[Vídeo Resenha] As Esferas — Nelson Issa - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
02

set
2019

[Vídeo Resenha] As Esferas — Nelson Issa

As Esferas — Nelson Issa

Título: As Esferas
Autor: Nelson Issa
Editora: Autopublicação
Número de Páginas: 260
Ano de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Saiba mais: Blog do Autor
Compre: Amazon

Eu desejo. E acho que você também deseja.
Esta obra discute limites para o desejo, usando uma linguagem de ficção científica, que parece mais fácil para apresentar um tema tão espinhoso.
Segue um trecho do livro:

(…)
Entrevistador: Você pode falar outro dia, se quiser.
Deisi: Mas aí eu vou enrolar. Melhor eu falar agora (pausa). A Esfera mostrou coisas que eu penso e que eu sinto, mas que eu tenho vergonha de falar. Minhas raivas enormes, o desejo de namorar, a inveja que eu tenho das meninas bonitas, as masturbações que me acalmam… Tanta coisa!
Entrevistador: Olha só. Amanhã a gente pode continuar…
Deisi: Às vezes, eu quero matar a minha mãe, que eu sempre achei culpada de eu ter nascido cega. O ódio que eu tenho do meu pai, que foi tão covarde, fugiu da gente…
Entrevistador: Entendo. Que tal continuarmos amanhã?
Deisi: A raiva nos dias que eu durmo com fome. O ódio quando me chamam de ceguinha magrela feia preta macaca. A humilhação na escola, na rua, em qualquer lugar. Eu vi tudo isso. Por que ela me mostrou tudo isso?
Entrevistador: Deisi, hoje vamos parar. Pode ir dormir. Se quiser falar com a psicóloga, eu posso chamar. Quer um calmante?
(…)

Espero que você tenha uma ótima leitura e que faça novas perguntas.
Enfim, peço que você considere que minha narrativa está distorcida pelo meu modo de pensar e de sentir.
Pois eu ainda não sei usar uma Esfera.

RESENHA EM VÍDEO


 

RESENHA ESCRITA

As Esferas é o romance de estreia de Nelson Issa autopublicado na plataforma KDP da Amazon. Mesclando a ficção científica com um panorama político e psicológico, a leitura é tanto ágil quanto instigante.

A trama se desenvolve em duas partes, que podem ser lidas de maneira separada e sem ordem específica. Seguindo a disposição feita pelo autor, na primeira parte a história acontece em um futuro próximo ao ano de 2020 no sítio arqueológico da Serra da Capivara, no Piauí, durante uma escavação feita por dois arqueólogos, que acabam por descobrir uma estranha esfera soterrada. Na segunda parte, a trama retorna a um passado longínquo e ficcional, muito mais tecnológico do que nossos dias atuais, no qual outra aparição das esferas remontaria a sua origem.

Em ambas narrativas, a escrita de Nelson Issa é ágil e imprime velocidade à leitura. Se, na primeira parte, somos motivados pelos momentos de ação e adrenalina que permeiam o instante da escavação, na segunda é a quebra do clímax criado ao fim da primeira parte que nos leva a prosseguir, ainda mais curiosos pelo mistério das Esferas. No resumo, a primeira parte da narrativa traz todo um cenário político mundial que nasce em consequência da descoberta das Esferas, seja por interesses diplomáticos, seja pelos efeitos sísmicos, de maneira que o próprio desconhecimento dos envolvidos a respeito das Esferas impossibilite o leitor de saber mais sobre elas. Assim, quando somos levados à segunda parte, estamos ávidos por essas informações — que tanto nos satisfazem quanto, em partes, nos frustram. Tal frustração, contudo, não se deve a alguma falha do livro, mas ao seu próprio caráter: há um mistério próprio que rodeia as Esferas, de maneira que não seja possível desvendá-las por completo.

A obra de Nelson Issa é, também, bastante informativa. O romance é repleto de notas de rodapé, que trazem as mais diversas referências: de literárias a políticas, das científicas às históricas. Embora, de modo geral, eu tenha uma preferência por não me ater muito a notas do tipo por sentir que elas quebram o fluxo narrativo, toda a informação contida nelas garante um acréscimo de conteúdo à leitura bastante interessante.

Os finais de cada uma das partes me pareceram abruptos, além de eu ter me sentido um pouco confusa em relação às linhas temporais, sobretudo pelo passado remoto da segunda parte me soar tanto como um futuro da primeira. Contudo, pensando em toda a simbologia das Esferas e na própria despedida do autor, tive a impressão desses aspectos serem propositais: há na leitura uma ideia de erros que se repetem e de acontecimentos que são cíclicos, de maneira que não caberia pensar em um antes e um depois ou então em um final, uma vez que esse seria sempre sucedido de um recomeço.

Em linhas gerais, As Esferas foi uma leitura instigante e que, apesar de seu conteúdo informativo e reflexivo, tanto não se fez pesada em momento algum, quanto manteve o interesse pelo virar de páginas. Ao abordar a questão do desejo humano e suas mais profundas consequências, as Esferas de Nelson Issa nos fazem pensar nas nossas próprias e nos perigos que nossas mentes podem suscitar.





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Vídeo Resenha] As Esferas — Nelson Issa"

Tereza Cristina Machado - 02, setembro 2019 às (18:32)

Fiquei sumida esses dias, mas voltei hahahaha 🤣
E já chego com essa novidade, eu li recentemente matéria escura que também é ficção científica apesar desse “tempo” ter me deixado confusa no meio eu me situei na história rs! E acho que por também não ter costume de ler no começo é estranho , mas eu amei e já me interessei por esse que além disso tem reflexão , minha antena já ligou quando você falou de psicologia … enfim acho que já me perdi até no raciocínio 😬😂 mas amei a dica, sair da zona de conforto trás grandes surpresas 😉

RUDYNALVA - 02, setembro 2019 às (18:52)

Oi Aione!
Saudade de ver suas resenhas em vídeo.
Não conhecia o livro e o autor.
Já gostei de saber que tem ação e muita adrenalina.
Curiosa já para saber o que são essas esferas.
Amo ficção futuristae com um quê de psiologia, ainda melhor.
Achei bastante curioso e até gostaria de ler.
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha - 03, setembro 2019 às (07:38)

Engraçado que eu também sempre dei uma “evitada” em ler as notinhas de rodapé..rs Meio que fugia demais da leitura por alguns momentos e como sou a lerdeza em pessoa, demorava as vezes para pegar no tranco novamente.
Foi impossível para mim não associar o título do livro as Esferas do Dragão.rs(fã de Dragon Ball) rsrsrsrs
Mas a vida é como uma esfera, um círculo que talvez nunca se feche, que gire, gire e gire.
Mesmo com esta pegada de ficção(gênero que não curto e entendo muito), gostei muito desta lição inclusa no enredo e se tiver oportunidade, quero sim, poder conferir!!!!
Beijo

Rayane B. de Sá - 03, setembro 2019 às (15:16)

Oiii ❤ Que trama intrigante! Estou bem curiosa, já que nunca li nada do tipo.
Bom saber que a escrita do autor é ágil, pois acho que isso nos incentiva a não largar o livro até terminar.
Geralmente não me atento muito as notas de rodapé, mas achei legal que essa acrescenta informações sobre a história.
Gostei do teor reflexivo do livro, geralmente obras nesse estilo me agradam.
Estou curiosa sobre a origem das Esferas e qual são os poderes dela.
Se eu tiver a oportunidade, vou querer fazer essa leitura.
Beijos ❤

Anna Mendes - 04, setembro 2019 às (11:01)

Oi Aione! Adorei o vídeo!!
Achei bem interessante a premissa desse livro! Não costumo ler livros de ficção científica e acho que essa história também iria me tirar da minha zona de conforto.
Interessante a simbologia que o autor usou, com base nas esferas. Que legal o autor ter colocado referências históricas e científicas nas notas de rodapé! Eu costumo gostar dessas informações adicionais.
Fiquei curiosa para conhecer a escrita do autor!
Bjos!

Rayssa Bonai - 06, setembro 2019 às (03:24)

Olá! ♡ Ficção científica não é meu forte, dificilmente leio algo do gênero, os livro desse gênero por vezes me deixam um pouco confusa kkkk, mas esse livro chamou bastante minha atenção.
Achei bem interessante essa coisa das Esferas, quero descobrir mais sobre elas, fiquei curiosa!
Não presto muita atenção nas notas de rodapé, mas acho ótimo que as informações contidas nelas só tenham a acrescentar a história.
Enfim, gostei bastante da premissa, espero ter a oportunidade de conferir essa obra!
Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

Mirian Kely - 06, setembro 2019 às (18:47)

Ficção científica é sempre bem vindo na minha listinha. Curioso o modo dessas esferas desconhecidas aparecerem do nada e, terem surgido a muito tempo atrás.
Uma pena que não desvendamos o mistério das esferas, pois estava começando a me perguntar o que há de tão importante nelas.
Acreditei que por ser divido em partes daria uma melhor compreensão mas percebi que as linhas temporais confundem, pelo que você disse.

Maria Cecília Vieira - 19, setembro 2019 às (14:01)

Parece uma trama interessante, mas não me chamou tanta atenção assim. Talvez por não ser o tipo de leitura que me agrada ou por ter muitas notas de rodapé, o que sempre me irritou um bocado durante toda a leitura. Claro que sair da zona de conforto sempre é bem vindo, mas acho que não seria o tipo de narrativa que me agradaria por enquanto.
De toda forma, obrigada pela dica!

Elizete Silva - 29, setembro 2019 às (09:00)

Olá! Confesso que o gênero não é o meu preferido, acabo sempre ficando perdida quando arrisco uma leitura dele (risos). Mas pelo que percebi a história tem muito mais que isso e traz também algumas reflexões. Não sei até que ponto as notas podem atrapalhar a leitura, sou daquelas que costuma ignorar essa parte.

Scheila - 30, setembro 2019 às (08:08)

Oi, Aione!

Uma vez eu li mais ficção científica, hoje em dia dei uma mudada..
É bem difícil ler esse tipo de gênero. Porém, livro é livro né! kkkk
Achei o máximo as notas no rodapé.. Eu sempre leio elas, pois adoro esse algo a mais no livro.
E ter esse interesse por virar a página é o mais importante para mim.. eheh
Beijos!

Ana I. J. Mercury - 30, setembro 2019 às (18:38)

Oi, Aione
Eu não conhecia esse livro, nem o autor, mas achei bem diferente e interessante.
Não leio muito do gênero, mas fiquei com muita vontade de lê-lo.
As consequências dessas esferas na política parece ser bem instigante e eletrizante.
Anotado aqui!
bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício