Retrospectiva Literária de 2012 - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
31

dez
2012

Retrospectiva Literária de 2012

E 2012, enfim, termina!
Devo agradecer por ter tido um ano muito bom e de crescimento para o Minha Vida Literária. Muito obrigada a todos que, em algum momento do ano, estiveram aqui presentes! Obrigada aos leitores, aos parceiros, aos blogueiros amigos! Que nosso 2013 seja ainda melhor!
Vamos conferir agora minha retrospectiva literária?
Para começar, vou relembrar as minhas metas propostas para esse ano, publicadas na minha Retrospectiva Literária de 2011.
  • Meta de Leitura: 75 Livros;
  • Ler todos os livros da estante adquiridos em 2011 (ao todo, 42);
  • Ler ao menos um livro da Nora Roberts.

A primeira meta cumpri em 13/07. Minha 75º leitura de 2012 foi o romance de banca Somente Você.
A segunda meta foi cumprida em 24/10 e meu primeiro livro lido da Nora Roberts foi Retratos de Um Verão.
Por fim, a última meta foi cumprida quase nos 45 do segundo tempo: li O Que Há Por Trás, o último livro remanescente de 2011 em minha estante e a penúltima leitura do ano, no dia 28/12. Confesso que acabei burlando um pouco essa última condição. Alguns dos livros que eu tinha de 2011 eu acabei trocando por outros sem ter lido, porque desisti da leitura. Ainda, há uns poucos (2 ou 3) que ganhei sem ter participado de promoções e que não eram livros que constavam na minha lista de desejados. Assim, não os considerei na minha meta.

Metas cumpridas, vamos ver como foi meu ano literário!

Conforme eu fui olhando minha lista de leituras, fui me perguntando como eu gostaria de fazer essa retrospectiva. Selecionei diversos livros, aqueles que mais destacaram para mim. Então, decidi subdividir o post em três partes: os 12 melhores livros, as maiores surpresas e os destaques do ano.

12 Melhores do Ano – por ordem de leitura
Foi extremamente difícil fazer essa escolha. Todos os livros que selecionei mereciam estar aqui, entretanto, minha maior dificuldade foi ter que eliminar alguns para chegar nesse número de apenas 12 livros. A intenção era de que fosse um top 10, mas não havia como tirar mais dois livros dessa lista.
Eles estão em ordem de leitura. Seria impossível fazer um ranking entre eles, até porque os estilos divergem em alguns casos. Não há como compará-los.
Decidi, também, apenas colocar as imagens aqui para que o post não fique ainda mais longo e nem muito cansativo.
Clique nas imagens para ler as resenhas.
 
Maiores Surpresas do Ano – por ordem de leitura
Quem me conhecem sabe que não costumo ser a maior fã de sobrenaturais e livros de fantasia, de um modo geral. Não tenho nada contra o estilo, meu problema é completamente não identificado: eu simplesmente não consigo, na maioria dos casos, me envolver com a leitura. Dessa maneira, não é surpresa que os livros mais surpreendentes esse ano sejam desse gênero, pois foram leituras que eu não esperava gostar tanto quanto gostei.
 
Destaques do Ano – por ordem de leitura

Por fim, os livros que, de alguma forma, se destacaram pra mim e também estão na minha lista de melhores leituras do ano.

Ufa!

Sei que o post ficou carregado, mas como foram muitas leituras em 2012, também foi grande o número de destaques.

E quais leituras se destacaram no ano de vocês?

Gostaria também, de registar aqui as minhas metas para 2013:

  • Meta de Leitura: 80 livros;
  • Ler metade dos livros da estante adquiridos em 2012.

Um feliz 2013, seus lindos! Que esse seja O ano!

Beijos a todos,





Deixe o seu comentário

25 Respostas para "Retrospectiva Literária de 2012"

Rafael Fernandes - 31, dezembro 2012 às (17:46)

Que empinada legal de 2011 para 2012. Confesso que também li muito mais que em 2011 e pretendo fazer uma retro no blog, hoje se possível. Deixando tudo para a última hora… Sabe como é… Final de ano. Ah, espero que em 2013 a gente venha ler mais que em 2012, que as leituras de 2013 sejam melhores ou que supere as já lidas. Enfim, não consigo pensar ainda nos melhores agora bem no trabalho, mas vou dar um jeito quando chegar em casa. Parabéns pelo post. Beijão amiga.

Lucas Kammer Orsi - 31, dezembro 2012 às (18:04)

Oi Aione, tudo bom?
Ufa, o mundo não acabou, mas o ano sim. Quantas leituras, hein? Alguns eu li, outros tenho vontade. Bom tenho a desejar tudo de bom nesse novo ano que está se iniciando, muita saúde, paz, harmonia, e é claro, muitas leituras.

Beijos
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br

Babi Lorentz - 31, dezembro 2012 às (18:10)

Julieta Imortal também foi uma grande surpresa pra mim, já que eu não esperava nada do livro. Mas o que mais gostei nessa sua meta foi ver que O que há por trás foi lido. Estou curiosa demais para saber o que você vai colocar na resenha.
Beijos.

Sergio Carmach - 31, dezembro 2012 às (19:38)

Aione, se houvesse um top 12 leitores, seu nome certamente estaria na lista. Você escreve bem, faz resenhas sérias, discute a obra com o autor… Se todos fossem iguais a você… rsrs Suas metas são arrojadíssimas. As minhas não passam nem perto. Para 2013, espero conseguir terminar de escrever O Estranho Inferno da Felicidade e ler o máximo possível de clássicos e de novos autores nacionais (mas duvido que eu consiga chegar a pelo menos 10 livros rsrs). Bjs e tudo de bom!

Cynthia França - 31, dezembro 2012 às (20:00)

Querida Aione, em primeiro lugar, sinto-me honrada por estar no seu ranking (com os meus dois livros)! Concordo com o Sergio: você escreve bem e faz resenhas sérias, consistentes. Tem tudo para se tornar uma grande escritora! Espero ler seus livros algum dia. Anotei todos os livros citados qua ainda não li. Quero lê-los em breve. Adoro seu blog! Continue brilhando! Um ótimo 2013 para você!

Flávia - 31, dezembro 2012 às (20:06)

Estou louca para ler O rosto que precede o sonho e com certeza ele vai para minha meta de leitura!Feliz 2013!

thoughts-little-princess.blogspot.com

Aline - 31, dezembro 2012 às (20:42)

Mi em primeiro lugar quero te desejar um ótimo 2013, que vc continue sempre nos fazendo companhia; uauuuuuuu 137 livros parabéns!!!
Aline Dias

Jeni Viana - 31, dezembro 2012 às (22:47)

Oi, flor! Quantos livros que você leu, nossa senhora. Apesar de ter começado a ler esse ano, acho vergonhoso dizer que li menos de 20 livros. Você ultrapassou bo-ni-to essa sua meta, hein? Vou aproveitar e pegar algumas dicas com você, desse post, para ler no ano que vem. Dos que citou, os únicos que li foram O Rosto que Precede o Sonho, que se tornou um dos meus favoritos, Diário de Uma Paixão e… só. Tem alguns daí que pretendo ler em breve, tais como: Julieta Imortal, Corações em Fase Terminal, Para Sempre Ana e Procura-se um Marido. Beijão!

docesabordoslivros.blogspot.com

Marcelo Lima - 31, dezembro 2012 às (23:25)

e ainda quando eu digo que li pouco quando falo que li 81 livros as pessoas não acreditam kkkk , entre os destaques eu já tinha lido VA e identidade roubada , quero ler a esperança , algum da sophie tbm! e quem sabe eu receba o chamado e leia Circo da noite em 2013… mi que 2013 seja repleto de coisas boas e ainda mais livros ! Te adoro mizita !

Eduarda Menezes - 31, dezembro 2012 às (23:38)

Mi, eu estava curiosa para saber qual era o seu número de livros lidos este ano porque eu sabia que era uma coisa grandiosa huahauhau
Li 74 já super feliz, imagina 137. Também fico impressionada com o quanto você é organizada. Cumpriu todas as metas certinhas, enquanto eu ainda tenho livro de 2009 aqui sem ler HUAHUA (vergonha).
Gostei muito dos seus 12 mais. Também tem várias que eu quero ler neles, na verdade, quase todos!
Sempre penso em comprar essa outra série da Suzanne Collins, mas como tenho muitos pra ler, sei que vai demorar para pegá-los para ler, então estou tentando exercitar o meu autodomínio!
Adorei a sua retrospectiva, querida!
Um excelente 2012 para você, tudo de bom hoje e sempre! 😀

Pabline - 01, janeiro 2013 às (14:50)

Uau, Aione. Realmente, quantas leituras XD. Aliás… Feliz Ano Novo o/
Minha meta era 50 e só conseguir ler 46 kkkk
Tanta coisa que nem sei o que comentar tanto kkk. Bom, pretendo ler Esperança esse ano, e tbm pelo menos mais dois livros da série Academia de Vampiros; Jane Eyre, O Céu está em Todo Lugar e Procura-se um Marido tbm são livros que desejo ler.

Minha meta de leitura continua nos 50, esse meu ano vai ser puxado e como eu ritmo de leitura é algo lamentável, torso para pelo menos chegar nos 50 kkk

BJão Mi!

-Amigas Entre Livros-

Tais Bruna - 01, janeiro 2013 às (21:02)

Alguns dos seus preferidos também estão entre os meus e outros eu desejo muito ler agora em 2013.
Assim como você eu também não sou muito fã de sobrenaturais mais gosto muito de me surpreender.
Tenho uma amiga minha que sempre insiste para que eu leia Academia de Vampiros, esse ano talvez eu dê uma chance para a série.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Taty - 01, janeiro 2013 às (22:11)

Olá só tem livros bons na sua lista quero ler vários deles, quando eu crescer quero ler que nem você rsrsrs, também vou tentar ler os livros que estão na minha estante tem bastante mas alguns eu ganhei e não estava na lista de desejados hehe

bjos

Milena - 01, janeiro 2013 às (23:40)

Adorei as suas metas, Mi! Que bom que você as completou! Eu não estou tendo muito tempo para ler por causa da minha faculdade e do meu trabalho! Preciso ler vários textos para a faculdade, o que já por si só atrasam as minhas leituras, ainda mais com o trabalho.. é complicado :p mas vou tentar ler o máximo que eu conseguir nessas férias e já ir adiantando a minha meta!! 😀

Beijos, Milena.
Livros na Cabeça

Lili - 02, janeiro 2013 às (00:11)

Mi, é tão bom cumprir metas, né? Essa é a parte mais gostosa. Ver que deu certo e superou E MUITO!
Pelo visto a lista de 2012 não poderá ser concluída em 2013. Estou no mesmo barco.

Você teve realmente leituras fantásticas em 2012, muitas que eu invejo, muitas que eu fiquei ansiosa por um comentário para me incentivar, outras contraditórias às minhas (como Julieta imortal e Para sempre), algumas que eu ficava louca para saber se você iria ter as mesmas opiniões que eu e amar tanto quanto amei (como O céu está em todo lugar!).

Definitivamente, acho que você deveria riscar Gregor. Você pode não ser muito fã de sobrenaturais. Mas duvido que não esperava gostar de Gregor depois de Jogos Vorazes, haha.

O livro que eu fico mais contente de ver ali é Divã! Saber que foi tão positivo pra você conhecer a Martha Medeiros me deixa nas nuvens. É como ter cumprido uma boa ação.

E não sei se eu comentei, mas AMEI corações em fase terminal. Gente, que livro bonito! Parece um conforto e um tratamento para o nosso próprio coração.

Que 2013 seja ainda mais especial!

Laise
liliescreve.blogspot.com

JennyCullen - 02, janeiro 2013 às (02:25)

Adorei o post!
Também amei Menina de Vinte,e tenho muita curiosidade de ler O Circo Da Noite; além da capa ser linda,a sinopse me deixou bem curiosa.
Me surpreendi também com Sereia,a história tem um suspende tão delicioso de se acompanhar,que logo fiquei doida pra ter Encanto por perto!!
Nos destaques,li Terra Ardente e O Céu Está Em Todo Lugar ,e ambos me encantaram,o primeiro por ser um livro que retrata a vida e os sofrimentos reais dos personagens e eu amei isso, e o segundo por ter me tocado profundamente a história da Lennie,eu estava passando por uma fase parecida e o livro me ajudou muito. Li também Para Sempre,e gostei,mas não tanto quanto aos outros.

Bem,comparado à sua,a minha meta de leitura foi bem fraquinha (40 livros ao total), mas acho que para meu primeiro ano no mundo literário, eu fui bem. Meu futuro está incerto, então devido à escola não sei se vou conseguir ler muito esse ano, mas pretendo ter uma meta de 60 livros,já que no final desse ano consegui dar uma ‘engrenada’ na leitura.

Mi,tenha um ótimo 2013,que tenha muita paz e felicidade e prosperidades,que venham muitas leituras boas e muito mais sucesso para o blog!

Que seja mesmo O ano!!

Beijooss,
Jennifer♥

Planet Pink - 02, janeiro 2013 às (02:50)

Oi Mi!
Você é um exemplo de leitora e de blogueira!
A quantidade de suas leituras é impressionante e suas resenhas maravilhosas!

Não sabia que a Cynthia tinha lançado outro livro, preciso conhecê-lo já!
Beijos e um super 2013 pra ti!

✿Nessa✿ - 02, janeiro 2013 às (10:34)

Oi Mi*
Eu não tinha uma meta, mas para este ano eu já estou me programando.
Este livro por linhas tortas tbm estava entre minhas melhores leituras do ano, eu ameii.
Quero muito ler menina de vinte e fiquei com seu numero este ano.
Vejo vários livros aí que eu quero muito ler.
Adorei sua retrospectiva!!

Bjinhs*

Thamires R. - 02, janeiro 2013 às (13:49)

Uau Mi, fiquei impressionada pela quantidade de livros que você leu!
Eu não costumo criar metas pois sei que possivelmente não conseguirei atingi-las, mas adorei este post!
O livro que mais me marcou foi o Jogos Vorazes, embora tenha abandonado a leitura de A Esperança =/
Que você consiga realizar sua meta este ano, Mi!
Feliz 2013 e que com ele venham muitas leituras incríveis,
Até mais.

Vanessa Assumpção - 03, janeiro 2013 às (13:58)

Oi, Mi! Tentei tantas vezes comentar aqui pelo tablet e não consegui ¬¬ não sei pq!
Adoreeeeei a sua retrospectiva! O modo como vc organizou tudo…tá muito lindo!
Como vc leu hein? Meudeus! Espero chegar a ler tanto quanto vc um dia. rs
Sim, que esse seja O ano…tomara! Ainda mais para o crescimento do meu blog *-* rs
Feliz ano novo, pra vc, Mi…muita saúde e muito sucesso! E obrigada pelo apoio lá no blog…e o tweet que me respondeu…fiquei feliz demais!
Beijão!
http://leitura-emfoco.blogspot.com

Clícia Godoy - 03, janeiro 2013 às (16:30)

Meu Deus…
Me fala se tem coisa mais difícil do que selecionar os melhores do ano?

Porque JESUIS!!

Eu quase morro para selecionar os melhores!
Adorei sua seleção!
;D

Bjinhos sua linda!

Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo!

Aline T.K.M. - 03, janeiro 2013 às (18:21)

Fiquei empolgada ao ver O Circo da Noite entre os melhores do ano na sua lista e na de alguns outros blogs. Quero ler esse livro há um tempão, já o tenho na minha fila de leitura e pretendo logo mais partir para o ataque hehehe.
Ah, gostei da organização do post (melhores, surpresas, destaques). Apesar de serem muitos livros, ficou fácil de visualizar tudo.

Bjinho e feliz 2013!

livrolab.blogspot.com

Janice Diniz - 04, janeiro 2013 às (21:15)

Oi, Mi,
Já comentei o quanto fiquei feliz de ter Terra Ardente como destaque de suas leituras de 2012, ainda mais para alguém que, além de ler muitos livros, faz também uma leitura crítica dos mesmos e tem um posicionamento bastante inteligente e exigente também. Muito obrigada por seu apoio, sua amizade e generosidade.
Beijão!

Janice Diniz
@TerraArdente

Mariana FS - 12, janeiro 2013 às (01:48)

Oi Aione!
UAU! 137 leituras é muita coisa. Parabéns!
Da sua lista dos 12 melhores, eu estou louca para ler Jane Eyre. Comprei ele no final do ano, mas ainda não sobrou tempo para ler. Também fiquei curiosa para ler Beije me antes de morrer e agora que finalmente li Jogos Vorazes, quero ler logo os outros dois. Bom ver A esperança nessa lista tão seleta.
Os livros do John Verdon são ótimos né? Ambos. Eu virei bem fã do autor já no ano passado quando li Eu sei o que você está pensando. Mal posso esperar para a Arqueiro lançar o terceiro livro da série.
E olha Belo Desastre aí. Também coloquei ele na minha lista. É o tipo de livro que não se esquece tão fácil, né?
Beijos
http://www.alemdacontracapa.blogspot.com

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (15:42)

Rainha da fofoca <3

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício