[Resenha] O Clube de Escrita de Jane Austen — Rebbeca Smith - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
06

mar
2020

[Resenha] O Clube de Escrita de Jane Austen — Rebbeca Smith

Título: O Clube de Escrita de Jane Austen
Título original: The Jane Austen Writers’ Club
Autor: Rebbeca Smith
Tradução: Roberto Muggiati
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 294
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

Jane Austen é uma das escritoras mais amadas do cânone literário inglês. Seus romances mudaram os rumos da ficção para sempre, e sua escrita permanece tão fresca, divertida e espirituosa quanto nos dias em que foram publicados. Repleto de exercícios úteis, belas ilustrações e citações esclarecedoras dos romances e das cartas da autora, este livro ensinará seus métodos, dicas e truques, a partir de técnicas de planejamento e caracterização para diálogo e suspense. Seja você um entusiasta da escrita criativa às vésperas de publicar seu primeiro romance, um professor em busca de mais inspiração para suas aulas, ou um curioso à procura de informações sobre os rituais diários de Austen, este é um companheiro essencial, garantido para satisfazer, informar e deliciar..

O Clube de Escrita de Jane Austen é um guia de escrita assinado por Rebecca Smith que, além de escritora e professora de escrita criativa, é sobrinha neta em quinto grau de uma das maiores romancistas da literatura britânica. Reunindo dicas, técnicas e exercícios, a autora também analisa as obras de Austen para exemplificar os pontos levantados, sendo esse um livro interessante para quem, inclusive, é fã da renomada escritora.

Publicado em 2017 pela Bertrand Brasil, O Clube de Escrita de Jane Austen conta com uma diagramação agradável, que inclui fontes espaçadas e distintas para diferenciar o texto de Rebecca das citações utilizadas por ela, além de algumas ilustrações e caixas de texto para os exercícios, de maneira que essa é uma obra bastante visual. A diagramação facilita a leitura: aliada à escrita fluida, didática e, por vezes, irônica e divertida de Smith, dá bastante agilidade ao texto. Esse é um livro gostoso e leve de se ler, ainda que seja carregado de informações.

Os capítulos do livro se dividem de acordo com as temáticas abordadas, sendo elas o planejamento de um romance, a criação de personagens, o uso de cenários, os pontos de vista narrativos, a escrita de diálogos, o uso do suspense na história, as técnicas e artifícios mais utilizados por Austen, o uso de viagens na trama, o uso de alimentos e refeições e, por fim, um capítulo exclusivo sobre o ofício do escritor, com apontamentos tanto práticos quanto motivacionais sobre a profissão. Rebbeca Smith, além de explicar de maneira breve a importância de cada aspecto levantado, faz uso de uma leitura atenta da obra de sua antepassada para demonstrá-los. Deixo como destaque sua análise da passagem de Orgulho e Preconceito para exemplificar a construção de diálogos, apontando as técnicas que Austen empregou no debate entre Lizzie Bennet e Lady Catherine. Além disso, há um apêndice ao final do livro que traz uma linha do tempo da vida da escritora estudada, bem como a bibliografia utilizada por Smith e um índice com os tópicos abordados ao longo da obra.

Em termos de guia de escrita, talvez O Clube de Escrita de Jane Austen não fosse a minha primeira opção de recomendação aos que procuram obras do gênero pelo fato de não ser tão aprofundado em alguns aspectos e não levantar outros importantes na construção de um romance. Contudo, seus exercícios são ótimos e o ponto alto para quem, de fato, tem interesse em exercitar a escrita: além de conterem observações interessantes, são ótimos para se colocar a narrativa em prática especialmente em momentos de bloqueio ou quando se deseja trabalhar algum tópico específico.

Para além desses aspectos, O Clube de Escrita de Jane Austen foi uma leitura que me cativou especialmente por seu capítulo final. Como fã de Jane Austen, terminei o livro admirando ainda mais sua figura, não apenas pelo seu domínio e capacidade como romancista, mas por sua perseverança em seguir uma carreira que, se é difícil nos dias atuais, era quase impossível para mulheres do início do século XIX. Além disso, as mensagens motivacionais certamente cumprem com seu papel, de maneira que finalizei a leitura um tanto quanto inspirada. É uma boa opção tanto como guia de escrita quanto como de curiosidades biográficas sobre Jane Austen e de análise de seus textos. 





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] O Clube de Escrita de Jane Austen — Rebbeca Smith"

Angela Cunha - 07, março 2020 às (08:24)

Tudo que se refere a Jane é maravilhoso! Consegui numa troca essa semana, três livros da autora e não vejo a hora de poder conferir, já que não tinha nenhum dela.
Ainda não li este acima que você citou,não sei se gostaria, mas sim, se tiver oportunidade, lerei! Acho que é um pedacinho de Jane que ainda vive e marca toda nossa vida de leitores e leitoras!
Beijo

Anna Mendes - 07, março 2020 às (16:22)

Oi Aione!
Amei você ter feito a resenha desse livro!
Acho a capa dele tão delicada! Eu já conhecia O Clube de Escrita de Jane Austen, porque a Pam Gonçalves já comentou sobre ele em alguma live de escrita e eu tinha ficado curiosa para fazer a leitura.
E com os seus comentários a minha curiosidade só aumentou, porque gosto muito de ler livros que falem sobre escrita. Mesmo que eu não seja uma grande fã da Jane Austen, já que até hoje eu só li Orgulho e Preconceito.
Bjos!

Luana Martins - 07, março 2020 às (20:22)

Oi, Aione
Ainda não li nada de Jane Austen, mas Orgulho e Preconceito está na lista de próxima leitura.
Vi esse livro mas nunca imaginei que a autora era parente de Jane Austen.
Apesar de não ler nenhum livro sobre escrita tenho vontade de ler, além desse qual você indica para começar?
Beijos

Scheila - 10, março 2020 às (08:18)

Ahhhhh como eu admiro essa mulher! Jane é demais!
É conhecer um pouco mais sobre como escrever, me deixou muito curiosa.. Nunca li um livro assim antes.
Achei muito leal que você no fim do livro se sentiu inspirada e mais apaixonada pela Jane, pois realmente ela é uma inspiração para todas nós.
Com certeza esse livro vai para os meus desejados.
Beijinhos!

Elizete Silva - 24, março 2020 às (21:48)

Olá! Nossa, chocada estou, nunca imaginei que o livro se tratava disso! Mas agora sabendo melhor sobre o enredo é claro que eu preciso ler neh! Eu amo a escrita da Jane e em como ela conseguiu mesmo naquele tempo nos presentear com histórias tão maravilhosas!!! Definitivamente leitura obrigatória.

ANA PAULA SANTOS MOREIRA - 30, março 2020 às (00:25)

Quem edição linda, essa capa ficou linda. Admiro muito a escrita de Jane Austen, tudo é um clássico. E O clube de escrita de Jane Austen parece ser um verdadeiro guia para entender seus livros. Rebbeca Smith foi muito criativa em sua escrita, gostei e quero muito ler esse livro.

Ana I. J. Mercury - 31, março 2020 às (13:18)

Oi, Aione
Tenho ele no kindle e tô ansiosa para começar.
Parece ser um bem divertido, e traz mais que ensinamentos, reflexões e admiração sobre o mundo da escrita da Jane Austen!
Tô curiosa para chegar na parte de Orgulho e preconceito que é um dos meus preferidos da vida!
bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício