[Resenha] Quando Você Voltar - Kristin Hannah - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
22

nov
2016

[Resenha] Quando Você Voltar – Kristin Hannah

quando-voce-voltar-kristin-hannah-minha-vida-literaria
Título: Quando Você Voltar
Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 352
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Americanas ♥ Submarino

Como tantos casais, Michael e Jolene não resistiram às pressões do dia a dia e agora estão vendo seu relacionamento de doze anos desmoronar. Alheio à vida familiar, Michael está sempre mergulhado no trabalho, não dá atenção às duas filhas e não faz a mínima questão de apoiar a carreira militar da esposa. Então Jolene é convocada para a guerra.

Ela sabe que tem um dever a cumprir e, mesmo angustiada por se afastar de casa, deixa para o marido a missão de cuidar das meninas e segue para o Iraque. Essa experiência mudará para sempre a vida de toda a família, de uma forma que ninguém poderia prever.

No front, Jolene depara com a dura realidade e precisa, mais do que nunca, recorrer à sua força e inteligência para se tornar uma heroína em meio ao caos. Em suas mensagens para casa, ela retrata um mundo cor-de-rosa, minimizando os horrores que vivencia com o objetivo de proteger todos do sofrimento.
Mas toda guerra tem um preço, e ela acaba se vendo protagonista de uma tragédia. Agora Michael precisa encarar seus medos mais profundos e travar uma batalha em nome da família.

Quando você voltar era o único livro de Kristin Hannah publicado no Brasil que eu ainda não havia lido, ainda que ele tenha saído pela editora Arqueiro em 2013. Mesmo que não tenha entrado para minha lista de obras favoritas da autora, sua leitura foi tão envolvente e deliciosa como as demais.

quando-voce-voltar-kristin-hannah-minha-vida-literaria3

Jolene e Michael são casados há 12 anos e apaixonados desde quando se conheceram. Contudo, o relacionamento construído por eles veio pouco a pouco ruindo, de forma a estarem na iminência de um fim. E é justamente nesse momento que a carreira militar de Jolene cobra seu preço, e ela é enviada para a guerra, dando início aos maiores obstáculos que sua família poderia enfrentar.

Assim como na maioria dos livros de Kristin Hannah, a narrativa de Quando você voltar se dá em terceira pessoa com predominância de uma perspectiva mais próxima de Jolene. Ainda que haja, então, um distanciamento entre narrador e personagem, ainda assim a autora é hábil o suficiente para nos aproximar e envolver em meio aos anseios e sentimentos dos protagonistas, possibilitando um mergulho total no enredo.

quando-voce-voltar-kristin-hannah-minha-vida-literaria2

Aliás, ler Kristin Hannah é estar preparado para uma leitura completamente emocional, já que é esse aspecto que rege suas obras. É praticamente impossível permanecer indiferente, seja aos dramas desenrolados ou às personagens como um todo. E aqui, pouco a pouco, como quem não quer nada, a autora nos fisga e cativa, nos jogando em meio aos sentimentos de Jolene e Michael, e faltam palavras para dizer o quanto repudiei o segundo e suas atitudes completamente egoístas, no início da história.

Mas é claro que a autora cria esse jogo emocional justamente para nos envolver e para nos fazer vivenciar as emoções que ela desperta, então embarcamos com as personagens em suas trajetórias, sentindo com elas seus altos e baixos. Se odiei Michael, foi justamente para sofrer os impactos que Kristin Hannah desejou, e perceber, com mais intensidade, a beleza na história de Quando você voltar.

quando-voce-voltar-kristin-hannah-minha-vida-literaria1

Mais do que uma história de superação, essa é uma história de valorização, de se saber abraçar todos os aspectos da vida, até mesmo os mais escuros, para permitir ser aquecido e tocado pela luz. Quando você voltar, ao abordar os maiores pesadelos de alguém, mostra também o quanto eles estão ligados ao amor – e como ele pode ser aterrorizante.





Deixe o seu comentário

2 Respostas para "[Resenha] Quando Você Voltar – Kristin Hannah"

Ana Maria de Oliveira Ventorim - 22, novembro 2016 às (08:33)

Olá! Bom dia! Adoro seu canal e suas resenhas! Não conhecia essa autora e vendo seu canal resolvi procurar livros dela. O primeiro que li foi “Jardim de Inverno”. Simplesmente amei…. Agora já estou em busca de outros livros dela para devorar….

Eduardo - 10, setembro 2019 às (18:42)

Onde encontro o livro, qdo voce voltar, para comprar. Agradeço

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício