Título: Aliança de Casamento
Título original: The Wedding Date
Autor: Jasmine Guillory
Tradução: Carolina Huang
Editora: Essência
Número de Páginas: 256
Ano de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Americanas ♥ Saraiva ♥ Submarino
Concordar em ir a um casamento com um cara que ela mal conhece é algo que Alexa Monroe normalmente não faria.
Mas há algo em Drew Nichols que torna o convite impossível de resistir.
Na véspera da festa de casamento de sua ex-namorada, Drew está sem uma acompanhante. Até que uma queda de
energia o deixa preso no elevador com a candidata perfeita para se passar por sua namorada.
Alexa e Drew acabam se divertindo mais do que previam, mas Drew precisa voltar para Los Angeles, onde trabalha
como cirurgião pediátrico, e Alexa precisam voltar para Berkeley, onde é a chefe de gabinete do prefeito. Mas eles não
conseguem parar de pensar um no outro… Será que a química eletrizante entre eles sobreviverá à distância?
Aliança de Casamento é o romance de estreia de Jasmine Guillory, publicado no Brasil pelo selo Essência, da editora Planeta. O chick-lit é tudo que se pode esperar de uma boa comédia romântica para um dia relaxante: uma leitura gostosa, divertida e com um casal apaixonante.
Alexa e Drew se conheceram no elevador de um hotel. Ele, prestes a encarar o casamento da ex-namorada com o ex-melhor amigo, convida Alexa em um impulso para ser sua acompanhante, já que ele não tem quem chamar. Ela, encantada pelo charme dele e sem pensar muito a respeito, aceita o convite. A noite sai melhor do que o esperado, mas os dois moram em cidades distantes, além de terem trabalhos que os mantêm muito ocupados. Mais do que tudo, Drew deixa claro que não é do tipo que busca um relacionamento sério, fazendo com que Alexa saiba desde o começo que a relação não tem futuro.
As situações gerais de Aliança de Casamento são sustentadas pelos clichês do gênero — e essa não é uma crítica, uma vez que acredito que clichês, bem aproveitados, produzem excelentes resultados. Aqui, as narrativas intercaladas em terceira pessoa mostrando ora a perspectiva de Alexa e ora a de Drew fazem com que o leitor não apenas conheça melhor os protagonistas, mas sinta os conflitos gerados pelos medos de cada um. Foi uma delícia acompanhar o desenvolvimento da relação entre eles, desde as descobertas sobre o estar com o outro até às inseguranças, pautadas pelas dúvidas de como agir, o que falar, sem saber se tudo aquilo que se sente é também sentido pelo outro.
Porém, para além dos clichês, há as particularidades da história que fazem dela mais especial. Alexa é uma protagonista negra, chefe do gabinete do prefeito — e, portanto, em uma alta posição de trabalho — e extremamente voltada ao trabalho social. Assim, Aliança de Casamento traz também o debate de questões raciais e sociais, inclusive no enfrentamento entre os protagonistas, já que Drew é branco e ainda despertando a consciência de seus próprios privilégios.
E o melhor de tudo é que Jasmine Guillory insere tudo em doses exatas para que a história seja leve e divertida. A narrativa é muito ágil, de forma que li o livro em poucas horas; os diálogos são espirituosos; o romance é apaixonante e sensual — e sim, há várias passagens hots na trama —; e, principalmente, os personagens são cativantes, mesmo os secundários. Me encantei pelos amigos de Alexa e Drew e fiquei ainda mais feliz em saber que os demais livros da série trazem essas figuras como protagonistas, de forma que será possível ler suas histórias.
Em linhas gerais, Aliança de Casamento é uma leitura perfeita para quem busca um entretenimento estilo sessão da tarde, que se destaca pela representatividade que proporciona e pelos temas que aborda sem perder a leveza digna de uma comédia romântica fofa e apaixonante.
Aione!
Como boa ramântica, ver um enredo romântico bem escrito e que ainda traz a inserção da questão racial ao romance, a diferença entre os protagonistas, o que não impedem que se curtam e tenham um relacionamento, é um livro que preciso ler no momento.
Sem contar com os trechos hots e clichês que gosto demais.
cheirinhos
Rudy