[Resenha] Guia astrológico para corações partidos — Silvia Zucca | Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
02

out
2020

[Resenha] Guia astrológico para corações partidos — Silvia Zucca

Alice tem certeza de que está vivendo um inferno astral. Será que as dicas de seu guia astrológico poderão ajudá-la?
Quando Alice recebe, na mesma semana, a notícia de que seu ex vai se casar e de que a empresa onde trabalha contratou um consultor chamado David Nardi para avaliar e demitir parte do pessoal, ela tem certeza de que está vivendo um inferno astral.
E tem razão.
Tito, seu melhor amigo e super entendido de astrologia, jura que é um péssimo momento para ser de Libra, mas que as estrelas também estão lá para nos dizer os dias mais auspiciosos para a esfera profissional ou para encontrarmos nossa alma gêmea.
Embora cética, Alice decide apostar nas dicas de seu guia astrológico, mas, estranhamente, a astrologia não a protege de encontros péssimos, decepções terríveis e algumas pequenas surpresas emocionantes. Por exemplo: por que David lhe parece cada vez mais interessante, se seus quadros astrológicos são a combinação para um desastre?

 

Ficha Técnica

Título: Guia astrológico para corações partidos
Título original: Guida astrologica per cuori infranti
Autor: Silvia Zucca
Tradução: Joana Angélica d’Ávila Melo
Editora: Suma
Número de Páginas: 360
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Resenha: Guia astrológico para corações partidos

Guia Astrológico Para Corações Partidos é o chick-lit da italiana Silvia Zucca, publicado no Brasil em 2016 pela editora Suma (na época, Suma de Letras). Reunindo muito humor e astrologia, a história acompanha a jornada de Alice.

O momento não está nada propício para librianos, e Alice é a prova viva disso. Não bastasse seu desastroso histórico de relacionamentos, ela recebe a notícia de que seu ex vai se casar e que um novo consultor foi contratado para melhorar as finanças da empresa onde ela trabalha, o que pode resultar em uma demissão. Assim, ela se permite ser guiada pelos astros, em uma tentativa de minimizar os acontecimentos ruins que a rodeiam.

O humor é o que fala mais alto na escrita de Silvia Zucca. A narrativa em primeira pessoa permite tanto uma grande proximidade entre Alice e o leitor quanto imprime, em cada página, o tom dramático e exagerado que é próprio da protagonista. Além disso, as próprias piadas feitas pela autora são muito bem sacadas — embora haja algumas problemáticas, que fazem humor com situações e temas não mais aceitos como engraçados, considerando-se que o livro foi originalmente publicado cinco anos atrás. Também, o fato da protagonista ser apaixonada por filmes faz com que Guia Astrológico Para Corações Partidos tenha diversas referências, inclusive nos títulos dos capítulos, que trazem trocadilhos entre astrologia e títulos de filmes. Adorei, também, as descrições caricatas de cada signo.

Foi principalmente o humor e a questão astrológica o que me aproximaram de Guia Astrológico Para Corações Partidos. Essa foi a comédia romântica que li em que os signos mais estão presentes e, por ser uma temática do meu interesse, foi um destaque. Contudo, com o passar dos capítulos, esses dois aspectos começaram a ficar um pouco cansativos, visto que a personagem continua a enfrentar situações muito similares até o fim, que saturam o humor, e aprofunda-se cada vez mais na questão astrológica, a ponto de usar termos que não fazem sentido para quem tem um conhecimento mais básico do tema. Mesmo que a intenção seja a de mostrar o exagero astrológico de Alice e a forma absurda com que ela passa a fazer uso da astrologia, foi também fatigante. Ainda, não fui de todo cativada pelos personagens. Embora tenha gostado de Tito, melhor amigo de Alice, sua melhor amiga, Paola, nem sempre me agradou — embora ela faça um bom contraponto à Alice — e o próprio mocinho teve seus momentos questionáveis. 

Dessa maneira, fiquei com a sensação da trama e da atmosfera da leitura não saírem muito do mesmo lugar. Deixei de fazer uma leitura atenta, me dispersando em vários momentos. Ainda assim, gostei bastante do epílogo — o capítulo final achei um tanto quanto abrupto. Acho que ele amarrou bem a história, mostrando a evolução da personagem e entregando, também, uma gostosa reviravolta, com uma cena digna de causar suspiros. 

No geral, Guia Astrológico Para Corações Partidos começou muito promissor e me arrancando gargalhadas, mas acabou por me cansar em seu desenvolvimento, voltando a ter uma melhora ao final do livro. É uma leitura divertida, para se passar o tempo, e pode funcionar melhor se envolver o leitor por toda a narrativa.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] Guia astrológico para corações partidos — Silvia Zucca"

Angela Cunha - 03, outubro 2020 às (08:15)

Eu ainda não conhecia o livro,mas acredito que é uma leitura gostosa para ser feita sem muita pretensão. Se faz sorrir no começo, se perde no meio e termina bem, já é! rs
E mesmo não sendo ligada a signos e afins, sei que isso mexe muito com a cabeça e vida de muitas pessoas.
Se tiver oportunidade, claro que lerei.
Beijo

Anna Mendes - 04, outubro 2020 às (14:27)

Oi Aione!
Que legal você ter feito a resenha desse livro! É um livro que já ouvi falar há algum tempo….
Parece ser uma história bem leve e divertida, e gostei de saber que a narrativa é feita em primeira pessoa e que há referências legais, principalmente à filmes.
Também curto bastante essa questão de astrologia.
Pena que a leitura se tornou cansativa.
Fiquei curiosa para fazer a leitura, mas se eu fizer, vou abaixar minhas expectativas 😉
Bjos!

Luana Martins - 04, outubro 2020 às (18:02)

Não conhecia o livro, tem uma premissa que agrada. Uma pena que em certos momentos possa se torna uma leitura cansativa.
O lado bom que tem referência a filmes, e faz o leitor dar boas risadas.
Quando tiver chance de ler, vou sem expectativas. Possa ser que para mim a experiência de ler seja diferente.
Beijos

Scheila - 05, outubro 2020 às (11:36)

Oi, Aione!
Ah eu amo um Chick-Lit assim engraçado!
Achei demais esse enredo, e confesso que me decepcionei quando cheguei na parte da resenha que você diz que no meio do livro começou a ficar cansativo.. eu estava tão empolgada kkk. Mesmo assim, gostei que no final você achou que melhorou com a reviravolta toda..
Confesso que não sei muito sobre astrologia, mas eu amo e acredito super que os signos combinam com a personalidade de cada pessoa.
Eu acho que vou gostar desse livro, mesmo com a parte de ser cansativo, espero que isso não desmotive minha leitura.

Amei a resenha!
Beijos <3

Amanda Braga de Almeida - 06, outubro 2020 às (11:05)

Adoro tudo que aborde astrologia (apesar de não acreditar em inferno astral, especificamente) e esse parece ser um livro muito divertido. Minhas primeiras impressões foram um pouco parecidas com as suas, embora eu só tenha lido a sinopse haha. Uma pena não ter funcionado para você, o livro tinha tudo pra ser mais leve e ótimo.
Beijos

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 06, outubro 2020 às (20:32)

Aione!
Bem vi que deu destaque a parte de libra…kkkkkkkk Por que será?
Bem, adoro chick list e ainda mais astrologia, afinal, meus pais foram astrólogos e convivi minha vida inteira com esse tema: efemérides, cálculos astrais, signos, características, análises personalizados, enfim, tudo relacionado a esse universo tão atrativo.
Ler um livro que foca nesse tema é instigante.
Uma pena que algumas coisas não deram certo no desenvolvimento…
cheirinhos
Rudy

Lara Cardoso - 07, outubro 2020 às (18:37)

Parabéns pela resenha!
Amo as suas resenhas
Mas não é um gênero que eu goste.
Beijos!

eliane - 16, outubro 2020 às (20:28)

Ola
Bom eu náo fiquei muito entusiasmada para ler .náo curto narrativas em primeira pessoa .sei que hoje muitos livros sáo narrados dessa forma e eu fico procastinando ler livros assim .eu fujo enquanto posso kkk.
Achei interessante a autora fazer referencia a filmes e quantos aos signos eu náo acredito mas para quem gosta de astrologia esse livro deve ser um prato cheio .Mas náo descarto uma leitura náo .

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2020 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício