Título: A Casa Assombrada
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 296
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ Cultura ♦ Saraiva
Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cida-de, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior. Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a iden-tidade de H. Bennet permanece um mistério.A governanta recém-contratada busca in-formações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica in-trigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustado-ras começam a acontecer…
John Boyne é um romancista irlandês que ficou conhecido pelo seu famoso livro O Menino do Pijama Listrado, sucesso entre leitores de todo o mundo. A Casa Assombrada, por sua vez, é um livro um pouco diferente dos anteriores escritos pelo autor, mas que também tem seu mérito. Já posso adiantar que é um livro que traz muitas reviravoltas e surpresas, leitura indispensável para quem gosta de mistério e sobrenatural.
Através de uma narrativa envolvente e muito bem escrita, o autor retrata nessa história temas muito interessantes como a perda, a solidão e o recomeço, tudo isso imerso num ambiente repleto de enigmas e aflições que faz com que o leitor não queira largar o livro nem por um segundo.
A trama é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Eliza Caine, uma jovem de 21 anos que acaba de perder o pai, com quem morava numa pequena casa em Londres. Sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel e sem perspectivas na vida, a moça larga seu emprego como professora numa escola só de meninas e segue para a mansão Gaudlin Hall, atraída por uma proposta de emprego como governanta. No entanto, ao chegar à mansão, Eliza já se sente totalmente desconcertada por não ter ninguém para recebê-la, além das duas crianças pelas quais ela ficaria responsável.
No decorrer da história o leitor é totalmente capturado pelo clima de suspense que o autor deposita no livro. Não é o tipo de suspense capaz de incomodar nosso sono ou algo do tipo, mas ele cria um ambiente cheio de emoções com diálogos perturbadores e sensíveis ao mesmo tempo. Todos os personagens são muito bem construídos e é incrível como nos apegamos à personagem principal, que se mostra uma mulher determinada e forte que cresce com o desenvolvimento dos fatos.
A meu ver, o ponto forte do livro é a sensibilidade. Apesar de o fator sobrenatural ter feito toda a diferença e ter me envolvido por completo na leitura, a sensibilidade que o autor teve em enxergar aspectos tão significativos nesse sobrenatural e levá-los para a vida dos personagens foi um dos elementos mais atrativos dessa história. Sem dúvidas foi uma leitura muito satisfatória, e descobrir os mistérios da mansão junto com Eliza, passar pelos medos, dúvidas e reflexões dessa personagem foi gratificante. E que venham mais livros do John Boyne com boa escrita e conteúdo, como esse.
Olá!
Já conheço a escrita de John Boyne , e confesso que sou apaixonada por ela !
Livros como “O menino do pijama listrado” , “O garoto no convés” e entre tantos outros do autor são praticamente obrigatórios na lista de favoritos .
Ainda não tive oportunidade de ler ” A casa assombrada” , mas já vi muitas criticas positivas sobre ele.