[Resenha] Quilômetros de Saudade - Angélica Pina - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
12

dez
2014

[Resenha] Quilômetros de Saudade – Angélica Pina

QUILÔMETROS-DE-SAUDADETítulo: Quilômetros de Saudade
Autor: Angélica Pina
Editora: Giostri
Número de Páginas:  168
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Daniela é uma jovem mineira que, durante uma viagem de férias a Natal, conhece Fernando. Os dois se entendem muito bem e iniciam uma amizade virtual, que não evolui porque, além da distância a separá-los, existe Jorge, o belo e atraente namorado da moça, por quem é apaixonada e que detém sua total lealdade. Fernando passa por um momento delicado após o fim de um relacionamento, por isso mesmo não representou durante a viagem nenhuma ameaça ao namoro de Daniela. Aproximando-se cada vez mais de Fernando, e após sofrer uma decepção com Jorge, Daniela um dia se vê apaixonada pelo amigo, mas sem coragem de se declarar e pensando sempre na questão da distância entre Minas Gerais e o Rio Grande do Norte, que os atrapalharia no caso de desejarem viver algo juntos e foi o estopim para o fim do namoro anterior dele. Até que ponto a distância geográfica realmente impede a plenitude de um sentimento? Uma história sobre amor, decepção, redescoberta da felicidade e sobre como o conceito de distância tem diversos significados.

BeFunky_OrtonStyle_1QS.jpg

 

Quilômetros de Saudade é o primeiro livro da autora brasileira Angélica Pina, que com sua escrita delicada e habilidosa consegue discorrer sobre assuntos que envolvem relações familiares, amorosas e de autoconhecimento através de uma narrativa fluida e extremamente envolvente.

Com a trama em primeira pessoa, temos a oportunidade de acompanhar, no mais intimo dos seus pensamentos, a vida da jovem arquiteta Daniela que, durante uma viagem de férias a Natal com as amigas, conhece Fernando e criam uma empatia que se desdobra numa amizade virtual logo após a jovem retornar a Belo Horizonte. No entanto, Daniela tem um belo e atraente namorado, Jorge, por quem ela devota grande admiração, principalmente por causa de seus atributos físicos.

Quando volta a sua cidade, Daniela tem uma grande decepção com Jorge, estreitando ainda mais os laços de amizade com Fernando, que tornou-se um amigo e confidente nos últimos tempos. Fernando é gentil, atencioso e, como a própria Daniela afirma várias vezes, fofo. O que era uma simples amizade acaba se transformando em um sentimento intenso e verdadeiro que colocará a prova, sobretudo, a capacidade dos dois de lidar com os quilômetros de saudade que os separam.

quiloo22

 

Um dos grandes diferenciais dessa historia e que me despertou grande estima foi o quão realista ela se fez em cada detalhe; os personagens são muito carismáticos e verdadeiros, o que nos faz torcer por eles, sofrer com eles e até nos colocar no lugar deles em determinados momentos. A narradora possui características muito bem delineadas, como seu gosto pela leitura, pela boa música – a exemplo de Marisa Monte, sua cantora preferida – , seu apego à família e às amigas. Mesmo tendo altos e baixos nas suas decisões, vemos claramente em sua personalidade uma pessoa que quer dar o melhor de si em seu modo de lidar com as pessoas e é visível seu crescimento e amadurecimento ao longo da história.

Esse é um daqueles livros que entram facilmente para a lista de favoritos no quesito livros fofos e marcantes. Poucas são as histórias desse gênero que me despertam vontade imediata de reler e essa me despertou. A meu ver, a autora soube dosar muito bem determinados eventos, sentimentos e relações no decorrer na trama, o que a tornou tão singela e bonita.

Não poderia deixar de citar também o fato dela ter privilegiado em seu livro aspectos da realidade brasileira, como as cidades de Belo Horizonte e Natal, que são planos de fundo na vida dos personagens principais, as referências musicais, entre outros aspectos que fizeram toda a diferença.

quilome2

Um livro em que a narradora é uma leitora assídua, que fala em Marisa Monte, Nando Reis, O Pequeno Príncipe e Sophie Kinsella tem tudo para ser maravilhoso vocês não acham? E realmente é. Uma leitura agradabilíssima e mais do que recomendada para quem gosta de romances bem escritos, envolventes e reais, que nos fazem suspirar e torcer para que tudo termine bem no final,. Mas, quanto a isso, só lendo para vocês descobrirem.





Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Resenha] Quilômetros de Saudade – Angélica Pina"

Angélica Pina - 12, dezembro 2014 às (11:05)

Clívia, fiquei apaixonada pela sua resenha!!! Muito muito obrigada pelo carinho em suas palavras! Fico feliz de saber o que a história te transmitiu! Beijo, querida!

Isabela - 12, dezembro 2014 às (13:19)

Olá!

Nossa, que resenha linda! Realmente o livro da Angélica é incrível e delicioso de ler… Como você mencionou, a história aborda vários temas e consegue ficar ainda mais rica em razão das diversas referências. Eu, que não sou muito romântica, me apaixonei completamente.

Beijos!

Juliana Frygoudakis - 12, dezembro 2014 às (16:27)

Não tinha ouvido falar desse livo ainda.. porém achei muito legal ele se passar em território nacional, e principalmente em Minas Gerais, que é o estado que eu moro por fazer faculdade aqui..
Acho muito importante valorizarmos autores nacionais, estou tentando aumentar os autores brasileiros na minha estante, e esse livro com certeza vai entrar na listinha de desejados hehe
Beijos =)

Vanessa Meiser - 12, dezembro 2014 às (21:02)

Olha só que bela dica de leitura hein. Eu nunca tinha ouvido falar neste livro, mas só de olhar pra capa já fiquei bem animada.
Pelo visto é um romance dos beeem românticos mesmo, do jeitinho que eu gosto, tenho lido ótimos livros desta editora.
E a narradora é leitora assídua? Me identifico totalmente, hehe.

Beijo, Vanessa.

Paula de Franco - 12, dezembro 2014 às (22:15)

Olá,

A capa e o título já me chamaram muito a atenção. Adoro amores a distancia, já até tive um. Eu sou de Belo Horizonte e saber que é usada essa cidade no livro me deixou mais animada ainda. Quero saber como termina esse amor a distancia, o meu não terminou bem.

Beijos.

Edilza - 13, dezembro 2014 às (10:33)

O que faltou para eu querer ler o livro foi dito no último parágrafo, que diz que a narradora é uma leitora assídua e fala de autores e obras tão conhecidos por nós.
Boa resenha! Abraços Clívia!

Helena Cristina Cintra Eher - 13, dezembro 2014 às (16:56)

Gostei muito da capa e do enredo. Parece um romance leve e com uma real complicação, além disso sem a ctza de um final… Muito bom!

Amanda Couto - 18, dezembro 2014 às (20:59)

Não muito fã de romances, e apesar de estar amando os livros nacionais ultimamente – As Batidas Perdidas Do Coração se encaixa aqui – ainda tenho receio de ler livros deste genero. Mas após essa resenha, quem sabe eu não dê uma chance ao livro?!
Beijos, Amanda

Camila K. - 19, dezembro 2014 às (11:22)

Quero esse livro PRA ONTEM! Amei a resenha e fiquei muito curiosa. Com certeza entrou pra minha lista de futuras comprinhas.

Beijos!

camila rosa - 30, dezembro 2014 às (16:51)

Oi,
Eu ainda não conhecia esse livro, parece ser interessante, mas por enquanto não irei ler o livro, mas quem sabe eu tenha uma oportunidade e goste parece ser uma historia linda.
Beijos *-*

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício