Algumas dicas de Stephen King em Sobre A Escrita - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
13

mar
2019

Algumas dicas de Stephen King em Sobre A Escrita

Há pouco tempo, li Sobre A Escrita, obra de não-ficção de Stephen King que reúne suas memórias aos seus aprendizados como escritor ao longo da vida.

Além da leitura ser uma delícia, ela me proporcionou orientações valiosas sobre a arte da escrita. Fiz algumas anotações conforme lia para não me esquecer dos pontos mais relevantes e resolvi compartilhá-las com vocês!

Vale lembrar que, enquanto algumas são citações diretas do livro publicado pela Suma de Letras, outras trazem as informações bem resumidas, para funcionar como lembretes do que é explicado com mais detalhes na obra. Assim, não deixe de fazer a leitura para aproveitá-la com mais profundidade e também para selecionar o que é mais relevante para você. Esse é meu compilado pessoal e  não necessariamente representa tudo o que o livro traz, ok?

1) Ao longo da carreira, você vai ouvir que está desperdiçando talento com um gênero ruim. Não se envergonhe do que você escreve.

“Pratique a arte sem se esquecer de que seu trabalho é dizer o que vê, e depois seguir em frente com a história.”

pág. 155

2) Primeiro, escreva para você, até descobrir a história que deseja contar. Depois, revise e reescreva para contar a história como ela deve ser contada.

“Parar uma história só porque ela é emocional ou criativamente custosa é uma péssima ideia. Às vezes é preciso perseverar, mesmo quando não se tem vontade, e às vezes você está fazendo um bom trabalho mesmo quando parecer estar sentado escavando merda.”

pág. 74

3) A escrita não deve acontecer apenas em momentos de inspiração. Escrever é um trabalho pensado, que requer esforço e dedicação.

“O medo é a raiz de toda má escrita.”

pág. 113

4) Seja claro e objetivo, priorizando sempre a simplicidade.

“O simbolismo existe para adornar e enriquecer, não para criar uma sensação de profundidade artificial. Nenhum dos adornos estilísticos tem a ver com a história, está bem? Apenas a história tem a ver com a história.”

pág. 171

5) Prefira usar a Voz Ativa nas frases, evite advérbios e divida sentenças muito longas em menores.

“A boa escrita costuma vir ao deixarmos o medo e a afetação de lado. A própria afetação, que começa com a necessidade de definir certos tipos de escrita como ‘bons’ e outros como ‘ruins’, é um reflexo do medo. A boa escrita também vem de fazer boas escolhas na hora de separar as ferramentas com que você deseja trabalhar.”

pág. 113

6) Escreva a verdade. Escreva com verdade.

“O objetivo da ficção não é a correção gramatical, mas fazer o leitor se sentir à vontade e, depois, contar uma história… Fazer com que ele esqueça, sempre que possível, que está lendo uma história. […] Escrever é seduzir.”

pág. 118





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "Algumas dicas de Stephen King em Sobre A Escrita"

RUDYNALVA - 13, março 2019 às (21:36)

Aione!
Tenho esse livro aqui na fila para leitura, mas anda difícil de encaixá-lho, embora seja uma leitura mais que necesária para quem tem aspirações em ser escritor.
Gostei dos detalhes que exaltou.
Valeu as dicas.
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha - 14, março 2019 às (08:01)

Este livro sem sombra de dúvidas, foi um grande presente aos fãs e não fãs do Mestre! Tipo, “vou te dar umas dicas valiosas e você as guarda e utiliza com carinho”.
Ponto.
E isso não se aplica só a quem trabalha ou estuda na área não. Isso se estende a todos nós, meros leitores, que comentamos desde um meme no face, até uma resenha mais detalhada!
Aprender é para a vida!!!
Beijo

Scheila - 14, março 2019 às (08:21)

Olá, Aione!

Estou cada vez mais apaixonada por suas postagens.. Sempre amei escrever e ler… Essas dicas foram muito valiosas para mim.

Mesmo que não seja uma autora de livros (um dia até penso em escrever um livro, Deus me ajude ehehe), irei utilizar em muitas coisas do meu dia-a-dia.

“Escreva a verdade. Escreva com verdade.” Tudo se resumiu para mim nessa frase, amei!

Obrigada, beijos.

Anna Mendes - 15, março 2019 às (14:00)

Oi Aione!
Amei demais o post!! <3 Principalmente porque Sobre A Escrita é um dos meus livros favoritos. Acho que já o li umas três ou quatro vezes. As dicas do autor e a forma divertida e sincera com a qual ele escreve fazem com que esse livro seja mais do que um livro, mas um amigo para se ter por perto, principalmente para quem escreve.
E adorei as dicas que você selecionou. Com certeza vou voltar a ler esse post sempre que estiver procurando alguma dica de escrita. Enquanto eu lia o livro, também fiz várias marcações! E a cada leitura eu consegui marcar ainda mais quotes! Hehehe
Bjos! 🙂

Larissa - 30, março 2019 às (13:11)

Me aventurei algumas vezes em escrever romances num aplicativo de leitura, foi bem recebido até, mas o fato de algumas pessoas não saberem separar o personagem do autor me desgostou bastante. Não é porque faço um personagem mau caráter que compactuo com as atitudes/pensamentos dele… enfim. Parei de escrever por conta das muitas dores de cabeça que tive rs, mas gostei muito da postagem e das dicas, são realmente essenciais pra novos e já veteranos autores, com certeza vou atrás desse livro pra aproveita-las nas coisas que escrevo pra mim rs!

ana mikaela - 31, março 2019 às (23:41)

Que lindas dicas/conselhos, né?
Gostei e concordo com tudo!
Também quero muito ler esse livro, acho que não só ajuda a escrevermos melhor, mas também incentiva!
bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício