[Resenha + Promoção] O Jogo do Anjo — Carlos Ruiz Zafón - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
08

maio
2018

[Resenha + Promoção] O Jogo do Anjo — Carlos Ruiz Zafón

Título: O Jogo do Anjo
Título original: El Juego Del Ángel
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradutor: Eliana Aguiar
Editora: Suma de Letras Brasil
Número de Páginas: 520
Data de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Barcelona, anos 1920. David Martín tem vinte e oito anos, uma casa em ruínas e um talento para a literatura que nunca o protegeu de desgraças ou lhe trouxe qualquer glória. Com uma doença terminal e vendo o amor da sua vida nos braços do melhor amigo, David passa os dias em sua mansão lúgubre, escrevendo séries policiais e vendendo barato o seu talento.
É quando surge Andreas Corelli, um misterioso editor estrangeiro com uma proposta irrecusável. Fama, dinheiro, saúde: tudo em troca de um único livro. Um livro que terá o poder de influenciar milhões de vidas. Um novo evangelho.
Mas, conforme a obra se desenvolve, David percebe que existe uma conexão sinistra entre o livro que está escrevendo e as sombras que envolvem sua casa dilapidada — e que seu editor também esconde alguns segredos perturbadores. Mais uma vez, Zafón nos leva por uma Barcelona sombria e gótica, em uma trama cheia de intrigas, romance e tragédia.

O Jogo do Anjo é o segundo livro da série O Cemitério dos Livros Esquecidos de Carlos Ruiz Zafón. Os livros, que já haviam sido publicados há alguns anos pela Editora Suma de Letras, ganharam uma nova edição em 2017 em comemoração ao lançamento do quarto e último volume da série, O Labirinto dos Espíritos.

A história de O Jogo do Anjo se passa cerca de duas décadas antes de A Sombra do Vento, livro anterior. Aqui, o cenário continuam sendo as ruas de Barcelona, e alguns dos ambientes do volume que o antecede reaparecem, agora visitados pelo escritor David Martín. Aqui, David aceita a estranha — e irrecusável — proposta de Andreas Corelli, um misterioso editor estrangeiro, para escrever um livro, uma espécie de um novo evangelho, desencadeando, assim, uma série de eventos sinistros em sua vida.

É inegável que a escrita de Zafón cause impacto desde as primeiras palavras. Há um encanto em sua maneira de narrar que confere beleza à narrativa mesmo em seus momentos mais sombrios, assim com o tom irônico e sarcástico de diversas passagens proporcionam instantes singelamente divertidos. E como no primeiro livro, O Jogo do Anjo é narrado em primeira pessoa.

Sendo o protagonista do enredo um escritor, a temática da escrita e do universo literário é ainda mais presente no segundo volume da série. São diversas as passagens que refletem sobre o ato de escrever, assim como a importância da escrita para o escritor, e é claro que adorei esse aspecto da leitura. Ainda assim, Zafón não deixa de lado uma trama tipicamente sua, com muitos mistérios a serem decifrados, momentos de horror que beiram o sinistro, instantes de romance e outras tantas passagens de uma sensibilidade ímpar. E o mais incrível nas obras do autor não é meramente sua habilidade em mesclar gêneros tão distintos com um resultado singular e extremamente positivo, mas a própria forma de como dá vida a tramas tão complexas e bem encadeadas. Não bastasse as histórias de cada livro da série serem bem intrincadas e bem desenvolvidas por si só, ainda são conectadas entre si.

Apesar de ter adorado mais essa história e de ter reconhecido tantos aspectos positivos nela, minha experiência com O Jogo do Anjo foi um tanto quanto atribulada. Tive dificuldades em me conectar com a leitura e acabei demorando bastante para completá-la. O mesmo havia acontecido com A Sombra do Vento, ainda que de maneira mais tênue, então começo a desconfiar que o estilo em si do autor, embora admirável, não funcione de todo para mim. Encontro resistência em imergir por completo nas páginas e acabo por ter um contato mais distanciado com a obra.

De qualquer maneira, Zafón é certamente um escritor a ser conhecido e os livros da de O Cemitério dos Livros Esquecidos que até então tive a oportunidade de ler estão entre as obras mais peculiares que já li. Embora tenha preferido A Sombra do Vento a O Jogo do Anjo, ainda assim considero uma experiência bastante válida, a qual darei continuidade através das obras seguintes, O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos.

 

SÉRIE O CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS


 

PROMOÇÃO O JOGO DO ANJO

Que tal ganhar um exemplar de O Jogo do Anjo? Confira as informações para participar!

Regras:

  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Preencher o formulário do Rafflecopter.

Considerações:

  • Após preenchida a entrada obrigatória, as demais são opcionais;
  • Nas opções em que é necessário visitar fanpages do Facebook, é preciso, também, curti-las para que elas sejam validadas como chances extras;
  • A promoção tem início hoje e ficará no ar até às 23h59 do dia 20/05;
  • O vencedor será contatado por email e terá até 48h para respondê-lo;
  • O livro será enviado em até 40 dias úteis.
  • O blog não se responsabiliza em caso de perda ou extravio, e um novo envio do prêmio não ocorrerá nesses casos. Certifique-se de que sempre haverá alguém em casa para recebê-lo, e confira corretamente os dados de entrega antes de mandá-los quando for contatado.
  • Para informações gerais sobre a política das promoções, acesse o tópico “Promoções” aqui.

 

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte a vocês!





Deixe o seu comentário

12 Respostas para "[Resenha + Promoção] O Jogo do Anjo — Carlos Ruiz Zafón"

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 08, maio 2018 às (21:04)

Aione!
Bom ver que mais um livro do Záfon é um sucesso!
Sinto que não tenha se conectado como deveria com o livro.
Como falou, é uma escrita envolvente e conquista o leitor desde as primeiras páginas.
Gostaria de ler esse exemplar.

Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
Desejo uma ótima semana!
“Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.” (Ernest Hemingway)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

Micheli Pegoraro - 08, maio 2018 às (21:25)

Oi Aione,
Faz anos que quero ler um livro desse autor, estou ansiosa para viajar na narrativa tão elogiada e muito bem escrita do Zafón.
Pelo jeito a série O Cemitério dos Livros Esquecidos é do jeitinho que eu gosto, com uma mistura de vários gêneros que amo ler. Tem romance, tem drama, tem suspense e tem fantasia, com tramas complexas e conectadas entre si. Espero conseguir me envolver com esse estilo peculiar da narrativa do autor, que Carlos Ruiz Zafón brinque com a minha imaginação.
Beijos

Daiane Araújo - 09, maio 2018 às (03:43)

Oi, Aione.

Acho que tal proposta acabou não sendo de bom propósito e suporte na vida do David, ainda mais por ele estar passando por um momento difícil.

Anna Mendes - 09, maio 2018 às (09:13)

Oi Aione!
Adorei a resenha!
Eu li O Jogo do Anjo esse ano e simplesmente amei a leitura! Gostei ainda mais desse do que do volume anterior.
Estou me apaixonando ainda mais pela escrita do autor e ele vem se tornando um dos meus autores favoritos!
Que pena que você não conseguiu se conectar com a história 🙁
Quero muito dar continuidade a leitura da série ainda esse ano 🙂
E vou participar do sorteio, com certeza! Essa nova edição do livro está muito linda!
Bjos!

Gabi Gonzalez - 09, maio 2018 às (15:57)

Li A Sombra do Vento alguns anos atrás. Me apaixonei pelo autor. Acabei o livro rapidamente. Depois li Marina, maravilhoso também é com uma leitura mais fácil. O Jogo do Anjo está na minha estante há 4 meses e ainda não li mas estou esperando ansiosamente.

Cássio Bida de Araujo - 10, maio 2018 às (10:23)

Oi Aione, tudo bem?
Mais uma resenha super bacana de um autor fantástico. Meu primeiro contato com Zafón foi com o romance Marina. Infelizmente ainda não cheguei ao final, uma vez que lia nos momentos de descontração no trabalho. Aí o serviço pegou, o livro ficou no canto, e acabei, infelizmente, não terminando a história. Quem sabe eu retome a leitura em breve. 🙂
Tenho A Sombra do Vento e mais um outro livro dele na estante. Não me lembro se tenho O Jogo do Anjo. Se eu não tiver, vou participar da promoção também. Vai que eu ganho? hahahaha
Beijos e, mais uma vez, obrigado pela resenha fantástica

Evandro - 13, maio 2018 às (16:29)

Eu ainda não li nada do autor, mas as capas me conquistaram, são mesmo lindas. Eu gosto de autores que conseguem misturar gêneros distintos e ainda assim conseguem definir seu estilo na escrita. Claro que de alguma forma, o leitor precisa criar o vínculo e a sintonia, e alguma coisa possa ter dado errado nesse momento com você. Talvez possa simplesmente ter sido o momento da leitura o que atrapalhou essa conexão. De qualquer forma, fiquei interessado em experimentar também e conhecer um pouco da escrita do autor. Participando do sorteio.

Ana Lima - 16, maio 2018 às (14:17)

Faz tempo que tento comprar pelo menos um livro e não consigo, amo essas capas! Bjs!

Marlene Conceição - 16, maio 2018 às (20:26)

Oi Aione.
Eu sempre tive muita curiosidade em conhecer a escrita desse autor, justamente por ter ouvido muitos elogios sobre sua escrita e a criação de seus personagens, por isso, achei uma pena o fato de que a leitura não funcionou muito bem para você não, mas infelizmente acontece, eu pretendo ler os livros do autor, espero conseguir entender tudo o que ele deseja passar ao leitor.
Bjs,

Maíra Souza - 17, maio 2018 às (16:33)

Oii! Ainda não li nada do autor mas tenho vontade de ler!
Participando!!!

mirian kelly - 23, maio 2018 às (15:14)

Eu não tinha conhecimento dessa série até o momento. Sinto que talvez não tenha o jeito sos livros que eu gosto de ler, não que eu não vá dar uma chance. Também não sei o que se passa em A Sombra do Vento fiquei até um pouco confusa, é interessante que aborde sobre a escrita de livros.

Nicole Longhi - 25, maio 2018 às (21:48)

Eu sou completamente apaixonada por essa série e pela escrita do Záfon!
Uma pena que você tenha conseguido se conectar com o livro, já que ele realmente tem uma escrita meio difícil as vezes.
Falta o último livro da série para eu poder completar minha coleção.

beijinhos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício