentes dessa londrina shopaholic.
O livro é divertidíssimo! Narrado em primeira pessoa, fica possivel acompanhar os pensamentos e divagações de Becky, sempre muito criativos. Quanto a história, ela é desenvolvida de maneira agradável e fluida, permitindo um bom fluxo de leitura.
O que mais amei em todo o livro foi o final. Sabe quando você se empolga, torce pela protagonista e vibra com os acontecimentos? Comigo foi assim e, ao fechar a última página, fiquei com aquela sensação de ter lido algo que me agradou e muito. Becky sem dúvida alguma me conquistou ao provar que as aparências, de fato, enganam e que podemos nos surpreender (e muito) inclusive com nós mesmos!
Sobre o Filme
Talvez por ter gostado demais do livro, a adaptação cinematográfica não me agradou.
Dando créditos merecidos: o filme é sim divertido e Isla Fisher deu vida à Becky de maneira belíssima! A atriz é espirituosa, fofa, linda e conseguiu captar exatamente a essência da Becky do livro!
Entretanto, o que me desagradou na adaptação foi a história.
Até ler a continuação de “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, eu não conseguia entender como o filme e o livro poderiam ser tão diferentes entre si. Somente após ler “Delírios de Consumo na 5ª Aveninda”, também resenhado aqui, é que entendi que o filme, na verdade, mixa os dois primeiros volumes da série.
Para aqueles que não leram os livros, o filme certamente agrada, afinal, é realmente divertido e uma boa escolha para lazer. Mas aos que leram, o filme pode ser decepcionante. Muitos fatos foram modificados, já que acontecimentos do primeiro livro são misturados aos do segundo, além de que o final, que tanto me agradou, não existe no filme. Aliás, o filme se inicia no primeiro livro, durante seu desenvolvimento integra fatos dos dois primeiros e termina como o segundo volume, mesmo assim com algumas modificações.
É claro, sei que filmes nunca são cópias exatas dos livros, mas quando há tantas alterações, sempre fico com a pergunta: por que fazer uma adaptação cinematográfica homônima ao livro e modificar tanto de seu desenvolvimento?
Um palpite, aqui, para que essa integração entre os dois livros tenha acontecido para originar o filme foi que, como dito nas resenhas, o verdadeiro amadurecimento de Becky não acontece em “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, apenas em sua continuação. E amadurecimento é um fator importante na história, as personagens precisam evoluir. Acredito que não havia o interesse em adaptar toda a série, assim os livros foram mixados para originar um filme único. Pensando por esse lado, o trabalho foi muito bem feito, pois há encadeamento lógico dos fatos e a história não ficou falha.
Dessa maneira, recomendo o filme principalmente aos que não leram o livro. Certamente será divertido e valerá a pena assisti-lo! Ademais, o figurino do filme merece destaque: é tudo tão colorido e cheio de vida! Outro ponto que super vale a pena é ver o Hugh Dancy como Luke (suspiros).
Já aos que leram, o filme também é recomendado, afinal, acho sempre válido que cada um assista e tire suas próprias conclusões! Mas não vá assistir esperando ver o livro nas telas, aqui é realmente um caso de adaptação: a idéia serve de base para uma terceira história, oriunda da junção das duas histórias dos dois primeiros livros acrescida de detalhes inexistentes na obra de Sophie Kinsella.
Pois é, fico feliz por ter visto o filme antes de ler os livros!
Acho que até gostei mais do 2º livro (fiquei com menos raiva da Becky nesse livro, porque já sabia o que esperar das alucinações dela rs)… e queria ter visto mais dele no filme também! Mas, apesar de ser bem diferente, o filme também é divertido! ^^
Eu, e a capacidade de começar a assistir um filme e nunca terminar. Gostei do pouco que vi, e agora com o trailer deu vontade de continuar, rsrs. Eu morro de curiosidade para ler algo da Sophie Kinsella, mesmo não gostando muito de chick-lit. Todo mundo fala bem, e não deve ser a toa! Ficou muito bom mesmo! Adorei o filme desta semana, Mi. Bjão!
Olá!! Não é primeira vez que vejo a indicação deste filme, mas adorei ver que tem o livro e fiquei louca pelos dois!! Parece ser muito bom!! bjinhos http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
Adorei esse livros na telona,também sou super fã da Sophie Kinsella pois os dois livros que li até agora, O Segredo de Emma Corrigan e Menina de Vinte são ambos maravilhosos! Não li Becky Bloom mas assisti o filme e simplesmente adorei, dei altas gargalhadas na sala do cinema, mas talvez tenha gostado tanto justamente pelo fato de não ter lido o livro para ter algo com que comparar! Também acho muito ruim quando a adaptação muda demais a história e as vezes mesmo quando o filme é muito bom (como eu acho nesse caso) os fãs acabam não gostando dele justamente por isso! Não sabia que o filme era a junção dos dois livros, foi ótimo saber na verdade porque estava pensando em comprar o box dessa série e as vezes acho chato ler um livro que já sei tudo que vai acontecer, mas pelo que você disse esse não é mesmo o caso e provavelmente irei me surpreender bastante com as cenas hilárias que só a Sophie sabe criar! (Adoro a Meg, mas os únicos dois lviros que li na Sophie até agora superam e muito os chick-lits da autora)! ^^
Eu já assisti o filme e amei *-* Não li o livro, e até tenho certa curiosidade, mas como já assisti, acho que não leria. Sei lá porque ‘-‘ Adorei o post!
Huhuhuh legal essa coluna flor! Eu primeiro assisti pra depois ler o livro. Acabei ganhando a versão bolso e tal.. Gostei dos dois. Não achei o livro aquelas coisas óh meu Deus que show! Talvez por eu não ser viciada em roupas e sim em compras de livros, sei lá! Mas as continuações eu ainda não li então pode ser que eu me decepcione também, não sei… Por eu ter visto o filme primeiro não cheguei a ficar tão decepcionada sabe?? Mas é bom saber que até o terceiro livro tem um envolvimento bacana da Becky, amadurecimento e tal!!! *-*
Ainda não li nem assistir ao filme, minha amiga tem ele. Acho que vou pedir emprestado XD É sempre assim; normalmente sempre achamos que as adaptações nas telonas nunca são tudo o que o livro foi. Estava até olhando um dia desses esse filme na locadora, mas não peguei XD Mas na próxima vou pensar em pega-lo. BJ Aione!
Eu amo muito a Sophie Kinsella e amo muito Becky Bloom! Para mim, ela é uma das melhoras personagens. :)Amo o filme e é um dos meus preferidos, mesmo não tendo nada haver com o livro. O Hugh me faz doida toda vez que vejo o filme. Ai, ai, Luke. Por que eu não posso conhecer um igual a ele? HUAHAU. E a Isla é muito fofa e uma ótima atriz! Ótima atriz no papel da Becky! Adorei a resenha e ainda mais sendo de um livro/filme que amo! Beijos ;*
não ficou tão fiel, mas foi legal! esse ator qe fez o luke é fofinho, mas ele não tem cara de luke sabe? o luke tem que ser um pouco mais velho! e sexy! huahua bj
Ainda não assisti nem li. Mas pelo que disse, e melhor começar pelo filme e depois ir aos livros. Acredita que ainda não li nada da autora? E como amoo chick-lits, assim que eu o ver vou pegar para ler! rs’
Oi, Aione! Nunca li nenhum livro da série, mas até que gostei do filme. Só acho ruim quando eles mixam assim dois livros, porque acaba cortando mais do que o normal. Como sempre, é difícil algum filme superar o livro, sempre tem modificações!
Ai eu AMO esse filme, tão divertido, e as roupas, como você mesmo comentou são tão coloridas e lindas, ficava babando. Como você já sabe não li esse livro, vou me arriscar no meu primeiro livro desse gênero semana que vem, comprei um no sebo, o nome é Ainda agarro esse Homem, vms ver se gosto! E claro, tenho que falar que a influência é toda sua! ahuahauh
Não vi o filme e nem li os livros ainda, mas sei como é chato se decepcionar, isso já aconteceu várias vezes comigo, as vezes a nossa expectativa é tanta que não corresponde exatamente com o que esperávamos.Um filme que assisti e gostei, mas não foi aquilo tudo por mudarem bastante a história do livro, foi o Água para Elefantes. Beijos. Books e Desenhos
Ainda não li nem assisti ao filme, mas com certeza já ouvi falar… Além do mais muito bem, hein? O assunto abordado no livro é muito interessante, principalmente pelo vício das pessoas em comprar, comprar e comprar. Ou até mesmo quando se tem problemas…
Pelo que vejo o filme é realmente colorido, né? Que legal. (Coisa colorida é sempre bom! Haha)
Sempre é assim! O livro é beeeeeeeem melhor que o livro! Acho isso mara, e concordo plenamente quando me é citado!
Eu estava assistindo esse filme, e do nada parei. Não lembro o porquê. Só sei que parei. rs Não tenho interesse em ler o livro, e muito menos tentar ver o filme de novo. Eu sei, posso me arrepender. Mas sei lá, não sinto vontade. Mas uma coisa que eu gostei, do começo do filme – a parte que eu assiti – foi as roupas da Becky. rs
Como eu não li os livros, eu AMEI o filme, e me matei de rir. Não tenho muita vontade de ler os livros, não sei o porquê disso, mas acho que tenho vontades mais urgentes. Acredito que o livro deve ser mesmo maravilhoso, já que a Sophie escreve maravilhosamente bem!
Mi, Assim como grande parte das meninas por aqui, eu não li os livros e adorei o filme. Tornou-se um daqueles ao qual eu assisti várias e várias vezes. Uma diversão tamanha! A Becky me fez rir e me emocionar com seu jeitinho meio alegre e descontrolado. Até tive uns relapsos meus nela, sabe? nhahahaha E o Luke, oooun, o Luke! Uma graça. Não sei se leria os livros a uma altura dessas, pois acho que acabaria perdendo a minha utopia com o filme de antes… Valeu pela postagem, gostei muito dos pontos ressaltados e das fotos que ilustraram perfeitamente o Becky Bloom way of life.
Não li os livros e nem vi o filme. Os livros estão bem caros e o filme foi falta de oportunidade mesmo. Vou ver se acho os livros em alguma feirinha com preço camarada.
Assisti o filme primeiro do q o livro…e confesso gostei mais do filme do q do livro. A única coisa q não gostei do livro é q o romance só aconteceu no final.Quero muito ler a série…
Eu já assisti ao filme e gostei muito, antes de assistir eu não sabia que era originado de um livro. Quando fiquei sabendo que tinha o livro eu fiquei muito curiosa para ler. Faz um bom tempo que quero ler, mas vai ser uma das minhas próximas compras 🙂
Pois é, fico feliz por ter visto o filme antes de ler os livros!
Acho que até gostei mais do 2º livro (fiquei com menos raiva da Becky nesse livro, porque já sabia o que esperar das alucinações dela rs)… e queria ter visto mais dele no filme também!
Mas, apesar de ser bem diferente, o filme também é divertido!
^^