[Vídeo Resenha + Promoção] Uma Canção de Ninar - Sarah Dessen || VEDA #2 - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
02

ago
2016

[Vídeo Resenha + Promoção] Uma Canção de Ninar – Sarah Dessen || VEDA #2


uma-cancao-de-ninar-sarah-dessen-minha-vida-literariaTítulo: Uma Canção de Ninar
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 310
Data de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ Americanas ♦ Fnac ♦ Submarino

Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.

Sarah Dessen é um dos maiores nomes da literatura YA. Uma canção de ninar foi originalmente publicado em 2002, mas lançado apenas esse ano no Brasil, pela editora Seguinte, que publicou, no ano passado, Os bons segredos, também da autora.

Remy é completamente cética em relação ao amor devido aos inúmeros casamentos fracassados de sua mãe – que está para se casar pela quinta vez – e pela decepção de nunca ter conhecido seu pai, um músico que não fez questão de conhecê-la e que deixou a ela um único legado: uma canção composta logo após o nascimento de Remy, e que se tornou, desde então, um grande sucesso. Em seu último verão antes do início da faculdade, Remy só quer aproveitar as férias sem complicações; contudo, ela conhece Dexter, um músico capaz de contrariar absolutamente todas as suas regras para relacionamentos.

uma-cancao-de-ninar-sarah-dessen-minha-vida-literaria1

Em primeira pessoa, a narrativa se desenvolve de acordo com a perspectiva de Remy, de forma a trazer para si as características da personagem, como seu ceticismo e sarcasmo. Pelo fato da escrita de Sarah Dessen ser muito fluida, a leitura de Uma canção de ninar é bastante rápida e envolvente, além de agradável e tranquila.

“Talvez em algum lugar houvesse uma reverberação, um salto, uma pequena mudança no universo, quase despercebida. Não senti naquela hora. Senti apenas que ele retribuía o beijo, me levando para a luz do sol enquanto eu me perdia no gosto de sua boca e sentia o mundo seguir seu rumo, como sempre havia feito, à nossa volta.”

página 124

A história em si não traz grandes revelações ou reviravoltas, desenvolvendo-se aos poucos, e em uma linha contínua. Sarah Dessen é conhecida por incluir temáticas familiares em suas obras, e elas estão presentes aqui, sendo uma das principais características da história: conforme a trama se desenvolve, Remy vai conhecendo melhor quem a rodeia, sobretudo sua mãe.

uma-cancao-de-ninar-sarah-dessen-minha-vida-literaria3

Esse aspecto, inclusive, foi o que mais me agradou em Uma canção de ninar. Logo que o livro se inicia, vemos que a visão de Remy sobre a mãe é bastante negativa, uma vez que ambas são, no quesito “relacionamentos”, completamente opostas. Dessa maneira, a mãe de Remy é vista como fraca, vulnerável e leviana, ao menos inicialmente. Porém, ao passo que a protagonista vai tendo seus próprios conceitos sobre o amor sendo questonados, além de outras situações familiares sendo desenvolvidas, ela vai conhecendo melhor sua mãe e compreendendo o quanto o conceito de “força” é relativo, e gostei da desconstrução trabalhada por Sarah Dessen nesse quesito.

“E tudo se resumia a amor, ou a falta dele. Tudo o que arriscamos, sem saber muito bem, ao nos apaixonarmos ou nos afastarmos e nos fecharmos, protegendo nosso coração com toda a força.”

página 261

Entretanto, acredito que a autora poderia ter se aprofundado mais em algumas das temáticas trazidas ao enredo. Remy e seu irmão têm históricos um tanto quanto conturbados, os quais foram apresentados muito superficialmente. Também, Sarah Dessen faz uma abertura sobre o passado de Dexter, indicando que ele também carrega consigo algumas questões que teriam sido interessantes se exploradas, mas acabaram por ficar em aberto na história. Dessa maneira, a trama de Uma canção de ninar acaba sendo mais rasa, sem se aprofundar em nenhuma questão específica.

uma-cancao-de-ninar-sarah-dessen-minha-vida-literaria2

Em linhas gerais, essa é uma história leve e agradável de ser lida, que trabalha tanto os aspectos transformadores do amor quanto o fato dele ser encarado de maneira diferente por cada um que o sente. Ainda que eu tenha esperado um pouco mais da história, considerando-se que ela não traz grandes reviravoltas ou aprofundamentos, a leitura de Uma canção de ninar foi proveitosa e agradável, sendo uma boa escolha para distração e relaxamento.

Promoção

Que tal ganhar um exemplar de Uma Canção de Ninar? Confira as informações para participar!

 

Regras:

  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Se inscrever no canal do Minha Vida Literária no YouTube;
  • Preencher o formulário do Rafflecopter.

 

Considerações:

  • Após preenchida a entrada obrigatória, as demais são opcionais;
  • Nas opções em que é necessário visitar fanpages do Facebook, é preciso, também, curti-las para que elas sejam validadas como chances extras;
  • A promoção tem início hoje e ficará no ar até o dia 12/08;
  • O vencedor será contatado por email e terá até 48h para respondê-lo;
  • O livro será enviado pela Editora Seguinte em até 40 dias úteis.
  • O blog não se responsabiliza em caso de perda ou extravio, e um novo envio do prêmio não ocorrerá nesses casos. Certifique-se de que sempre haverá alguém em casa para recebê-lo, e confira corretamente os dados de entrega antes de mandá-los quando for contatado.
  • Para informações gerais sobre a política das promoções, acesse o tópico “Promoções” aqui.

 

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte a todos!





Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Vídeo Resenha + Promoção] Uma Canção de Ninar – Sarah Dessen || VEDA #2"

Anna Mendes - 02, agosto 2016 às (11:02)

Oi Aione!
Adorei a resenha! Estou bem curiosa para ler algo dessa autora. Já vi muitas resenhas positivas sobre a escrita dela 🙂

Izabella - 02, agosto 2016 às (11:59)

Nunca li nada da Sarah Dessen, mas gostei bastante da resenha e já estou curiosa para conhecer o trabalho da autora!

josiane - 02, agosto 2016 às (12:35)

Participando mais uma vez. Estou ansiosa pra ler algo da autora. Só vejo elogios

Suelen Mendes - 02, agosto 2016 às (12:38)

Essa autora é muito bem falada, fico curiosa pra ler qualquer livro dela.
Gosto de leituras leves de vez em quando pra distrair depois de leituras mais pesadas. Bom saber que ele se encaixa nessa categoria.
Beijos

Caroline Garcia - 02, agosto 2016 às (15:05)

Não li nenhum livro da autora ainda e já estou com vários na minha listinha de desejados rs
Espero conhecer alguma obra dela em breve 🙂
Esse livro parece ter uma história incrível.
Sua resenha me deixou ainda mais interessada.
Beijos,
Caroline Garcia

Bia - 02, agosto 2016 às (22:40)

Geralmente não participo de promoções por não ter sorte, mas me apaixonei pelo livro já na resenha, ainda não conhecia e ansiosa para ler. Dedos cruzados e torcendo mt para ganhar.

leci teresinha dias rodrigues rodrigues - 03, agosto 2016 às (00:11)

adorei.

Lana Silva - 03, agosto 2016 às (17:29)

Desde que soube do lançamento desse livro, que estou interessada na leitura dessa obra, Já li outros livros da autora e fiquei encantada pela escrita leve, e envolvente dela. Espero gostar bastante dessa história.

Micheli Pegoraro - 04, agosto 2016 às (13:27)

Oi Aione,
Ainda não li Sarah Dessen, tenho muita curiosidade de conhecer a escrita tão elogiada dela. Gosto de livros reflexivos e tocantes, que tem como foco no crescimento da protagonista. Comprei Os Bons Segredos na semana passada e quando chegar já vou iniciar a leitura imediatamente. Quero muito ler também Uma Canção de Ninar, que pelo jeito também tem uma história bem envolvente.
Vou participar do sorteio, quem sabe tenho sorte dessa vez 😉
Beijos

Maíra Souza - 08, agosto 2016 às (17:37)

Participando! =D
maiiira04@gmail.com

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício