Os Piores "Melhores Amigos" Do Mundo Literário - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
28

maio
2014

Os Piores “Melhores Amigos” Do Mundo Literário

PioresBFFs.jpg

Quem nunca teve um melhor amigo que, em determinado momento da amizade, estava mais para “amigo da onça” que se considere um sortudo. É comum que relações se desgastem, pessoas se afastem e decepções apareçam, além, também, de ser ainda mais comum que erremos feio ao julgar conhecer alguém.

Que tal conhecer alguns dos piores “melhores amigos” do mundo literário?

diariodaprincesa

Lilly Moscowitz (O Diário da Princesa – Meg Cabot)

Ok, sejamos justas. Lilly é uma grande amiga da princesa Mia sim, mas a amizade das duas apresentou alguns intercursos ao longo da série. Bem na verdade, perdi as contas de quantas vezes senti vontade de gritar com Lilly e de mandá-la parar de ser tão mesquinha e egoísta com Mia. Porém, esse é um daqueles exemplos em que as pessoas vão descobrindo suas diferenças com o passar do tempo e, enquanto não aprendem a lidar umas com as outras, ficam naquele estranhamento incômodo, capaz de gerar atritos. Lilly não é tão má assim, só é mais fácil tomar o partido de Mia, já que é a visão dela da história que acompanhamos.

 
 

CULOSN_APARELHO_E_ROCKNROLL_1359583736P

Molly Knight (Óculos, Aparelho e Rock’n’Roll – Meg Haston)

Tá certo que Kacey Simon não é a pessoa mais fácil do mundo de se conviver, considerando-se sua brutal sinceridade. Mas ela sempre foi leal a suas amigas – o que não pode-se dizer de Molly. Bastou Kacey ser bruscamente retirada do topo da pirâmide social escolar para Molly esquecer de toda a amizade que já tiveram e ajudar Kacey se sentir ainda pior com sua fase de derrota. Fica bem claro o tipo de amizade aqui: aquela por mero interesse.
E só um adendo: as outras duas amigas de Molly e Kacey também podem ser incluídas como interesseiras, mas não chegam aos pés de Molly nessa categoria.

 
 
 
 
 

POBRE_NAO_TEM_SORTE_1256407181P

Amigas de Mariana Louveira (Pobre Não Tem Sorte – Leila Rego)

De interesseiros, o mundo está cheio. Mais um caso desses pode ser visto em Pobre Não Tem Sorte. Mariana é tão rodeada de falsas amigas que nem me dei o trabalho de gravar seus nomes, já que são superficialmente citadas na obra. Enquanto todas acham que Mari está no topo da socialite de Prudente, eventos sociais é o que não faltam para essa mulher cheia de estilo. Mas quando as coisas não estão tão up assim… Quem é Mariana mesmo?

 
 
 
 
 
 
 
 
harry-potter_livros2

Petter Petigrew (Hary Potter – J.K. Rowling)

E falando em falsidade e interesse, eis que chega o interesseiro mor. Quem diria que o garoto gordinho sempre atrás dos inseparáveis Tiago, Sirius e Lupin, seria, na verdade, um grande traidor? Pois é. E o pior é que Peter, na verdade, não faz parte do time dos malvados, mas sim dos fracos, que sucumbiu ao poder de quem ele julgou ser mais forte.

Isso não faz com que minha vontade de esganá-lo seja menor, só para constar.

 
 
 
 
 
 
Otelo

Iago (Otelo – William Shakespeare)

Agora chegou o momento de falarmos de maldade mesmo, de “trairagem” e de manipuladores sem escrúpulos. Por pura inveja e mágoa, Iago decide se vingar de Otelo e, para isso, se passa como sendo fiel e leal ao general. Assim, acaba executando sua trama maquiavélica com louvor: não apenas acaba com a confiança de Otelo em sua noiva, Desdêmona, como também faz com que tudo culmine em uma tragédia digna das tragédias shakespeareanas.

Nojo por Iago define meus sentimentos por esse nada nobre cidadão.

 
 
 
 
 
 
onoivodaminhamelhoramiga

Rachel e Darcy (O Noivo da Minha Melhor Amiga – Emily Giffin)

Aqui o problema é um pouco maior e os lados ficam divididos. Rachel trai a amiga ao começar um caso com Dexter, noivo de Darcy, semanas antes do casamento de ambos. Contudo, Darcy nunca foi um exemplo de amiga, tendo uma vida de “mancadas” com Rachel. Mesmo que uma traição nunca seja certa, ainda mais entre amigas, é muito mais fácil sentir raiva de Darcy ao ler o relato de Rachel em O Noivo da Minha Melhor Amiga, algo suavizado em Presentes da Vida, quando Darcy expõe sua visão.

De qualquer maneira, sem querer julgar o que é certo ou errado nessa relação, já que há erros em excessos de todos os lados, é certo que existe uma amizade verdadeira por detrás de toda a estranha e bagunçada relação dessas duas amigas.

 





Deixe o seu comentário

9 Respostas para "Os Piores “Melhores Amigos” Do Mundo Literário"

Lise - 28, maio 2014 às (11:36)

Mi, adorei a ideia!
Tem vários amigos fura-olhos mesmo, outros que são só por ocasião.

Uma que em dá nos nervos é a Shay da série Feios.

E o que dizer da terrível Alice de Bela Maldade? Ganha de todos, menos de Iago porque é uma versão feminina dela hahaha
Aliás, em versão de Iago, tem a Iara de ‘A hora da verdade’ do Pedro Bandeira.

Beijocas
liliescreve.blogspot.com

Aione Simões - 28, maio 2014 às (12:14)

Gente, esqueci COMPLETAMENTE da Alice. Ela com certeza é a pior – depois do Iago rsrsrs

Beijos, Lili!

Edilza - 28, maio 2014 às (12:58)

Vimos muitos casos desses em filmes de sessão da tarde como no livro Óculos, Aparelho e Rock’n’Roll, ou seja, amizade por interesse.
Também me lembro da Iara, de A Hora da Verdade, do Pedro Bandeira.
Amei o post! Bjs e abrçs!!

Karolyne K. - 28, maio 2014 às (20:51)

KKKKKKKKKKKKKKKK Realmente, tem amigos aí viu, que vou te falar.
Lilly é uma que sempre me deu nos nervos com seu egoísmo.
Petter é um personagem que DETESTO!!!!
E os outros não li sobre, mas pelo que li… da nos nervos também, rs

Crislane Barbosa - 29, maio 2014 às (11:29)

Oi!
Lembrei de um amigo, que no começo não foi tão amigos assim: Jack Will de Extraordinário.
Me deu uma dorzinha no coração quando ‘ouvi’ o que ele disse sobre o August.
E tem a Mona da série PLL. Ôh amiga essa!!!!

Beijão!

Catharina Mattavelli - 29, maio 2014 às (12:12)

Oi
Alguns livros citados do post já li e outros estão na minha meta haha, realmente alguns são muito amigos da onça, quem tem a pessoa como amiga não precisa de inimigo kk.
Adorei o post 😉

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-irresistivel-daiane-coll.html
Comente ;)))

Jéssica - 31, maio 2014 às (09:48)

Oi flor!
Apenas posso falar de Peter de Harry Potter pois os outros livros eu não li, mas concordo 100% neste aqui. Ao contrário de vocè, eu não o odeio menos por ele ser fraco e não propriamente mau, mas o contrário, odeio-o muito mais. Isto porque eu acabo por adorar vilões. Eles sempre têm uma razão, um motivo e são maus por escolha própria, lutam pelo que querem sabe? Enquanto que os fracos como Peter, apenas se aproveitam, tentam ser os melhores mas através das relações e são mesmo miseráveis… Para mim esses é que não merecem nada. Mas é o meu ponto de vista 😉

P.S: Não se esqueça que somos blogs parceiros e espero mais visitinhas e comentários de você lá no meu blog <3
Beijo

Neny - 01, junho 2014 às (09:13)

Dos livros citados so li O noivo da minha melhor amiga, este livro passei o tempo todo morrendo de raiva dele e pensando como ela pode fazer isto..eu amei o livro. Mas tenho um certo problema com livros assim e conseguir gostar dos protagonistas. Tanto que todo mundo suspira pelo personagem masculino do livro e não gostei dele em nenhum momento rs.
Beijos.

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (15:34)

Falsianes literarias kk

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício