[Resenha] Inesperadamente Você — Deborah Strougo - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
22

mar
2022

[Resenha] Inesperadamente Você — Deborah Strougo

Alice Bastos é uma residente de pediatria que está passando por uma situação complicada após o derrame do pai. Para pagar os custos do tratamento, ela decide vender a casa e morar em um local mais simples e próximo ao hospital em que ele está internado.
Quando surge uma oportunidade de comprar um ótimo apartamento com o preço em conta, Alice não pensa duas vezes antes de fechar o negócio. O que ela não esperava era ser vítima de um golpe que a obrigaria a dividir a moradia com Theo Leone, um profissional de TI arrogante, mal-humorado e bonito demais.
Porém, apesar dos desentendimentos, ambos descobrem que morar sob o mesmo teto pode ser a melhor coisa de suas vidas.

 

Ficha Técnica

Título: Inesperadamente Você
Autor: Deborah Strougo
Editora: Coerência
Número de Páginas: 316
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 

Resenha: Inesperadamente Você

Inesperadamente você é o romance de estreia de Deborah Strougo, que foi publicado em 2018 pela editora Coerência. Ganhou um spin-off, Sempre Foi Você, protagonizado pelo irmão de Theo, mocinho do primeiro livro.

Alice é residente de medicina e tem sua vida virada do avesso quando o pai sofre um AVC e entra em coma. Sem alternativas para pagar o tratamento, ela se vê obrigada a vender a casa da família. Por um golpe de sorte, consegue se mudar para um apartamento muito mais próximo do hospital onde trabalha e onde seu pai está internado… até descobrir que caiu um golpe e precisará dividir o teto com Theo, que comprou o mesmo lugar que ela.

Apesar de ser sua obra de estreia, é possível encontrar em Inesperadamente você a narrativa ágil, fluida e divertida que caracteriza os livros de Deborah Strougo — mesmo que tenha sido possível notar o amadurecimento posterior da escrita da autora, pensando em seus trabalhos mais recentes. Em primeira pessoa, a história é contada por Alice, o que dá o tom da leitura: apesar dos momentos de angústia por conta dos problemas enfrentados, o que se destaca é a leveza e o humor. 

Como o foco de Inesperadamente você está no romance, esse é principalmente o conflito desenvolvido ao longo das páginas — ou seja, a relação entre Alice e Theo. Portanto, mesmo que a protagonista enfrente boas doses de dificuldades, sobretudo no começo, as resoluções são facilitadas, de maneira que a autora possa se debruçar no casal sem se preocupar tanto com as tramas paralelas.

De qualquer maneira, tanto os personagens de apoio contribuem para que Inesperadamente você seja agradável de ler quanto a condição do pai de Alice permite um toque de maior sensibilidade à leitura. A família é um tema importante na história, assim como a autora inclui, mesmo que sem aprofundamento, os limites éticos e emocionais de se manter um familiar entre a vida e a morte.

Assim, Inesperadamente você entrega um romance gostoso e divertido de se acompanhar. Há somente uma cena sensual, o que não o caracteriza como erótico. O enredo acompanha, principalmente, o dia a dia dos personagens, então tem uma atmosfera aconchegante do quotidiano. Minha ressalva se deu apenas em relação a alguns comentários pontuais que aparecem na narrativa, como, por exemplo, a visão totalmente negativa do sistema público de saúde. Finalizei a história de Alice e Theo curiosa para conhecer a de Isabella e Victor!

 

Série Você





Deixe o seu comentário

Uma resposta para "[Resenha] Inesperadamente Você — Deborah Strougo"

Deborah Strougo - 28, março 2022 às (09:08)

Aaaah que delícia de resenha! Fiquei tão feliz quando soube que estava lendo meu primeiro livrinho e fico mais feliz ainda em saber que foi uma boa leitura.

Obrigada pelo carinho e apoio de sempre, amiga ❤️

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2022 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício