[Livros Na Telona] Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
18

mar
2015

[Livros Na Telona] Simplesmente Acontece – Cecelia Ahern

Simplesmente Acontece_Filme

Sobre o Livro

Simplesmente Acontece
Título: Simplesmente Acontece
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 448
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ Americanas ♦ Cultura ♦ Saraiva ♦ Submarino

Mesmo me considerando uma fã de Cecelia Ahern, acredito que subestimei Simplesmente Acontece, em partes pela própria sinopse do livro, que, como uma boa sinopse deve ser, traz apenas as informações mais básicas sobre o enredo, permitindo ao leitor desfrutá-lo por si mesmo.

Alex e Rosie são amigos desde muito novos, tendo crescido juntos e compartilhado os melhores momentos da infância e adolescência. Contudo, quando a família de Alex precisa se mudar da Irlanda para os EUA, a vida e o caminho de ambos se tornam prestes a mudar para sempre.

Simplesmente Acontece1

Através de emails, cartas, cartões e bilhetes, a história se desenvolve de maneira divertida e extremamente fluida, adquirindo o caráter da proximidade entre as personagens e a transmitindo ao leitor, que logo se vê envolvido na trama. Não apenas a correspondência entre Alex e Rosie, temos a troca de mensagens também entre os protagonistas e demais personagens, principalmente entre Rosie e seus amigos e familiares.

 

“Acordo de manhã e sinto como se estivesse faltando algo. Sei que tem alguma coisa errada e demoro para me lembrar do que se trata… E aí eu me lembro. Meu melhor amigo se foi. Meu único amigo. Como foi estúpida por confiar tanto em uma única pessoa. Agora tudo está se voltando contra mim.”

página 32

 

Em um primeiro momento, estranhei um pouco a forma de como se dá a passagem de tempo na obra; podemos acompanhá-la através, sobretudo, dos aniversários das personagens, e em vários momentos é possível observar saltos no tempo, de forma que precisei me adaptar às novas realidades expostas muito rapidamente. Também, o livro é dividido em 5 partes e fiquei surpresa com a quantidade de acontecimentos presentes na primeira – praticamente as 100 primeiras páginas -, o que me fez questionar o que mais estaria por vir.

Embora estruturadas de maneiras completamente diferentes, Simplesmente Acontece em muito me lembrou Um Dia, de David Nichols. Em ambas obras temos a exposição de duas vidas inteiras e todos os pequenos acontecimentos responsáveis por guiar destinos e alterar caminhos. Os dois livros são recheados da pergunta “E se…?”, na qual inúmeras suposições permitem divagar sobre tudo aquilo que poderia ter acontecido de uma maneira diferente.

 

“A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nosso salário é mensurado por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos um minutinho do nosso dia sempre ocupado pra fazer uma pausa pro café. Voltamos correndo pra nossa mesa de trabalho, olhamos pro relógio, vivemos em função dos compromissos. Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível.”

página 137

 

Foi principalmente por essa razão que Simplesmente Acontece me conquistou tanto. Observar a passagem do tempo e suas consequências nas vidas de Rosie e Alex foi, ao mesmo tempo, interessante e fruto de diversas reflexões. Também, Cecelia Ahern foi muito sensível ao trazer tantas temáticas comuns aos acontecimentos de uma vida, tratando de todos de maneira tocante e verdadeira. Rosie, como todos nós, não aceita com facilidade  todos os caminhos de sua vida, então temos os seus momentos de reclamações, questionamentos e desânimo, ao mesmo tempo em que também podemos acompanhar suas fases de alegria e esperança. Acima de tudo, temos o quanto muitas das suas decisões são tomadas não por sua vontade, mas por sua atual situação.

De modo geral, o livro me fez rir e chorar, e me encantou por abranger e demonstrar uma vida, bem como cada pessoa reage a ela de uma forma diferente. Cecelia Ahern conseguiu trazer a realidade para seu mundo de ficção, e foi muito bem sucedida com o resultado final.

Simplesmente Acontece2

 

Sobre o Filme

 

O filme protagonizada por Lily Collins e Sam Claflin configura na típica adaptação literária na qual, para conseguir agradar verdadeiramente os leitores, é necessário fazer uma clara separação entre as obras – filme  e livro.

Simplesmente Acontece é baseado nos principais acontecimentos do livro de Cecelia Ahern e traz a principal característica da história, a passagem do tempo. Contudo, muitos acontecimentos foram modificados e, em minha opinião, a real essência da obra acabou por se perder na transposição para as telonas.

Simplesmente Acontece_Filme2

Como na história original temos muitos acontecimentos dispostos em décadas do enredo, já estava preparada para encontrar condensações e eliminações no filme, uma vez que seria impossível acomodar todos os fatos em cerca de 1h30. E, como eu esperava, personagens deixaram de existir, enquanto outros assumiram papeis que não cabiam a eles no livro. Além disso, situações foram modificadas a fim da trama poder se desenvolver.

A mudança crucial na história, a meu ver, e responsável por alterar parte de sua essência foi a brutal diferença da passagem do tempo no filme. Há acontecimentos, no livro, que sofrem o impacto de décadas e, por isso, deram o significado que o livro assumiu para mim. Entretanto,  no filme, esse impacto é eliminado, uma vez que tudo acontece em um intervalo muito menor de tempo. Sendo assim, uma história tão bonita e com um sentido tão maior no livro acabou se transformando apenas em um filme fofo, sem um diferencial de outras comédias românticas e romances.

Simplesmente Acontece_Filme1

Apesar de todas as modificações, gostei do filme. A adaptação configura em um bom romance água com açúcar, ideal para um entretenimento leve para quem gosta do gênero. Contudo, aos que adoraram o livro, fica o aviso dessas modificações e que, caso haja a expectativa de fidelidade do enredo, a chance de ocorrer uma grande decepção é bastante alta.

Assista ao Trailer!

 





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Livros Na Telona] Simplesmente Acontece – Cecelia Ahern"

Leticia - 19, março 2015 às (16:30)

Oi Aoine…
Concordo com você em algumas coisas em relação ao filme. Eu gostei muito, e acho que captei muito da essência do livro. A única coisa que senti falta foi dessa passagem do tempo. Mas senti muitos dos sentimentos dos personagens, como no livro.
Mas como é difícil colocar um livro em um filme, ate que eu gostei muito. E no fim ate você acabou gostando..rs

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Cristiane Oliveira - 20, março 2015 às (15:53)

Oi Aione. Eu tenho o livro com a capa do filme, mas ainda não li. Assisti o filme e achei lindo, muito fofo, me emocionei bastante. Eu também me lembrei do filme “Um dia”.
Beijos

Fernanda Luz - 21, março 2015 às (18:10)

Vejo esse livro por ai mas não tinha parado para ler sobre ele nem sobre o filme, mas adorei!! Gosto dessa autora, os livros que li dela eu adorei. O filme espero ver pois me despertou curiosidade. Livro que entra pra lista de desejados.

Maria Alves - 21, março 2015 às (20:48)

Ainda não li esse livro, mas pretendo ler. Parece ser um romance muito fofo, uma amizade de infância que não acabou mesmo longe e que acaba se transformando em amor. O livro um dia eu li mas não gostei achei uma historia cansativa. Quanto ao filme simplesmente acontece ainda também não assisti, ma quero. Tem gente que assistiu e disse que gostou.

Tudo que Motiva - 23, março 2015 às (14:41)

Ainda não assisti ao filme, pretendo ler o livro primeiro. Pelo menos as mudanças que fizeram no filme não foram tão ruins assim, menos mal.

Juliana Frygoudakis - 23, março 2015 às (16:20)

Oii Mi!
Adorei essa seção: Livro nas Telonas! Adoro fazer comparações do livro com o filme e vou adorar saber sua opinião sobre isso! =)
Nunca li o livro, mas já assisti ao filme e confesso que adorei, achei muito fofinho <3
Mas não tenho uma opinião comparativa.. Fiquei decepcionada por ter tantas mudanças na adaptação!

Beijos

Juliana - 25, março 2015 às (11:14)

Oii, então eu não tenho nem um pingo de coragem de ler Simplesmente Acontece, não por que seja ruim, mas é provável que eu fique tão arrebatada quanto a leitura de Um dia. É muito para mim haha. Em compensação vi o filme, achei lindo, divertido e fofo. Contudo, a única coisa que me incomodou foi a passagem do tempo e a forma como os atores foram caracterizados que não me convenceram muito, acredito que isso deva ter incomodado mais quem fez a leitura do livro. No fim, adorei a história e ainda fiquei toda apaixonada por Sam Clafin *u* , ainda mais depois de saber que ele irá ser o protagonista da adaptação de Como eu era antes de você. Bjs.

Rudynalva - 30, março 2015 às (22:50)

Aione!
O livro é simplesmente encantador, chorei horrores…
Não assisti o filme ainda, porém imagino que seja para levar um balde e 2 caixas de lenços de papel…kkkk
As adaptações tem sempre algo de diferente dos livros, acredito que sejam para causaar mais impacto.
cheirinhos
Rudy

Becca Martins - 31, julho 2015 às (00:27)

Oi Mi!
Esta foi uma das adaptações que eu mais amei!!!
Eu sou completamente apaixonada com o livro e depois que vi o filme não consigo segurar minha vontade de ler o livro de novo e ver o filme de novo.
Acho tudo fantástico!
Nunca tinha lido nada desta autora e simplesmente achei sensacional!
Beijos!

Mylenne Araujo - 16, junho 2019 às (03:02)

Olá! Gostei muito de sua resenha. Amei o Simplesmente acontece filme, e fui procurar o livro, para ler. Vi que a autora tem vários, que foram filmados, e me pergunto:como não a conhecia? Parece que ela fisgou mais uma fã!🙋‍ Gostaria que dissesse qual melhor livro dela? Preciso incluí-la em minha lista!! Dei-me mais sugestões da Cecília Ahern!!

Aione Simões - 16, junho 2019 às (18:53)

Oi, @Mylenne! Você encontra resenhas de outros livros dela nesse link: https://www.minhavidaliteraria.com.br/tag/cecelia-ahern/
Gosto muito da autora, meus favoritos dela são P.S. Eu Te Amo (que originou o filme com a Hilary Swank e o Gerard Butler) e o Simplesmente Acontece mesmo!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício