[Resenha] O Método Bullet Journal - Ryder Carroll - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
16

jan
2019

[Resenha] O Método Bullet Journal – Ryder Carroll

Título: O Método Bullet Journal
Título original: The Bullet Journal Method
Autor: Ryder Carroll
Tradução: Flávia Souto Maior
Editora: Fontanar
Número de Páginas: 328
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

O método Bullet Journal é muito mais do que uma forma de organizar tarefas através de anotações. É uma maneira de diminuir a ansiedade e “viver de forma intencional”. Ao remover as distrações e focar seu tempo e energia nas atividades que realmente trazem resultado, você vai transformar sua vida profissional e pessoal.
Aprenda neste livro a:
– Registrar o passado;
– Organizar o presente;
– Planejar o futuro.
Um guia certeiro para quem quer tomar as rédeas da própria vida e comemorar um aumento na produtividade.

O Método Bullet Journal é o compilado de um sistema de registro, organização e planejamento desenvolvido por Ryder Carroll. O livro é direcionado para qualquer pessoa que deseje conhecer técnicas simples e eficazes para manter o foco em suas tarefas cotidianas, projetos e sonhos.

Segundo seu criador, este método possui duas partes principais: o sistema e a prática, ambas demonstradas nessa obra. Inicialmente, ele o criou no sentido de superar os diversos desafios que enfrentava em sua vida; com o decorrer dos anos, o aprimorou e o interesse das pessoas em conhecer melhor essa ferramenta de organização foi se tornado constante.

Essa técnica consiste basicamente em ter um caderno no qual você possa escrever suas metas, planos, objetivos, ideias e tudo que o torne mais consciente do seu propósito na vida, de modo que o autoconhecimento caminhe junto com a construção do Bullet Journal. Apesar da premissa básica ser anotar para organizar, o método se diferencia por ser baseado em estudos científicos, os quais demonstram a importância de ter uma técnica para organizar os pensamentos e ter resultados eficazes em vários setores da vida.

O Método Bullet Journal é um livro interativo muito empolgante e construtivo. Na medida em que vamos fazendo a leitura, somos despertados para o desejo de também usufruir dessa técnica que nos leva a ter clareza dos nossos objetivos, sobretudo por estarmos no inicio de um novo ano no qual certamente estamos pensando em traçar novas metas e buscar realizá-las.

Na minha experiência de leitora e eterna estudante, considerei uma leitura excelente até mesmo para planejar melhor minhas leituras e conciliar com as outras tarefas cotidianas sem ficar sobrecarregada. O autor mostra que isso é possível com o simples fato de aprendermos a organizar nosso tempo tomando as decisões corretas, e, na medida em que visualizamos através da escrita todas as nossas ocupações e ideias, adquirimos o discernimento para saber o que é estar ocupado e ser produtivo, além de descobrimos que nem sempre uma coisa leva a outra, já que por vezes nos encontramos tão sobrecarregados que mal sabemos distingui-los.

Por fim, recomendo fortemente a leitura por considerar o exercício de escrita um importante mecanismo de autoconhecimento, além de um modo de tirarmos um tempo do nosso dia longe das redes sociais, a fim de focarmos em nós mesmos e no nosso crescimento pessoal.





Deixe o seu comentário

9 Respostas para "[Resenha] O Método Bullet Journal – Ryder Carroll"

Angela Cunha - 17, janeiro 2019 às (07:12)

Acredito que mesmo que não se siga este tipo de organização, sempre é um jeito gostoso de se desligar da vida moderna e corrida que todos nós temos!
Já andei lendo sobre este método, só não tive tempo de ainda o adequar a minha rotina, por isso, adorei muito o que li acima sobre o livro e com certeza se tiver oportunidade, quero sim, conferir e quem sabe, não optar por este meio de me tirar da correria e criar até uma rotina mais leve?
Beijo

Anna Mendes - 17, janeiro 2019 às (10:36)

Oi Clívia!
Amei sua resenha!! <3
Eu já tinha ouvido falar desse livro e do método Bullet Journal, mas ainda não entendo muito bem como isso funciona, e por isso estou muito curiosa para fazer a leitura desse livro.
Adoro conhecer novos métodos de organização e produtividade!
Já vou adicionar esse livro na minha lista de desejados!! 😉
Bjos!

RUDYNALVA - 17, janeiro 2019 às (23:37)

Clívia!
Muito bom aprender mais como se organizar e ganhar tempo, principalmente em um dia a dia tão agitado como temos.
Hoje em dia os bullet journals, planners, etc, estão em alta, bom como usá-los de forma correta.
cheirinhos
Rudy

Ycaro Santana - 17, janeiro 2019 às (23:49)

Conheci esse método através da Pâm Gonçalves e passei um bom tempo praticando pra tentar me adaptar a esta prática, como era de se esperar não consegui. O Método Bullet Journal apresenta uma técnica e prática muito legal para quem tem o costume e/ou habilidade de traçar metas e, preferencialmente, cumpri-las. Acho incrível quem consegue manter tudo lindo e organizado!

sara santos - 18, janeiro 2019 às (16:51)

É de um livro assim que eu preciso. Nunca tinha ouvido falar desse método , mas agora que sei que existe estou super ansiosa para ler, sempre tive problemas com organização,e acredito que esse livro irá me ajudar bastante nisso. Com toda certeza ele já está na minha lista de leituras.

Claudi - 19, janeiro 2019 às (12:13)

Muitas vezes queremos nos organizar melhor, mas acabamos sem saber por onde começar. Até para estabelecer metas de organização e de planos futuros é preciso de algum conhecimento. Porque uma caneta e caderno é só o começo. 😁

Lara Caroline - 19, janeiro 2019 às (18:06)

Olá.
Muito interessante este livro. Eu todo começo de ano tento manter uma agenda, um planejamento que nunca vai pra frente, preciso ler este livro para me organizar melhor.
Beijos

Jéssica Ribeiro - 19, janeiro 2019 às (22:07)

Preciso de um livro nesse nível para me ajudar a se organizar na vida, pois não está nada fácil.
No início da resenha, acreditei que ele fosse um livro 100% prático, mas esse lance de ter conteúdo, textos, orientações para melhor os hábitos de organização no dia a dia, me parecem bem interessantes.
Super curti a dica, Clivia 🙂

Lua - 23, fevereiro 2019 às (17:42)

Estou nessa “onda”. Muita gente está. No meu caso eu estou numa fase, que ou eu me organizo agora, ou nunca! Tipo agora vai rs… na real? Estou nessa porque comecei a procurar ajuda em vários setores da minha vida, já fiz mudanças pra melhor. Uma coisa puxa outra, do minimalismo, agora colocando a cabeça em ordem, colocando no papel tudo. Então, é isso… amando essa ferramenta! Parabéns pelo blog.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício