[Resenha] O Sol Também é Uma Estrela - Nicola Yoon - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
14

abr
2017

[Resenha] O Sol Também é Uma Estrela – Nicola Yoon

Título: O Sol Também é Uma Estrela
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

O Sol Também é Uma Estrela, de Nicola Yoon, é um livro que cativa em amplos aspectos: pela escrita, pela história, pelas várias mensagens que transmite e por nos dizer tanta coisa em tão poucas páginas.

Nesse livro, conhecemos Natasha e Daniel. Ela é imigrante da Jamaica e se estabeleceu nos EUA aos oito anos de idade; é uma garota pé no chão, que não acredita em destino ou sorte e que prefere acreditar nos fatos e na ciência. Já Daniel nasceu nos EUA, mas seus pais são coreanos; ele é sonhador, acredita no destino e sempre foi um filho e aluno exemplar.

Apesar de termos aqui um romance juvenil, o livro vai muito além e levanta aspectos relevantes que entrelaçam diferenças culturais, imigração, conflitos familiares e todos os impactos que essas questões possuem na vida dos personagens.

A narrativa de Nicola Yoon é sensacional, de modo que é fácil se envolver com os personagens e com a trama que é muito fluída. Em primeira pessoa, somos guiados pela Natasha e pelo Daniel, mas também acompanhamos em terceira pessoa personagens secundários e explicações para determinados eventos, artifícios que só acrescentaram ao livro e o deixou ainda mais interessante.

Acredito que um dos fatores que fez a história ser tão bem sucedida é que tudo flui muito bem e os aspectos contemporâneos em destaque nos remete a debates importantes. Mesmo que essas questões não sejam tão aprofundadas, elas estão ali e possuem lugares de destaque no dia a dia das personagens, sendo partes complementares ou estruturantes de suas próprias existências.

O romance, a meu ver, é bem característico dessa fase de vida dos personagens, em que tudo ocorre de modo muito rápido e intenso, mas não deixa de ser envolvente e apaixonante.

Penso que O Sol Também é Uma Estrela seja um livro que tem uma história simples, mas que nos deixa muitas reflexões e mensagens sobre a complexidade da vida. É um livro encantador!





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] O Sol Também é Uma Estrela – Nicola Yoon"

rudynalva - 14, abril 2017 às (23:37)

Clívia!
Tenho lido bons comentários sobre o livro, principalmente porque trata com a diversidade de de raças e o romance é bem escrito e bem conduzido através das personagens.
cheirinhos
Rudy

Rita Cruz - 16, abril 2017 às (07:56)

Já ouvi bons elogios a respeito do livro que me deixaram bastante curiosa. Acho que deve ser uma leitura bem gostosas por se tratar de um romance leve capaz de nos trazer mensagens para a vida.

Márcia Saltão - 22, abril 2017 às (16:28)

Oi!
Linda resenha, parabéns.
Ainda não li esse livro, mas espero ter a oportunidade. Percebe-se que é uma leitura muito delicada e com uma bonita mensagem de vida.
Com certeza, vale a pena!
Beijos.

Franciele de Santana - 22, abril 2017 às (18:18)

Essa é a segunda resenha positiva que leio e que está me deixando com vontade de ler porque pela fluidez e objetividade na narrativa e mesmo assim passando mensagens importantes mesmo que não muito aprofundados, tudo passando muito rápido me deixando curiosa como essa história vai terminar.

suzana cariri - 30, abril 2017 às (14:33)

Oi!
Ainda não li nada da Nicola Yoon, mas estou bem curiosa para conhecer sua escrita que até agora só vi comentários positivos, mas estou bem curiosa sobre esse livro, parece ser uma historia reflexiva e que passa uma mensagem para o leitor, com uma historia fofa, esse livro está na minha lista de leitura !!

Anonimo - 05, abril 2018 às (16:01)

Oi eu já li o livro e amei , mas gostava muito que a autora poderia fazer um continuação do livro porque eu fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu a seguir do …. (não vou dizer se não do spoiler mas é a seguir do que aconteceu no final do livro ) Você sabe alguma coisa sobre uma continuação ? Se não gostava que houve se ?

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício