[Diversos] Como Elaborar uma Estratégia Bem-Sucedida Para as Provas Finais - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
29

ago
2018

[Diversos] Como Elaborar uma Estratégia Bem-Sucedida Para as Provas Finais

Estudantes de todo mundo buscam formas variadas para fixar um material na memória e melhorar seu desempenho nas provas finais. O processo de aprendizagem não é algo fácil e demanda, além de dedicação um esforço imenso para entender qual é a estratégia que mais se alinha com a necessidade de cada aluno. A educação e todo o ensino não depende exclusivamente da leitura, mas também da interpretação e da maneira com a qual cada pessoa lida com suas próprias limitações diante das dificuldades encontradas durante sua jornada acadêmica.

O que estamos vendo diariamente são alunos que já não conseguem o desempenho esperado, estão desmotivados e doentes emocionalmente por não conseguirem lidar com a frustração de suprir as expectativas que os outros lhes impõem. Não existe fórmula pronta para ser um bom aluno, para fazer um bom TCC, ensaio ou trabalho acadêmico, mas é possível aprimorar a sua capacidade de concentração e estabelecer estratégias que irão ajudá-lo nessa jornada. O que está escrito neste guia pode ser muito útil para quem quer se dar bem nas provas finais, são dicas que podem fazer a diferença para quem está buscando se aprimorar.

Principais Estratégias Que Você Pode Utilizar

Cada um deve estabelecer sua própria estratégia pessoal e isso acontece à medida que conhecemos mais profundamente como nosso cérebro lida com as informações que recebemos e essa forma de entendimento é particular, ou seja, pessoas diferentes aprendem de forma diferente. Fazer um trabalho ou estudar para uma prova demanda tempo e paciência. Algumas pessoas preferem receber o apoio de especialistas que facilitam o processo como ocorre quando acessamos o site olatcc.com.br e encontramos trabalhos que podem nos inspirar, mas podemos também criar formas de aprender com mais facilidade:

 

    • Prática: ler apenas pode não ser suficiente para fixar na memória, geralmente precisamos de mais recursos para aumentar as possibilidades de melhorar o desempenho, como por exemplo a prática da tarefa e resolução de provas. Quanto mais fazemos trabalhos ou participamos ativamente das pesquisas, por exemplo, mais chances de memorizar os conteúdos.

 

    • Aprenda com Seus Erros: a frustração faz parte da vida de todos os estudantes, erramos, fazemos provas ruins e nem sempre estamos preparados para elaborar os trabalhos. Todas essas situações difíceis servem para que possamos fazer uma reflexão e rever em que pontos podemos melhorar e quais são os principais erros que cometemos. Através da identificação das falhas teremos mais possibilidades de modificar essas lacunas.

 

    • Assista Vídeo Aulas: algumas pessoas conseguem melhores resultados através de videoaulas. Você pode encontrar bastante material no YouTube e em páginas especializadas no assunto. O conteúdo online vem conquistando um público cada vez maior, essa tática de aprendizagem dá certo para muita gente. Quem sabe você não é uma dessas pessoas?

 

    • Estude em Grupo: os grupos de estudo dividem opiniões, existem pessoas que são contra e acham que as pessoas ficam dispersas, mas um grande número de pessoas acredita que estudar com outras pessoas facilita a assimilação e realmente melhora o desempenho. Diante do impasse, você deve escolher estudar em grupo ou individualmente de acordo com a sua capacidade de assimilação e do rendimento que esse esquema irá lhe proporcionar.

 

    • Faça Desenhos: uma das técnicas para memorizar mais utilizadas por quem tem facilidade em aprender utilizando a visão como principal sentido são os desenhos. Fazer desenhos inusitados e inventar histórias engraçadas com os conteúdos das provas fará muita diferença no seu resultado final.

 

    • Utilize Mapas Mentais: o mapa mental é uma ferramenta utilizada por diversos profissionais para memorizar e compreender melhor os conhecimentos. O mapa mental tenta transformar uma informação que está difusa e fragmentada em uma ilustração linear e organizada para facilitar a gestão do conhecimento.

 

  • Aplique as Informações no seu Dia a Dia: quando conquistamos um conhecimento prático, estamos conquistando também grandes possibilidades de assimilar mais facilmente todas as informações e conceitos que estão envolvidos nesse conteúdo. Uma das formas mais eficientes de entender um determinado assunto é aplicar no dia a dia e de forma prática a matéria para o exame.

 

Outras Dicas Válidas para Melhorar seu Desempenho

 

    • Desligue o Celular: os adeptos das redes sociais não conseguem sequer passar alguns minutos longe dos celulares ou tablets, isso compromete o rendimento de qualquer estudante. O esforço será grande, mas é necessário deixar as redes sociais de lado para  que a concentração e os outros elementos envolvidos na aprendizagem não sejam comprometidos.

 

    • Faça uma Rotina de Estudos: estabelecer metas e conseguir cumprir todos os objetivos é uma tarefa difícil, mas isso irá revelar seu nível de comprometimento. Ajustar a rotina diária ao estudo e garantir que você tenha um tempo exclusivo para as tarefas acadêmicas trará maiores benefícios para quem quer se dar bem nos estudos.

 

    • Pequenos Intervalos são Úteis: muitas teorias apontam que a grande chave para aumentar produtividade são os pequenos intervalos durante o horário de estudo. Quando estamos focados durante horas a fio acabamos exaustos, portanto desconecte-se por 15 minutos a cada hora, isso irá garantir uma menor produtividade.

 

  • Tenha Boas Noites de Sono: sabemos o quão incômodo é não desfrutar de boas horas de sono: dores de cabeça, mal estar, dores musculares, diminuição do sistema imunológico, entre outros transtornos. Dormir irá garantir que sua memória funciona melhor, além da criatividade, diminuição do estresse e aumentam as chances de você garantir os melhores resultados.

Agora que você já conhece as estratégias mais interessantes e efetivas para melhorar seu desempenho nas provas, certamente irá utilizar nossas dicas e se beneficiar para conquistar grandes resultados tanto no seu trabalho quanto no seu estudo. Os bons resultados nas provas finais dependem do seu esforço, do seu empenho e da sua vontade de se aprimorar sempre.

 

Quem escreveu:

Sandra Hayward é uma escritora e proprietária de pequenos negócios. Trabalha também com consultoria e em estratégias para a construção de negócios eficazes.

 

Esta postagem é um publieditorial e tanto o texto quanto as imagens foram enviados para publicação.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício