[Resenha] O Voo Negro dos Corvos - Fabien Nury & Sylvain Vallée - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
14

abr
2015

[Resenha] O Voo Negro dos Corvos – Fabien Nury & Sylvain Vallée

501 IL ETAIT 1X EN FRANCE T2Título: O Voo Negro dos Corvos
Autor: Fabien Nury & Sylvain Vallée
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 60
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ CulturaSaraiva ♦ Travessa

Em tempos de guerra, todo cliente é um bom cliente – inclusive os nazistas. Os exércitos, com sua infinidade de material bélico, são excelentes consumidores de metal. E, para Joseph Joanovici, sucata para revender é o que não falta. Criminoso para alguns, herói para outros, o órfão imigrante que se torna bilionário abala a sociedade francesa de 1940. Confira sua história, baseada em fatos reais, na série em quadrinhos de Sylvain Vallée e Fabien Nury, indicada a mais de 10 premiações do gênero!

frança5

Quem gosta de HQs com conteúdos históricos não pode deixar de conferir a série Era Uma Vez na França. Lançada na França em seis volumes, recebeu prêmios importantes e tem tudo para agradar aos leitores aqui do Brasil também.

Esse é o volume II, intitulado de O Voo Negro dos Corvos; o volume I também já foi lançado pela editora Galera Record e se chama O Império do Senhor Joseph. As edições em capa dura estão impecáveis, a qualidade do material utilizado, do traço e do conteúdo que a história traz formam qualidades essenciais e atrativas.

françahq3

A história é inspirada em fatos reais, desse modo, a HQ mescla ficção com realidade. Baseia-se na vida de Joseph Joanovici, um operário judeu que, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, chega à França sem nenhum dinheiro. Tomando conta de um ferro-velho e fazendo diferentes contatos, Joseph começa a enriquecer. No entanto, muitas coisas estão em jogo, considerando-se a época em que ele vive e o contexto histórico no qual está presente.

françahq4

Na trama, vemos claramente a condição de Joseph enquanto imigrante e na tentativa de sobreviver, a seu modo, do mal que se espraiava ao seu redor. Confesso que ele não me cativou o suficiente, ao contrário, durante boa parte da leitura questionei suas atitudes, que considerei frias e por vezes arrogantes. Porém, já pelo fim, fiquei me perguntando o que esperar de uma pessoa na condição de judeu em meio ao plano de fundo em que estava inserido; sobreviver parecia ser o objetivo principal. Como gosto bastante de ler sobre a Segunda Guerra Mundial, meu interesse perpassa a vida do personagem central e, assim, pude aproveitar bastante a leitura e compreender, de certo modo, o porquê de algumas atitudes dele.

A leitura é extremamente rápida e de fácil compreensão, no entanto, para que haja um maior envolvimento com os personagens e com o contexto histórico, sugiro que leiam a partir do primeiro volume. Sem dúvidas é uma HQ que merece nossa atenção, pelo tema, pela qualidade e pelo que ela representa em termos de conteúdo.

Françahq2





Deixe o seu comentário

12 Respostas para "[Resenha] O Voo Negro dos Corvos – Fabien Nury & Sylvain Vallée"

Camila - 14, abril 2015 às (12:37)

Linda HQ! Deve ser uma leitura incrível! Como também gosto desse tema, o fato de a história trazer elementos da realidade dessa época dá um toque muito especial 🙂
Beijoo :* ^_^

Bruna Soares - 14, abril 2015 às (13:39)

Oi, eu achei linda a edição, mas a temática não me atrai… Então não é algo que eu esteja ansiosa para ler, ainda mais pelo que se trata e tudo mais, mas infelizmente é a realidade dos imigrantes daquela época. Gostei, achei lindo, mas não combina comigo, mas com toda certeza é uma ótima dica para presentear quem gosta, manterei isso em mente.
Beijos

Leticia - 14, abril 2015 às (15:04)

Oi Clivia
Eu fiquei muito interessada neste livro quando o vi. Só não sabia que era em quadrinhos..mas está valendo a vontade mesmo assim.
Percebi já em outras postagens é que você gosta muito das mesmas coisas que eu. E isso agora inclui a Segunda Guerra mundial. Adorei a resenha.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Diane Ramos - 15, abril 2015 às (18:22)

Olá!
Não sabia que esse livro era em forma de história em quadrinhos , parece ser bem interessante para quem gosta desse estilo .
Vou indicá-lo para alguns conhecidos meus que curtem histórias em quadrinhos 🙂

http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Rudynalva - 16, abril 2015 às (00:41)

Clívia!
Fico impressionada como os HQs tem invadido o mercado literário e que bom, porque assim podemos ter conteúdos históricos com maior entendimento e com a facilidade dos quadrinhos. E eles vem tão elaborados, com capas duras e desenhos muito bem feitos.
Adorei principalmente porque nos reporta a uma época não vivida.
“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos.”(Thomas Hardy)
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

Cristiane Oliveira - 17, abril 2015 às (14:40)

Oi Clivia. Não costumo ler HQs, mas esta achei interessante pelo tema que aborda. Eu também gosto muito de ler sobre a Segunda Guerra, e os livros que falam sobre o assunto são sempre bem vindos.

Beijos

Danielle Thamires - 18, abril 2015 às (12:06)

Fiquei surpresa em saber que esse livro é em quadrinhos ; e para dizer a verdade, HQ pra mim , só a Turma da Mônica mesmo, rsrs ! Mas pra quem gosta, me pareceu uma ótima opção de leitura.

Rosana - 18, abril 2015 às (14:01)

Essa HQ é linda e tem um tema que gosto bastante. Não tenho o hábito de ler HQ’s mas essa com certeza eu leria.

Maria Alves - 18, abril 2015 às (15:46)

Gosto de historias em quadrinhos, mas essa com conteúdos históricos não me chama atenção. Mas achei bem interessante o assunto sobre fatos reais, onde fala de guerra, Judeus, imigrantes, entre outros, pra quem gosta de assuntos históricos desse tipo parece ser uma boa pedida.

Rebecca Martins - 22, abril 2015 às (15:42)

Oi Clivia,
O livro é bem fininho, mas, como é em quadrinhos, dá pra perdoar. Eu não gosto muito de livros com este tema, porém gosto bastante de Livros em quadrinhos, HQ’S… Bear é um dos melhores pra mim.
Beijos.

Reniére Pimentel - 29, abril 2015 às (18:56)

Acho HQs um charme! Infelizmente não comprei nenhuma até agora, pois nunca sei por qual começar. Achei muito interessante a publicação de histórias em quadrinho que se baseiam em fatos, assim leitores de todas as idades poderão tomar conhecimento dos acontecimentos históricos, do que as pessoas que viveram naquela época vivenciaram, seus medos, além de viajar com as personagens da história.
Livros narrados na época das Grandes Guerras normalmente me emocionam muito e acredito que com O voo negro dos corvos não seria diferente.

Paac Rodrigues - 30, abril 2015 às (15:58)

Linda essa HQ interessante ela trazer as histórias dos judeus, pelas imagens da pra ver o quanto foi bem feita.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício