[Resenha] Amor ou algo assim — Mariana Chazanas - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
23

fev
2022

[Resenha] Amor ou algo assim — Mariana Chazanas

Raffa passou a vida inteira tentando provar que Caê estava errado. Vinte anos depois de escapar do bullying diário que sofria nas mãos do inimigo, o ator está no auge: é estrela da novela mais popular do país, rico, atraente e no controle de sua vida; não está mais a mercê de ninguém. Porém, nada disso importa. O que Raffa realmente gostaria era de um acerto de contas com a pessoa que mais o fez sofrer.
Ele finalmente tem sua chance quando, ao voltar para sua cidade natal para o casamento da irmã, os dois se reencontram. Ao contrário de Raffa, Caê está lutando para se sustentar após uma falência, no pior momento de sua vida. De início, parece a chance perfeita para devolver cada humilhação, mas como retribuir uma vida de bullying quando a atração que sente por seu arqui-inimigo segue firme e forte, mesmo após tanto tempo?
Afinal, será que Caê merece uma segunda chance? E quem Raffa irá se tornar, caso consiga perdoar a pessoa que passou tanto tempo odiando?

 

Ficha Técnica

Título: Amor ou algo assim
Autor: Mariana Chazanas
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 126
Ano de Publicação: 2021
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

 
 
 

Resenha: Amor ou algo assim

Amor ou algo assim é a novela contemporânea de Mariana Chazanas, cuja escrita conheci através do romance histórico A Estrada Para São Paulo. Publicada de maneira independente na plataforma KDP da Amazon, foi uma leitura rápida e envolvente, que confirmou meu gosto pelas histórias da autora.

Na adolescência, Raffa sofria bullyings diários nas mãos de Caê. Mesmo após vinte anos e sendo atualmente um ator de sucesso, o rancor permanece — assim como a vontade de um acerto de contas. Quando Raffa se vê obrigado a voltar à cidade natal para o casamento da irmã, a oportunidade surge antes que ele pudesse imaginá-la.

Narrado em terceira pessoa, acompanhando a perspectiva de Raffa, Amor ou algo assim me conquistou desde os primeiros parágrafos, seja pela escrita convidativa de Mariana Chazanas, sejam pelos mistérios sugeridos a respeito do passado dos personagens. Embora saibamos que algo muito impactante entre eles tenha marcado a adolescência de ambos, só vamos descobrir os pormenores no final do enredo. Até lá, pistas vão sendo insinuadas aos poucos. Aliás, essa é uma característica da narrativa: sugerir emoções e acontecimentos, em vez de dizê-los de maneira explícita, convidando quem lê a interpretar o que foi dito. Sendo uma novela — e, portanto, uma narrativa mais curta —, a história é muito bem aproveitada dentro do espaço que tinha para ser desenvolvida, entregando, também, uma leitura mais rápida.

Sem sombra de dúvidas, a atmosfera de Amor ou algo assim é de tensão. O passado complicado e não revelado traz a tensão angustiante, já que não sabemos o que houve e tememos a revelação por seu potencial arrasador — mesmo continuando curiosos por ela. Contudo, a maior tensão narrativa diz respeito à eletrizante química sexual entre Raffa e Caê. Mariana Chazanas trabalha muito bem os sentimentos mal resolvidos entre os personagens, mesclando ressentimentos com atração e tornando tudo confuso para os dois. E, embora haja tantos sentimentos carregados permeando a leitura, ela consegue ser leve e muito gostosa de se acompanhar.

Em relação a possíveis conteúdos sensíveis, Amor ou algo assim faz referência à tentativa de suicídio e automutilação, mas não de maneira gráfica, assim como aborda bullying e abuso familiar. Também, traz cenas eróticas, não sendo recomendado para menores de 16 anos.

Em linhas gerais, adorei Amor ou algo assim sobretudo por trazer sentimentos tão intensos e viscerais, retratando personagens confusos e nada perfeitos — ao contrário, extremamente humanos. Assim como em A Estrada Para São Paulo, os relacionamentos aqui são complexos, afetados por inúmeras camadas, e adorei como Mariana Chazanas desenvolveu Raffa e Caê e suas devidas redenções. Fica o elogio, também, à maneira de como a autora conseguiu manter uma leitura leve, apesar dos temas abordados e da atmosfera de tensão.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2022 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício