[Resenha] A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson | Minha Vida Literária
21

dez
2018

[Resenha] A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson

Título: A Assombração da Casa da Colina
Título Original: The Haunting of Hill House
Autor: Shirley Jackson
Tradução: Débora Landsberg
Editora: Suma
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.

A Assombração da Casa da Colina é um clássico do terror escrito por Shirley Jackson no final da década de 1950. A autora é considerada uma das mais importantes escritoras norte-americanas e sua obra é leitura obrigatória em várias escolas dos Estados Unidos.

Aqui somos apresentados à casa da colina a partir do interesse do Dr. Montague em estudar e desvendar os mistérios por traz dos fenômenos sobrenaturais. A ele, juntam-se mais três personagens: Eleonor, uma enfermeira de personalidade reservada; Theodora, de alma sensível e artística; e Luke, que é sobrinho da dona da casa da colina e vive metido em jogos de cartas e atividades suspeitas.

Desde as primeiras páginas podemos notar que a casa, ao mesmo tempo em que desperta o interesse dos personagens, também os inquieta por seu clima solitário, silencioso e cheio de incógnitas. É justamente esse envolvimento que a narrativa nos permite ter com eles que a difere de tantas outras histórias também sobre casas mal-assombradas.

A narrativa em terceira pessoa é conduzida de uma maneira capaz de nos levar para dentro da casa e nos fazer vivenciar junto aos outros o desequilíbrio crescente presente em cada um dos cômodos. Entretanto, nada aqui é posto aleatoriamente ou de modo brutal; pelo contrário, é aos poucos e através de pequenas nuances de instabilidades que vamos adentrando nesse universo de terror psicológico criado pela Shirley Jackson.

Uma característica que se destaca nesse livro é, sem dúvidas, esse aspecto psicológico, o fato de o medo, por vezes, ser gerado a partir da fragilidade das mentes humanas presentes na casa, além de o enredo ser tanto capaz de nos aproximar das angústias pessoais de cada um como também das sombrias manifestações sobrenaturais presentes nesse ambiente. Apesar de ter sido uma narrativa que me agradou bastante justamente por esse diferencial, ela pode não agradar os leitores que procuram cenas mais intensas e histórias com muitas reviravoltas, já que, nesse caso, temos uma explanação mais lenta dos acontecimentos e alguns dos fatos dependerem da interpretação pessoal de cada leitor.

Por fim, algumas curiosidades sobre a obra: ela já foi adaptada para as telas do cinema e, neste ano, a Netflix lançou também uma série inspirada no livro chamada The Haunting of Hill House, seguindo seu título original, traduzida para A Maldição da Residência Hill em português.





Deixe o seu comentário

3 Respostas para "[Resenha] A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson"

Anna Mendes - 21, dezembro 2018 às (18:05)

Oi Clívia!
Amei a resenha!! <3
Nossa, a capa desse livro é linda demais!!
Nunca li nada da autora, mas fiquei muito curiosa para ler esse livro! Adoro livros repletos de suspense e mistério!
Ainda não assisti A Maldição da Residência Hill, mas fiquei ainda mais curiosa para ver essa série depois de saber que ela foi inspirada nesse livro! 😉
Bjos!

Angela Cunha - 22, dezembro 2018 às (06:52)

Eu sempre quis muito ler este livro! Daí quando fui ver A Maldição da Casa Hill, foi que fiquei sabendo que era do livro.rs
Ah, adorei a série!!!!
Preciso ver o filme, não me recordo de ter visto!
Eu gosto deste jogo psicológico, de deixar a mente ir desenhando os enredos e cenários!
Espero sinceramente ter e ler este livro!!!
Beijo

Ana I. J. Mercury - 31, dezembro 2018 às (16:10)

Tenha muita vontade de ler esse livro.
Gostei muito da sua resenha, deu pra entender mais sobre o terror, principalmente por ser mais psicológico, mas fico com medo mesmo assim!
Ano que vem quero ver se leio mais terror.
Sobre a série tô pensando em assistir antes de ler, porque adorei também as resenhas que li sobre, muito positivas.
bjs

Últimas Resenhas

Calendário de posts

dezembro 2018
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019

<div class="titulo desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-2019"><h6>Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits 2019</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por