[Resenha] A Noiva Fantasma - Yangsze Choo | Minha Vida Literária
10

mar
2020

[Resenha] A Noiva Fantasma – Yangsze Choo

Título: A Noiva Fantasma
Título original: The Ghost Bride
Autor: Yangsze Choo
Tradução: Leandro Durazzo
Editora: DarkSide Books
Número de Páginas: 360
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma…
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.

Em A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo, a Darkside Books traz um pouco da Malásia e a história macabra das mulheres que, ainda hoje, se casam com homens que já faleceram. Uma tradição bem diferente da nossa realidade e costumes.

A família de Li Lan não está vivendo bem financeiramente, isso pelo fato dos negócios do seu pai terem ido à falência. Quando tudo parece perdido para a família, surge uma proposta com a possibilidade de mudar o rumo da sua vida para sempre. O casamento arranjado com o herdeiro de uma família rica e poderosa não é incomum, exceto o fato de que o noivo está morto. Para aquietar um espírito e manter a estabilidade de seu lar, Li Lan precisa abrir mão de sua liberdade — e, talvez, de muito além disso.

Yangsze Choo é uma romancista malaia que foi finalista da premiação Goodreads Choice com A Noiva Fantasma, seu primeiro romance, e que agora encheu os olhos dos leitores do clube do livro de Reese Witherspoon ao ter The Night Tiger indicado pela atriz.

Esse é um livro que trabalha bem vários gêneros juntos: fantasia, romance, suspense e drama são mesclados à bagagem cultural e religiosa como presença constante no cenário e vida dos personagens. Eu gosto bastante de me aventurar por livros de países diferentes, que me transportam para situações fora do quadrado em que vivo. Acho que isso vai muito além de uma experiência literária, está mais voltado à criação de empatia.

Quando conheci a história da Li Lan, me emocionei muito. Vi todo o peso familiar sendo jogado sobre as costas das mulheres, tendo que uma menina de dezesseis anos acreditar ser a única que pode salvar a família da miséria, doando-se fisicamente e emocionalmente para isso. E é devastador o quanto isso está ligado à realidade. Em A Noiva Fantasma temos essa protagonista determinada e inteligente, demonstrando uma desenvoltura impressionante ao lidar com os percalços pelos quais está passando. É um livro de luta constante, de crescimento e amadurecimento.

Além de uma boa protagonista, temos ótimos personagens secundários, que, apesar de se manterem bem ligados aos seus arquétipos de mau e bom, traçam passagens favoráveis para a evolução de Li Lan e da história também. Vejo a presença deles muito como escadas direcionando ao cerne da obra, em constante crescimento, instigando o leitor e entretendo também. É uma obra que vale por seus personagens.

O livro teve uma adaptação cinematográfica que saiu pela Netflix, sobre a qual ouvi comentários positivos, apesar de ainda não ter assistido. A Darkside traz sempre boas histórias de terror, mas seu selo focado em romances góticos é tão primoroso quanto, e A Noiva Fantasma é uma boa pedida para você que quer começar a se aventurar pelo catálogo.





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] A Noiva Fantasma – Yangsze Choo"

Luana Martins - 10, março 2020 às (20:46)

Oi, Francine
Quando o livro é da Darkside ele por si só é um espetáculo a parte, capa belíssima!
Li Lan mesmo sendo uma moça nova ela tem muitos problemas e esse peso de carregar a família nas costas e sair da pobreza, protagonista forte. E podemos conhecer muito da cultura da China e Malásia.
Vai para a lista de desejos e assim que tiver oportunidade lerei.
Beijos

Angela Cunha - 11, março 2020 às (07:28)

Não há como não falar do trabalho sempre impecável da Editora. O capricho, o cuidado com capa, diagramação é sempre um colírio para os olhos!
Agora quanto ao livro,eu sempre desejei ler,mas ainda não tive oportunidade.
Também li coisas boas sobre a adaptação,mas ainda não tive a oportunidade de conferir. Mas agora depois dessa resenha, verei!!!
Beijo

Scheila - 11, março 2020 às (17:29)

Oii, Fran!
Nossa, nunca imaginei que esse livro traria tantos gêneros assim, além do terror e fantasia que são visíveis, trazer romance e tudo mais é muito legal!
Achei muito legal você se emocionar com a personagem.. fiquei com vontade de ler!
Espero conseguir ver o filme também!
Obrigada!
Beijos.

Anna Mendes - 14, março 2020 às (14:54)

Oi Fran!
Que legal você ter falado desse livro! Eu já tinha ouvido falar dele, mas não sabia exatamente sobre o quê se tratava.
Achei a premissa muito interessante e diferente, e também fiquei chocada por saber que na Malásia ainda existe essa tradição de casar com noivos que já estão mortos. Nem sabia que essa tradição existia!
Fiquei muito curiosa para fazer a leitura!
E essa edição linda da DarkSide dispensa comentários!
Bjos!

Elizete Silva - 24, março 2020 às (22:26)

Olá! Nossa uma tradição definitivamente bem diferente, o livro traz uma história impressionante, fiquei chocada com a informação de que isso realmente acontece (helloooo). E saber que não teremos o tão temido terror (pelo menos em grande parte da história), já foi um ponto para lá de positivo.

ANA PAULA SANTOS MOREIRA - 31, março 2020 às (00:44)

Uau, bem legal o livro e a serie na netflix, vou querer os dois, espero me surpreender com esse suspense. Gosto de romances misteriosos, nada apavorando, apenas um suspense.

Ana I. J. Mercury - 31, março 2020 às (13:58)

Oi, Francine
Nossa, coitada da Li Lan, que coisa mais louca que ela é obrigada a aceitar.
Tenho curiosidade de ler e ver no que tudo isso vai dar, mas também tenho medo de ter terror kkkkkkkk
bjs

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2020 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por