[Resenha] O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
15

nov
2011

[Resenha] O Diário de Suzana para Nicolas – James Patterson

Título: O Diário de Suzana Para Nicholas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 233
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Quando Matt termina inesperadamente seu namoro com Katie, após 11 meses de um relacionamento perfeito, deixa a editora de livros arrasada e inconformada, sem conseguir compreender o que dera errado. No dia seguinte, ela recebe de Matt um diário, em uma tentativa de explicar a ela seus motivos. Entretanto, as palavras que trariam sua resposta foram escritas por Suzana, esposa de Matt, para Nicolas, filho do casal, ambos completamente desconhecidos para Katie até então…

Não tenho palavras para descrever o impacto desse livro em mim e meu agradecimento à editora por ter cedido o exemplar para resenha. A escrita de James Patterson me tragou para dentro da história desde o primeiro capítulo, conquistando totalmente minha atenção e gerando fortes emoções através da intensidade de suas palavras.
O enredo é cativante desde o início. A dúvida de Katie cresce em nós a cada página, sendo o grande mistério e suspense do livro. Não só pela dúvida, somos cativados pelo desenrolar dos fatos. A narrativa, ora em terceira pessoa, pela visão de Katie, ora em primeira pessoa, pela visão de Suzana através de seu diário, apresenta-nos duas diferentes histórias exclusivamente unidas por Matt. Este, ainda, só tem sua personalidade definida ao fim do enredo, quando o mistério é resolvido. Até então, temos o Matt da visão de Suzana e o Matt da visão de Katie, o qual, uma vez, jurou não ser casado.
A metalinguagem, aqui, é fundamental, uma vez que o diário é o responsável por nos apresentar a história por dentro da história de Katie. Suzana, em sua tentativa de, futuramente, aproximar-se de seu filho, Nicolas, resolve registrar sua história com Matt para que Nicolas de fato conhecesse seus pais quando crescesse. Dessa maneira, todo enredo é construído ao redor dessas personagens, cuja história só é interrompida nos momentos em que Katie paralisa a leitura e tem seus próprios sentimentos e impressões apresentados ao leitor.
As personagens são apaixonantes. Todas, sem exceção. É impossível não ser cativado por Katie, Suzana e Matt, o que, por si só, é contraditório, já que o sofrimento de Katie é muito bem exposto e a reação mais natural seria a de sentir repulsa por quem foi responsável por magoá-la.
Não há muito além disso que possa ou necessite ser dito. Este não é um livro para ser pensado, e sim sentido. Não há tempo para reflexões durante a leitura, alguns poucos pensamentos aparecem, mas, na quase totalidade, somos arrebatados por sensações. A única coisa que me lembro de ter pensado foi em como James, sendo um homem, conseguiu transmitir tão bem as emoções, reações e reflexões de duas mulheres diferentes. Sua sensibilidade foi ímpar.
Nada do que eu disser conseguirá definir tudo que senti com essa história e, por isso, ela precisa ser lida e sentida por cada um. Beleza, tristeza, sorte e azar se misturam por completo e tornam-se um só neste que virou um de meus livros favoritos, definido não por uma palavra, mas sim pelo impacto em meu coração.
Está participando da promoção de Literatura Brasileira?
Comente nesse post e preencha o formulário mais uma vez!




Deixe o seu comentário

33 Respostas para "[Resenha] O Diário de Suzana para Nicolas – James Patterson"

Samuely B B L - 15, novembro 2011 às (18:34)

caramba, mi… não pensei que esse livro fosse tão impactante assim… principalmente por patterson ser um autor de livros policiais… mas vou tentar lê-lo pra sentir, como você disse!

Nuvem de Letras - 15, novembro 2011 às (20:32)

Uau! Tinha ouvido falar do livro, mas ainda não havia despertado meu interesse em lê-lo. Adorei a resenha, não imaginava que o livro fosse profundo assim e cheio de sentimentos que nos envolvem na história, assim como você falou. Adoraria lê-lo 🙂
Beijão

nuvemdeletras.blogspot.com

Nana - 15, novembro 2011 às (20:52)

Oi Aione!
Primeira resenha que leio sobre o livro e AMEI.
Esse livro deve ser maravilhoso, a capa dele é linda.!
E o autor é sensação né? Só dá ele no momento..

Espero ter a mesma impressão e coisas mais também, que nem você sentiu… pois tenho grandes expectativas com esse livro. 🙂

Parabéns pela resenha.

beijos
Nana – Obsession Valley

Lucas Martins - 15, novembro 2011 às (21:24)

Mi, amei a resenha!
Agora eu preciso mais ainda do livro! Sério, se já me emocionei lendo a resenha, imagina quando ler o livro… Estou super curioso para conhecer a escrita do James Patterson, e acho magnifico a versatilidade do autor, que conquistou sucesso com o suspense e agora está encantando com o romance.
Espero ler logo, nem é tão grande! Talvez o leia entre alguma leitura que antes era prioridade!
Bjão, Mi! E parabéns pela resenha!

Lariane - 15, novembro 2011 às (21:54)

Oi Aione,

a Sa – cia do meu blog, leu e resenhou… e ela também adorou, disse que é difernete dos demais livro dele.

Estou louca pra ler.

Beijo,
Lariane – http://www.leiturasedevaneios.com.br

Igor Gouveia - 15, novembro 2011 às (22:40)

Mi *-*
Eu estou louco pra ler esse livro por sua culpa e por culpa da Duda também! Eu adorei a sua resenha. É sempre tão bom quando um livro mexe tanto com a gente né?

Vanessa - 15, novembro 2011 às (23:23)

Faz mais de uma semana que eu solicito este livro para a editora e eles nem me respondem. Eu quero muuuuito, mas muito mesmo ler este livro, tenho certeza de que é mesmo muito bom como você disse, tem tudo para ser, o autor é fantástico. Por enquanto eu continuo aqui só na curiosidade…

Vanessa – Balaio de Livros.

Pah - 15, novembro 2011 às (23:44)

Oi Mi

To com esse livro e confesso que estou me preparando para lê-lo, ando muito sensível e tenho medo de me perder em lágrimas. Não que eu não goste dessa explosão de sentimento, muito pelo contrário, amo, e exatamente por isso, estou me preparando para saborear o livro, quero estar bem ao lê-lo. Sua resenha me deixou mto curiosa, sem dúvida vou chorar de qualquer forma, rs.

Beijokas

Pah, Livros & Fuxicos

Ana Terra - 16, novembro 2011 às (00:01)

Nossa, realmente parece ser um livro bom. Fiquei com vontade de Lê-lo. Adorei a resenha… Beijos, http://doceescrita.blogspot.com xx

ps.: sobre a promo, estava pensando para o começo de dezembro, o que acha?

Pabline - 16, novembro 2011 às (00:21)

Oi Aione!
Sabia da existência do livro só que não fazia a menor idéia do que se tratava a historia… Parece intensa pela sua resenha.
Nunca li nada do James, mas o que não me falta é vontade. E depois de falar que foi um dos melhores livros que leu… Uau, fiquei muito curiosa. Amo livros intensos que te prendem em cada pagina, é ótimo uma leitura assim.
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Bruno Miranda - 16, novembro 2011 às (00:29)

Uau, agora foi você quem passou emoção… rs Eu gosto muito dos livros do autor, e depois da sua resenha eu simplesmente preciso ler este! Beijos,

@minha_estanteMinha Estante

Priscilla Duhau - 16, novembro 2011 às (01:44)

Mi, primeiramente tenho que pedir desculpas pela ausência aqui no Minha Vida Literária, mas é por causa dos motivos que expliquei lá no post no meu blog… Mas agora que tudo tá voltando ao normal, finalmente posso voltar a ser frequentadora assíduo desse blog que tanto amo. *-*

Eu também recebi esse livro da Arqueira e me apaixonei pela sinopse logo de cara. Agora com a sua resenha minha vontade de lê-lo só aumentou! Todo mundo diz que esse livro é muito emocionante e intenso e que é praticamente impossível não chorar ao lê-lo. Estou indo com essa expectativa para a leitura, realmente espero não me decepcionar (yn).
Enfim, ótima resenha. Esse livro já o próximo da minha lista de leitura. *-*

Beijão ♥
Priscilla Duhau
Livrificando

Érica Lopes - 16, novembro 2011 às (11:24)

Nossa que lindo Mi!

Não tinha visto esse livro, fiquei super curiosa para lê-lo, depois da sua resenha emocionante, fiquei com uma enorme vontade de ler!
Eu gosto de diários, eles são profundos!

Beijokas

Babi Lorentz - 16, novembro 2011 às (12:02)

É por causa desse tipo de resenha que tenho muita vontade em ler este livro. Fico louca pra conhecer essa história porque ela, realmente, parece contraditória.
Beijão

Beatriz Gosmin - 16, novembro 2011 às (12:28)

Nunca na minha vida eu iria pensar que este livro era assim.

Adorei a resenha!
Confesso que fiquei com muita vontade de ler o livro, adoro toda essa coisa emocional e cativante.

Beijoss
Bia | Blog Livros e Atitudes

Andressa Tomaz - 16, novembro 2011 às (12:52)

Nossa Mi, realmente a história parece muito emocionante, parece aquelas histórias que não conseguimos largar o livro até o final!
Estou pensando em solicitar um exemplar, já estava curiosa antes e agora estou mais ainda.
Se você, que sempre consegue expressar seus sentimentos através das resenhas, não conseguiu neste, só posso esperar coisa boa!

Beijos!

ALINE T.K.M. - 16, novembro 2011 às (14:20)

Antes de tudo, preciso dizer que gosto muito dos seus textos, mesmo! Já tinha ouvido falar neste livro, mas nem imaginava que ele fosse assim tão singular, conforme senti pela sua resenha. Tenho, agora mais que antes, muita vontade de lê-lo. Sugestãozinha hehe: que tal uma promo dele no blog?!?! ^^ Eu iria adorar!

Bjo
escrevendoloucamente.blogspot.com

Pollyanna - 16, novembro 2011 às (14:25)

Bom Dia!
Gostei D+ da sua Resenha! Vi este livro na saraiva dias atrás… Mas confesso que não me conquistou. Mas agora, lendo sua resenha, fiquei com muita vontade de ler! rsrsrsrsrs
Abraços…
Vou levar para minha lista de desejos!
http://pollymomentos.blogspot.com/

Natalia Dantas - 16, novembro 2011 às (14:33)

Oi *-*

Muito legal 😀
Quero muito ler esse livro, nossa parece ser surpreendente ^^

Beijos :*
Ótima resenha.
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/

Marcelo Lima - 16, novembro 2011 às (17:05)

Mi quero ler esse livro no total escuro rs! Omeu deve estar chegando.. e só pelo começo da sua resenha OMG!

✿ Nessinha✿ - 16, novembro 2011 às (17:16)

Oi Mi!
Quando vc colocou no twitter que tinha lido este livro todo em um dia, fiquei louca para ler!
Fiquei super feliz por ter ganho ele de presente de formatura, e agora quando terminar de ler o livro de book tour que estou lendo, este será o próximo, não vejo a hora de ler!
Sua resenha é profunda e sentimental, e aumento minha vontade de ler!
Adorei sua resenha!!
bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Alinne - 16, novembro 2011 às (17:24)

Uau eu não tinha ideia que o livro fosse tão bom assim! Fiquei extremamente curiosa agora por saber que ele teve tanto impacto para ti! Ah mais um que quero ler.
Beijos.

Books e Desenhos

Nathalia - 16, novembro 2011 às (17:42)

Nossa, eu tava com muita vontade de ler esse livro, depois da sua resenha então. MUITO BOA MESMO a sua resenha! Você não ficou com raivinha do Matt? Nossa, então quero realmente ler esse livro, porque fico com raiva de todos os caras que magoam as principais haha
Beijos, @nathaliaduarte
http://www.mentalmorfose.com

Julia G - 16, novembro 2011 às (17:55)

Acho que é a segunda resenha do livro que eu leio, pois também não imaginava muito do livro, mas assim que li uma primeira opinião me encantei. Resenha curtinha mas que diz muito Mi. Muito boa, e eu fiquei com ainda mais vontade de entender os segredos desse Matt.

Beijinhos

A Leitora - 16, novembro 2011 às (18:34)

A história parece ser muito boa mesmo, deu de sentir o quanto você gostou do livro!
Adorei a resenha, sempre gosto da suas resenha.
Livro já entrou para minha lista de desejados.
Beijoks enormes.
Brih
Meu Livro Rosa Pink
http://meulivrorosa.blogspot.com

Karine Marinho - 16, novembro 2011 às (20:10)

Olhando para esse livro não é isso o que vem na minha cabeça, mas depois da resenha estou olhando com outros olhos! 😀 *-*
Beijos,K.
Girl SPoiled

May L. - 16, novembro 2011 às (20:21)

Desde que vi esse livro fiquei curiosa sobre a história, lendo a sinopse um vez e rápido, fiquei completamente perdida. hahaha
Ah nem sei o que dizer da sua resenha, simplesmente amei, e não posso esperar para me apaixonar também pela história.
Beijos -glowofthemoonlight-

Amanda - 16, novembro 2011 às (21:20)

Não estava querendo ler esse livro, mas lendo sua resenha e lendo outras por aí, fiquei com vontade.
Não pretendo ler outro livro desse autor, com certeza não, mas esse livro com certeza sim. Vou querer ler sim.

Beijos.

Livreiro Maluco - 16, novembro 2011 às (21:36)

Já li algumas resenha sobre O diário de Suzana para Nicolas e a cada uma que eu leio minha vontade de ler o livro só aumenta!
Espero poder ler ele logo, o problema é que tenho muitos livros para ler, e sou daqueles que só leio um livro por vez, mas felizmente as férias já estão chegando! õ/

O Livreiro Maluco
http://www.livreiromaluco.com/

Eduarda Menezes - 17, novembro 2011 às (00:57)

Mii, acho que já te disse tudo que senti ao ler essa história linda e apaixonante, né?
Faço das suas palavras as minhas, até porque a opinião da gente foi exatamente igual em todos os sentidos! Por isso confio bastante no seu julgamento rs!
Esse livro é mais que perfeito e também foi direto para os meus favoritos… e o melhor de tudo é que eu nem imaginava que isso fosse acontecer!

Beijos!

Vanessa Tourinho - 18, novembro 2011 às (05:08)

Own, eu já estava louca para ler este livro, estou mais depois de sua resenha, Mi.
*-*

Bjs.
ParaísoEmPapel

Geovanna Ferreira - 18, novembro 2011 às (23:37)

Entendo, quando nos falta palavras para descrever um livro é porque é favorito, mesmo! Já pedi á editora e semana que vem deve chegar aqui! To super ansiosa para ler! To vendo, como você confirmou, ele foi feito para mim! Espero que logo eu possa resenhá-lo tão positivamente quando você resenhou!!

Bjs Mí!

Becca Martins - 31, julho 2015 às (00:00)

”Este não é um livro que deve ser pensado e sim sentido”. Falou tudo Mi.
Me senti tão impactada com este livro, terminei de ler era uma da manhã e me perdi, não conseguia dormir porque queria continuar naquela história.
Não consigo achar defeitos neste livro. Ele é envolvente, maravilhoso e simplesmente perfeito.
Acho que minha vida nunca mais será a mesma depois de ter lido este livro.
Beijos.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício