Livros Baseados Em Filmes - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

out
2013

Livros Baseados Em Filmes

Não é novidade, para os leitores, que diversas adaptações de obras literárias sejam feitas para os cinemas e que essas, na maioria das vezes, não atingem o mesmo grau de excelência – ou, melhor dizendo, de satisfação – do que a obra original. Contudo, o contrário também pode acontecer: um filme originar um livro.
Vamos conferir alguns exemplos?

Ten Things I Hate About You – David Levithan
 
Dez Coisas Que Eu Odeio Em Você é simplesmente uma das minhas comédias românticas favoritas. Como não pensar, automaticamente, em Heaht Ledger cantando Can’t Take My Eyes Of You, na famosa cena da arquibancada do colégio? Essa adaptação de A Megera Domada, de William Shakespeare, fez sucesso na época de seu lançamento e é um dos queridinhos dentre os admiradores do gênero até os dias atuais.
Sendo assim, imaginem qual foi minha surpresa ao descobrir que há um livro com a mesma história do filme e que, além disso, foi escrito por David Levithan, autor do meu (e da torcida do Corinthians) mais recente queridinho Todo Dia?
Obviamente fiquei eufórica com descoberta e corri para saber mais sobre ela. Confesso que minha euforia foi um pouco diminuída ao ver que o filme originou o livro e não o contrário, mas ainda assim fiquei curiosa para fazer a leitura, até porque, pelos comentários que li no Goodreads, há algumas cenas extras no livro. Os leitores também comentaram terem se sentido um pouco decepcionados com a leitura, e que o livro é bem curto.
E vocês, topariam lê-lo? Vão ficar torcendo para alguma editora lançá-lo por aqui?

Footloose – Rudy Josephs

Footloose foi lançado, originalmente, em 1984. Em 2011, ganhou uma nova versão e, junto dela, um livro baseado em seu roteiro.
Como grande admiradora de musicais, vergonhosamente ainda não assisti à versão original, apenas a de 2011. Também, não fiz a leitura, e fico me perguntando como deve ser fazê-la se um dos melhores pontos do filme está contido nas músicas e nas danças feitas. Ainda que seja ótimo imaginar algumas cenas, outras são ainda melhores de serem acompanhadas quando realmente representadas.
De qualquer maneira, imagino que deva ser uma leitura gostosa de ser feita, segundo os comentários que li em resenhas na época de seu lançamento.
E vocês, já leram? Viram os filmes? Qual a opinião de vocês?

Branca de Neve e o Caçador – Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock e Hossein Amini

Uma tendência atual é a de readaptar clássicos infantis em versões mais adultas e, até mesmo, mais sombrias.
Em 2012, Branca de Neve ganhou duas novas versões, uma delas protagonizada por Kristen Stewart, filme que também recebeu uma adaptação literária.
A edição da editora Novo Conceito chamou a atenção dos leitores por sua belíssima diagramação. Segundo as opiniões divulgadas, o livro é um retrato bastante fiel do filme, com alguns pontos melhores explorados e outros que deixaram um pouco a desejar.
Nesse caso, não assisti ao filme e nem fiz a leitura, e não a considero como uma obrigatória. Ainda assim, sempre fica a curiosidade para descobrir o que pode haver de diferente entre as duas versões.

Glee: O Incício – Sophia Lowell

Neste caso, não foi um filme que originou um livro, mas sim uma série.
Sou fã assumida de Glee e fiquei extremamente feliz na época do lançamento da obra de Sophia Lowell, tanto que não demorei para adquirir meu exemplar e fazer sua leitura.
Glee: O Início é baseado na série de Ryan Murphy e traz aquilo que o seriado não nos contou: os momentos no McKinley High School antes do primeiro episódio e, portanto, como foi fundado o New Directions, bem como seus participantes se conheceram.
Fiz a resenha do livro aqui, e, no resumo, adorei poder conhecer esse começo, bem como achei interessantíssimo ver as personalidades das personagens tão bem caracterizadas por Lowell.
É claro que senti falta das músicas e das apresentações de um modo geral, mas, nas cenas em que elas foram descritas, foi gostoso poder imaginá-las.

Há vários outros exemplos que se enquadram nessa categoria e que, talvez, fiquem para um próximo post.
E vocês, quais desses já leram e/ou assistiram? Quais vocês têm curiosidade de conferir?
Lembram-se de outros exemplos que não citei aqui?

Beijos a todos!





Deixe o seu comentário

31 Respostas para "Livros Baseados Em Filmes"

Pah - 03, outubro 2013 às (13:53)

Bom dia super gêmea, como você está?

NADA, os outros eu conhecia, MAS para tudo, Ten Things I Hate About You pelo divo David Levithan? Já podemos pirar? Nem que o livro não seja perfeito já estou para a minha lista de desejados <3

E estou com você, como não amar esse filme e a cena dele, o lindo do Heaht Ledger cantando? ai ai ai suspiros.

Adorei a coluna gêmea!

Beijokas

Pah, Livros & Fuxicos

Giselle Oliveira - 03, outubro 2013 às (14:16)

Nunca li nem um livro baseado em um filme ou série, os 3 últimos eu sabia que existia mas não tive curiosidade de ler. Já assisti os 3 filmes e vi alguns dos episódios de Glee. Adoro Dez Coisas Que Eu Odeio Em Você pena que o livro não parece ser tão bom.

Fabi Liberati - 03, outubro 2013 às (14:48)

Mii, adorei a coluna e ainda não li nem um dos livros citados. Com certeza David é maravilhoso e estou lendo Todo Dia e AMANDO e mesmo na metade do livro ainda já o considero um dos melhores e mais lindo que já li.
Branca de Neve e o Caçador eu assisti o filme mas não curti muito.
Beijinhos flor

Catharina M. - 03, outubro 2013 às (15:06)

Nossa, também amo 10 Coisas que Odeio em você, bom saber que tem o livro inspirado, quero leeeer.
Beijos.
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Jéssica Rodrigues - 03, outubro 2013 às (15:07)

Oie Mi.
Amei a coluna.
Dez Coisas Que Eu Odeio Em Você é maravilhoso. Amo esse filme. Lindo!
Tenho vontade de ler e assistir Footloose.
Branca de Neve e o Caçador eu li o livro e assistir o filme, e prefiro o livro. O livro é bem melhor. Mil vezes!
Parabéns pelo post.
Beijos

Jéssica
Leitora Sempre
http://www.leitorasempre.com

✿Nessa✿ - 03, outubro 2013 às (15:44)

Oi Mi*
Nossaaaaa, este primeiro que vc citou eu amo de paixão, já assisti milhares de vezes, agora quero jáa o livro!!

Beijos*

♥ Sâmella Raissa ♥ - 03, outubro 2013 às (16:03)

Dentre esses filmes, sabia apenas sobre Ten Things I Hate About You (embora não soubesse que o livro então escrito foi pela autoria do David) e Branca de Neve e o Caçador, mas os demais também parecem ser muito bons. Muito interessante isso de se deparar com um livro baseado em um filme, geralmente é o contrário; mas cada qual tem seus pontos positivos e negativos, mesmo. Só sei que preciso conferir um desses, talvez o primeiro, já que gosto de comédia e romance. <3 Ótimo post, Mi!
Beijos…

Clara Beatriz - 03, outubro 2013 às (16:27)

Já assisti 10 Coisas que Odeio em Você, e gostei bastante. Branca de Neve e o Caçador, eu dormi antes de terminar. E Footlose é bonzinho, mas não achei nada de mais. Também assisti o de 2011. E nunca tive a experiência de ler um livro baseado em um filme…

@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

marla - 03, outubro 2013 às (16:28)

Olá Aione,
Acredito que não tem ninguém que não goste de “Ten Things I Hate Abot You”, eu pelo menos adoro e já perdi as contas de quantas vezes eu já assisti. A nova versão de Branca de Neve, eu li ano passado, mas ainda não tive vontade de assistir ao filme, já Footloose, eu tenho muita curiosidade de assistir, já que falam super bem da versão de 84.

*bye*

http://loucaporromances.blogspot.com.br/

Nika Moura - 03, outubro 2013 às (16:38)

Oi Mi!
Nossa eu sempre me perguntei se teria um livro de “10 Coisas que Odeio em Você” e é uma pena que não tenha aqui no Brasil. Eu amei o filme de Footloose e me interessei bastante pelo livro (confesso que nem sabia que tinha). Acho que nunca assisti Glee pra valer. Não li nenhum desses, por enquanto. Mas, como sempre, amei o post!
Beijos!

Petra Henning - 03, outubro 2013 às (16:50)

Meus Deus! Sério que tem um livro de “Dez Coisas Que Eu Odeio Em Você”?? O filme é muuito lindo! *-*
Você já viu a série? É muito legal também.

Fernanda S. Lucena - 03, outubro 2013 às (18:50)

Oi flooooooor cm vc disse o contrário é sempre o q mais acontece né?!
Já vi tds os filmes mas n li nenhum dos livros!
Assisti Footloose domingo passado e Branca de neve e o caçador, sinceramente eu prefiro a madrasta, pq n gosto da atuação da Kristen, acho q por isso n gostei de Crepúsculo, por causa dela! Hehehehehehehe

Bjoooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Helana O'hara - 03, outubro 2013 às (19:19)

Oi, 10 Coisas que odeio em você é tipo clássico dos cinemas. Sem falar que A Megera Domada teve várias adaptações legais.
Eu fiz uma postagens semelhante a sua em meu blog, com filmes diferentes do seus ♥
Se querer visitar:http://intheskyblog.blogspot.com.br/2013/08/top5-cincos-livros-adaptados-para-o.html
Beijinhos
http://www.intheskyblog.blogspot.com.br

Tais Bruna - 03, outubro 2013 às (19:32)

Já li Footloose e gostei, na verdade o livro é exatamente igual o filme mais mesmo assim diverte bastante.
Amo o filme Dez Coisas Que Eu Odeio Em Você e sempre tive curiosidade de ler o livro desde que ouvi falar sobre ele pela primeira, uma pena que eu seja péssima no inglês.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Ana Caroline Lima - 03, outubro 2013 às (20:07)

Não sabia que existia o livro do filme Footloose, quero muito assistir o filme, se eu gostar irei ler o livro.
http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

Joiciane - 03, outubro 2013 às (23:02)

Oi Mi.. bem legal esse post de livros baseados em filmes.
Ja li Branca de neve e o caçador e realmente o livro é bem fiel ao filme, gstei dos dois, mas nada de mais assim. Comecei msmo nessa onda de contos adaptado para o cinema quando lançou A Garota da Capa Vermelha, e claro não pude deixar de conferir o livro, sendo este tbm totalmente fiel ao filme, mas eu gostei bem mais do que de branca de neve.
E uma duvida que sempre tive é referente ao Menino de Pijama Listrado, quem é baseado em quem? Vc sabe? Gstei mais do filme, onde me emocionei e td mais, com o livro não cheguei a sentir as mesmas emoções que sinto cada vez que assisto o filme.

bjs

Aione Simões - 03, outubro 2013 às (23:15)

Oi querida!
No caso de “O Menino do Pijama Listrado”, o livro veio primeiro e o filme foi adaptado dele 😉
Só assisti ao filme e chorei horrores! Não tenho coragem de ler o livro, achei curioso você tê-lo achado menos impactante, os livros normalmente são mais intensos né?
Beijão!

Laura Zardo - 03, outubro 2013 às (23:45)

Oi Mi amada!
Eu amo Dez Coisas Que Eu Odeio Em Você, tenho como favorito, foi uma história que me marcou muito, a primeira vez que assisti eu era bem novinha e até chorei. Toparia ler com certeza o livro e fico muito na torcida para ser publicado aqui, mas acho que o filme ainda é melhor.
Quando eu conheci o livro Footloose eu não sabia que ele era baseado em um filme, lembro que marquei ele como desejado no Skoob e só depois fui descobrir que era um filme. Com o tempo perdi a vontade e não li o livro, nem assisti o filme.
Não gosto de readaptações de clássicos, então não me interessei pelo livro e filme Branca de Neve e o Caçador.
Eu assisti um episódio avulso de Glee e não gostei, depois disso nunca mais pensei em assistir, mas não julgo a série, quem sabe um dia eu a assista completa, ainda mais se você é fã. =D
Não lembro de nenhum caso agora, mas se eu lembrar eu te aviso.
Beijão!

Anne Viana - 04, outubro 2013 às (00:48)

AMO todos ^^

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Amanda Z. Dutra - 04, outubro 2013 às (02:15)

Amo glee (sim, tem gente que não gosta né, mas…)
e adorei também o filme Footloose, mas ainda não li o livro :S (mas quero sim)
Os outros eu não assisti não :S

Beijo

Gabriela C. - 04, outubro 2013 às (04:29)

De todos os filmes só não assisti Footloose. Não conhecia nenhum dos livros postados aqui, fiquei curiosa apenas por 10 coisas que eu odeio em você e Glee… Footloose foi mais por não conhecer mesmo, e Branca de neve e o caçador é um péssimo filme (na minha opinião, claro).
Gosto muito de filmes que são readaptações de clássicos, e vários da branca de neve são ótimos, mas esse é muito ruim pra mim…
Gostei do post, outros como esse com certeza serão ótimos! ^^

Michelle Boyd - 04, outubro 2013 às (19:52)

Oi Aione, não fazia ideia sobre sobre esse livro de 10 coisas que eu odeio em você, e já amei, mesmo não sendo magnífico acho que vale a pena!!! Eu vi as duas versões de Footloose e confesso que gostei mais da de 2011 e não imagino um livro musical, como esse e Glee, mas fiquei curiosa! Adorei a coluna!!

Michelle Boyd
The Little Things

Planet Pink - 04, outubro 2013 às (21:30)

Comassim 10 Coisas que Eu Odeio em Você virou livro? =OOOO Queremos no Brasil já!!!!
Esse filme é bom demais, vejo praticamente dia sim e outro também hahahahah
Footloose eu dispenso e muito, assistis esses dias o remake ainda meio receosa, pois sou bem resistente a remakes de filmes que amo, e não me surpreendi em nada, o filme foi uma cópia mal feita, com autores que atuam muito mal e dançam um pouquinho, só salva a repaginada na trilha sonora.

Fora esses tem também, Tomates Verdes Fritos.

Bejinhos

Planet Pink - 04, outubro 2013 às (21:33)

atores* e não autores hahaha

Cristiane Dornelas - 05, outubro 2013 às (00:55)

Levithan escreveu aquele livro? O QUEEEE??????????? *0*
Sabia que tinha um livro desse filme super fofo (amo amo amo amo amooooo!!) mas dessa não sabia. Que demais! Torando Glee os outros vi filmes. Livro só da Branca de neve que li mesmo…

Amanda Faustino - 05, outubro 2013 às (01:41)

10 coisas que eu odeio em você é até meio antigo (sou exagerada) e eu nunca tinha assistido até uns dias atrás, e eu amei.

Beijos,
Mands – Outbreaks.

Babi Lorentz - 06, outubro 2013 às (19:19)

Eu já sabia que Footlose, Glee e Branca de Neve e o Caçador eram baseados em filmes, mas jamais imaginaria que existia um livro baseado em 10 Coisas que eu Odeio em Você! Fiquei impressionada e achei o máximo!
Pretendo ler, já que é do queridíssimo David Levithan.
Beijos.

carlareads - 06, outubro 2013 às (20:21)

Ten Things I Hate About You é um amor de filme <3 sou apaixonada com ele. Sempre que passa na Sessão da Tarde eu tento assistir. Heaht Ledger é ÓTIMO.
Mas eu não sabia que o livro era baseado no filme, fiquei surpresa com isso.
Nunca ouvi falar de Footloose. Nem o filme, nem o livro.
Já assisti Branca de Neve e o Caçador e gostei do filme. Mas nunca tive vontade de ler o livro…
E enfim, Glee! Amo essa série <3 mas devo confessar que parei na terceira temporada. Até comecei a quarta, mas não curti e resolvi “parar enquanto estava ótimo”. Tenho boas recordações e aprendi muita coisa boa. Li Glee: O Incício e gostei muito!

Beeijos!

Michelli Santos Prado - 09, outubro 2013 às (11:51)

Ola Mi!! Tudo bem?
Adoro ler livros que tenham adaptações, por mais que sempre me decepcione com elas ( A última música, Dezesseis Luas, As Aventuras de PI…) Mas confesso que nunca fiz o contrario ler o livro do filme. Dos que você mencionou não vi nenhum, mas vou querer ler 10 coisas que odeio em você e Branca de Neve e o Caçador .

Lucas Kammer Orsi - 12, outubro 2013 às (20:04)

Oi Mi, tudo bom?

Eu já sabia que 10 Things I Hate About You tinha um livro (só não lembro aonde eu vi). Assisto ao filme volta e meia, quando passa na Sessão da Tarde e curto bastante.

Quanto ao Footlose, já assisti ao filme, adorei, mas não li o livro. Também não consigo imaginar o livro do filme, mas mesmo assim, tenho certa vontade de lê-lo.

Já Branca de Neve e o Caçador é o contrário. Li o livro, mas não assisti ao filme. Curti bastante o livro, achei bacana a proposta, apesar de que poderia ter sido mais desenvolvido.

Sou fã de Glee, mas não tenho vontade de ler o livro. Acho que talvez vá acabar com meu encanto. Já vi ele por um preço super bacana, mas mesmo assim não surge Aquela vontade.

Um filme que me lembrei, e que surgiu o livro foi Garota Infernal. Além disso, tem os livros baseados nas séries Once Upon a Time e Revenge, que foram lançados recentemente (o segundo não tenho tanta certeza).

Beijos,
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br

Franciele de Santana - 14, outubro 2013 às (16:32)

Olá, muito legal essa seleção eu não sabia que esses filmes ou série no caso de Glee originaram obras literárias. Eu já assisti dez coisas que eu odeio em você e achei um máximo, Branca de Neve e o caçador eu apenas assisti até a metade não porque era ruim mas por falta de interesse mesmo, a famosa série Glee assisti a alguns episódios, mas gostaria de assistir toda a série, Footloose eu ainda não tinha ouvido falar. Mas com certeza são ótimas dicas, quem sabe um dia não irei ler e assistir a essas obras Beijo

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício