[Resenha] Ligações – Rainbow Rowell - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
20

out
2015

[Resenha] Ligações – Rainbow Rowell

Ligações_CAPA.indd

Título: Ligações
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 304
Data de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ CulturaExtraFnac ♦ Saraiva ♦ Travessa

GEORGIE MCCOOL sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura.
Talvez sempre esteve em segundo plano.
Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças.
Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo.
Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer…
Será que é isso mesmo o que ela deve fazer?
Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido?

Conheci Rainbow Rowell por acaso. Pesquisando por chick-lits ainda não lançados no Brasil para minha coluna no Livros & Fuxicos, me deparei com Ligações e fiquei instantaneamente atraída por sua sinopse. Na época, Eleanor & Park, também da autora, já havia sido publicado pela editora Novo Século, mas eu não havia feito a associação entre as obras até começar a receber comentários totalmente entusiasmados sobre Rowell. Desde então, passei a ansiar por essa leitura e, tendo ganhado o livro de presente esse mês, comecei a lê-lo praticamente após tê-lo recebido.

ligacoes-minha-vida-literaria-1

Aqui, temos a história de Georgie McCool, roteirista de séries televisivas casada há mais de 15 anos com Neal, seu namorado da época da faculdade. Workaholic e ambiciosa, foi ela quem sempre se comprometeu com o trabalho fora de casa, enquanto seu marido assumiu a função de “dono de casa” e pai integral para que ela pudesse seguir com sua carreira. Agora, em meio a um casamento que enfrenta problemas, Georgie recebe a proposta de seus sonhos. Mas, para isso, precisa abdicar de sua viagem com a família em pleno Natal, vendo-se, então, sozinha. Até que, ao ligar para o marido, ela nota que algo de muito estranho está acontecendo: ela parece estar comunicando com o Neal do passado.

Confesso que demorei um pouco para realmente me maravilhar com a leitura. Senti que, de alguma forma, estive um pouco distante das personagens e da história como um todo por conta da escrita da própria autora. Embora a narrativa seja em terceira pessoa e através da visão de Georgie, não acredito que tenha sido esse o motivo para meu distanciamento. Algo na escrita em si de Rowell me causou um estranhamento que, até agora, não fui capaz de identificar muito bem.

Entretanto, mesmo que um pouco distante, foi impossível não me sentir atraída pelo mistério da trama –  estaria Georgie, de fato, se comunicando com o passado? Qual o motivo para isso? Teria ela que modificar algum acontecimento de sua própria vida? –  Foram muitas as perguntas nesse sentido, até que, finalmente, consegui compreender a situação antes dela ser revelada, algo que minimizou um pouco o quesito “surpreendente” da obra. Ainda assim, não acredito que seja esse o motivo que faz dela tão especial e incrível em minha visão.

ligacoes-minha-vida-literaria-3

Em primeiro lugar, amei como a autora foi capaz de inserir tantos elementos que quebram tabus, preconceitos e convenções muitas vezes impostas socialmente de forma tão simples. Neal é quem abdicou de sua carreira pela família, não Georgie – como seria mais esperado, já que, infelizmente, essa tarefa ainda é imposta às mulheres na maioria das vezes. A mãe de Georgie é uma mulher já bem mais velha, mas segura de sua sensualidade – uma característica comumente desassociada das mulheres ao passar dos anos – e casada com um homem muitos anos mais novo. Ainda, é comum que os personagens façam comentários chamando a atenção para possíveis sexismos, evitando tal postura.

Depois, foi impossível não me apaixonar pelas personagens e pela história vivida por elas. Georgie, mesmo muito focada em sua carreira, é completamente apegada a sua família, sendo incapaz de se imaginar sem o marido e as filhas, e Rainbow Rowell criou uma atmosfera familiar como ninguém. Senti todo o carinho da protagonista por suas meninas, toda sua preocupação e amor com elas. Ao mesmo tempo, me encantei pela história de Georgie e Neal, sobretudo pelo próprio Neal. Ainda que suas personalidades possam ser, por vezes, opostas, há um amor imenso entre eles e é justamente essa a força da história. Por amar Georgie, Neal tomou todas as atitudes que um marido e um pai devem tomar, e se tornou uma das minhas figuras masculinas queridinhas da literatura. Georgie, por sua vez, ainda que passe por um processo de amadurecimento no enredo – o que indica nem sempre tomar todas as atitudes ideais -, é completamente consciente de suas próprias características, as vezes ingratas, e do marido maravilhoso que tem ao seu lado. Ainda, é emocionante vê-la tão preocupada em salvar o próprio casamento.

Em linhas gerais, foi o amor presente em Ligações quem principalmente me conquistou e fez com que eu terminasse a leitura emocionada, colocando a obra em minha lista de favoritos. Com uma escrita leve e, por vezes, divertida, Rowell foi capaz de criar um livro  sensível e completamente apaixonante.

ligacoes-minha-vida-literaria-2





Deixe o seu comentário

9 Respostas para "[Resenha] Ligações – Rainbow Rowell"

Cintya Plem - 20, outubro 2015 às (16:29)

Que resenha maravilhoda. Eu li Eleonor & Park mas não me senti tão apaixonada pelo livro como vi muitas pessoas ficarem. Gostei da sinopse desse, vou colocar na minha listinha ><

Mari - 20, outubro 2015 às (16:40)

Gostei muito dos outros livros da Rainbow Rowell que li e Ligações me parece muito legal também. Amo essa capa, acho simples porém tem tudo a ver com a história. Fiquei com vontade de ler ele também!

Beijos
Mari
http://pequenosretalhos.wordpress.com

Deborah Holerbach Alexandrias - 20, outubro 2015 às (17:52)

Oi Aione! Amo a Rowell e tinha baixado o e-book do livro uma vez mesmo sua sinopse não me chamando tanto atenção assim, eu iria deixar para uma próxima leitura talvez, mas depois que li sua resenha me vi arrependida por não ter dado uma chance ai livro rs. Sua premissa é encantadora, com um romance leve e leitura simples, tudo que eu preciso agora rs.
Beijos!

Aciclea Vieira - 20, outubro 2015 às (21:42)

Aione,já li da Rainbow Rowell Eleanor e Park e amei a leitura,quero muito ler Ligações ,Que já traz uma temática diferente e personagens,mais adultos dessa vez com um casamento em crise ,existe amor ,mas há muito desgaste,colocando em segundo plano.Quero muito conferir a história de Georgie e Neal e descobrir de que forma ela consegue se comunicar com o passado Vemos sim dessa forma um marido incrível,ainda bem que ela lute para salvar o próprio casamento.Legal ela se preocupar também com as suas filhas ,ter carinho e amor com elas.Se a palavra da obra é amor,então entrou com certeza para minha lista.Beijos!!!

Leticia Golz - 21, outubro 2015 às (12:03)

Oi, Aione
Pode ser que a autora tenha um jeito diferente de escrever, daquele que você está costumada a ler. Mas apesar disso, o importante é que pelo menos a trama e os personagens valeram a pena. Eu nunca cogitei ler este livro, mas se mesmo a narrativa da autora ter causado estranheza e, ainda sim você favoritar o livro, é porque deve mesmo ser muito bom. Fiquei curiosa.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Paloma Monteiro - 21, outubro 2015 às (13:51)

Cada vez que leio alguma resenha, falando sobre algum livro da Rainbow me apaixono ainda mais por ela rsrrs, meu primeiro contato (e único ainda =/ ) com a autora foi em “Anexos” , li este livro no começo do ano e me apaixonei pela história, pela escrita que flui tãoo naturalmente e que me deixou super envolvida com os personagens…desde então quero todos os livros dela kkkk mais provavelmente o próximo será Eleanor & Park.

Daiele - 22, outubro 2015 às (05:12)

Olá.

Eu li só um livro da autora, que foi Anexos. Achei legalzinho apenas, apesar de falarem super bem dela, comigo não marcou tanto assim. Mas agora fiquei curiosa para ler Ligações. Gostei da resenha, vou colocar na listinha para o ano que vem! 😀

beijos

Diane Ramos - 22, outubro 2015 às (14:38)

Oie …
Ainda não li esse livro , apesar , de estar nos desejados 🙂
A diagramação está linda !
Da autora li apenas Eleanor e Park .

Maria Alves - 24, outubro 2015 às (18:48)

Ainda não li nenhum livro da autora, mas pretendo ela é muito elogiada. Acontece muito pouco o fato do homem abrir mão do trabalho para tomar conta da família. Fiquei curiosa com essa ligação do passado como isso ´seria possível? Só lendo para saber kk.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício