[Resenha] À sombra de Romeu e Julieta - Melinda Taub - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
08

mar
2018

[Resenha] À sombra de Romeu e Julieta – Melinda Taub

Título: À sombra de Romeu e Julieta
Título original: Still Star-Crossed
Autor: Melinda Taub
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Editora: Verus
Número de Páginas: 294
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compre: Amazon ♥ AmericanasSaraiva ♥ Submarino

Ao se deparar novamente com o ódio entre os dois clãs, o príncipe Escalo conclui que a única maneira de selar a paz é casar um Montecchio com um Capuleto. Mas Benvólio e Rosalina, o casal escolhido, não estão interessados em matrimônio. Ao contrário de seus falecidos primos, não há amor entre os dois, então eles encontram um objetivo em comum: resolver o conflito entre as famílias de maneira que não termine com ambos no altar.
Mas, assim como Romeu e Julieta antes deles, Rosalina, Benvólio e o príncipe Escalo estão prestes a descobrir que o caminho para a paz é tortuoso — e que em Verona o verdadeiro amor se encontra nos lugares mais inesperados.
Além de uma história eletrizante, repleta de reuniões clandestinas, encontros românticos e duelos pela honra da família, “À sombra de Romeu e Julieta” é também uma homenagem a Shakespeare, que vai encantar e prender os leitores até o fim.

À Sombra de Romeu e Julieta, primeiro romance de Melinda Taub, é o livro que deu origem à série de TV Still Star-Crossed, produzida por Shonda Rhimes. Publicado no final de 2017 pela editora Verus, a obra dá vida aos acontecimentos posteriores do clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Após a trágica morte dos jovens Romeu e Julieta, as famílias Montecchio e Capuleto prometem trégua em Verona. Contudo, acontecimentos apontam que o ódio entre as famílias permanece, forçando o príncipe Escalo a tomar uma medida drástica: forçar uma união entre Benvólio e Rosalina, representantes das duas casas, para que a paz enfim seja selada. Como nenhum dos dois está interessado em se casar, mas querem que os conflitos se encerrem, ambos se juntam em seu objetivo em comum, incapazes de supor tudo que passará a fazer parte dessa difícil jornada.

A escrita ágil de Melinda Taub aliada aos inúmeros acontecimentos narrativos permitem que À Sombra de Romeu e Julieta seja lido bastante rapidamente. Não foi difícil imaginar o porquê da obra ter sido adaptada para um seriado: o romance, que conta também com uma presença significativa de diálogos, foca na ação, o que favorece a transposição da narrativa para a estrutura de um roteiro. Ainda, foi interessante observar como a autora procurou manter em sua escrita características que remetessem ao texto original, mas não se prendeu a elas, permitindo, inclusive, o uso de uma linguagem bastante atual, mantida no trabalho de tradução.

Embora tenha achado a premissa interessante, infelizmente não consegui me envolver com a leitura de À Sombra de Romeu e Julieta. Acredito que o foco na ação aliado à escrita em terceira pessoa, deixando de lado um aprofundamento maior nas personagens, não permitiu que eu de fato me sentisse cativada pela leitura. Senti que a história é bem trabalhada, no sentido de conter vários plot twists, mas também tive a impressão de que ela funciona melhor no formato visual — como o da série ou em um filme — do que como leitura, mesmo sem ter assistido à adaptação.

Mesmo que o livro não tenha me proporcionado uma excelente leitura, ela também não foi ruim — apenas não me cativou. De qualquer maneira, acredito que À Sombra de Romeu e Julieta seja uma ótima indicação a um público mais jovem, especialmente pela agilidade narrativa e pelos muitos eventos da trama serem bons candidatos a uma leitura que capta a atenção do leitor.





Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Resenha] À sombra de Romeu e Julieta – Melinda Taub"

Daiane Araújo - 08, março 2018 às (18:38)

Oi, Aione.

Acho que esse acordo entre a Rosália e pelo Benvólio, de certa forma, trouxe algum benefício para ambos os lados… Dm impedir que esse casamento aconteça.

O livro nos dá o oportunidade de saber o que sucedeu após as mortes de Romeu e Julieta, e isso é bacana.

Eu estava esperando que na verdade os dois ao longo da convivência, se apaixonassem… Não sei se isso acontece, mas acho que esse não é o foco do livro propriamente dito.

Adriana Holanda Tavares - 09, março 2018 às (14:03)

Que pena que o livro não te cativou, fico triste porque se pega uma história de fundo tão completa como Romeu e Julieta e coloca um título que a gente acredita que dará uma boa história e fica numa leitura morna é de entristecer qualquer pessoa!
Espero que as pessoas que também fizerem essa leitura gostem, afinal acredito que cada livro tem seu publico. Achei a capa linda!

Pamela Liu - 09, março 2018 às (17:07)

Oi Aione.
Que pena que o livro não te agradou por completo. Mas, pelo menos não foi uma leitura arrastada.
Não fiquei interessada pela premissa, mas talvez eu veja a adaptação em série dela.
Gostei bastante da capa.
Beijos

Samantha correa - 11, março 2018 às (16:44)

Não sou muito apaixonada por dramas, mas existem pessoas que adoram.
Creio que esse seja um livro muito bom para quem quer começar a ler dramas ou até clássicos, pois adaptações são boas para dar uma noção de como é a história.
Não achei essa uma história que me prenderia atenção, achei meio confuso e vago, mas gostaria de assistir a série pois acho que é uma história que teria muito para ser contada.

Rayme - 14, março 2018 às (13:04)

Que pena que não achou muito empolgante 🙁
Na época da escola lembro que lemos em grupo algumas partes de Romeu e Julieta. Na época eu não gostava muito de ler, e a escrita complicada do autor piorou tudo né kkkkk
Não sabia que tinha uma série. A ideia central do livro não me interessou muito não… não curto muito tramas de ação. Se fosse voltado para o romance dos dois acho que me atrairia mais hahaha

Micheli Pegoraro - 14, março 2018 às (15:46)

Oi Aione,
Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas ainda não tinha lido a sinopse. Meu sonho de leitora é ler o clássico Romeu e Julieta, mas como não tenho o livro em mãos continuo adiando esse momento. No geral gostei da ideia proposta, trazendo uma trama posterior ao clássico de Shakespeare. Porém, essa falta de aprofundamento dos personagens e o foco da trama ser mais a ação, me desanimam um pouco, vai ser aquele tipo de leitura que não irá me prender.
Beijos

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 17, março 2018 às (23:47)

Aione!
Uma pena que a narrativa em terceira pessoa, não a tenha feito se conectar com as personagens, mesmo porque não foram aprofundados o suficiente.
Acredito mesmo que o plot do livro é interessante, embora não o conhecesse ainda e nem sabia que tinha uma série de TV Still Star-Crossed, produzida por Shonda Rhimes. Andou bem atrasana, não é?
Bom domingo!
“Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto…” (Renato Russo)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

suzana cariri - 28, março 2018 às (12:54)

Oi!
Quando vi esse titulo e essa capa já pensei logo que tenho quer ler esse livro, não sabia da historia dele e da adaptação para serie, mas quero dar uma olhada nessa serie, gostei da ideia de temos um livro que conta a historia depois, principalmente da forma que a autora constrói o enrendo, quero ver se leio a historia, mas também já li alguns livro que ao terminar pensei que a historia ficaria melhor em um filme ou serie !!

Ana Carolina Venceslau Dos Santos - 31, março 2018 às (11:15)

Eu estava bem interessado em ler esse livro logo que ele entrou em pré-venda tanto que eu acabei comprando mas logo após eu cancelei porque eu realmente perdi total o interesse neste livro apesar de ser uma alusão a uma e Julieta e as obras de Shakespeare sei lá perdi o interesse

Ana I. J. Mercury - 31, março 2018 às (14:31)

Não conhecia o livro ainda, e achei a ideia interessante.
Pelo o que você contou, é um bom livro, mas, mais pra passar o tempo, nada demais.
Não deve ser fácil viver à sombra de Romeu e Julieta, hein?! kkkk
Fiquei até com dó dos personagens.
bjss

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício