Coluna da Duhau #7 - Biomas do Brasil - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
04

set
2011

Coluna da Duhau #7 – Biomas do Brasil

Olá pessoas! 
O tema dessa semana que passou é Biomas do Brasil. Quis fazer alguma coisa mais leve, a ver com natureza, mais “de boa”, haha. Então fiz um apanhado dos principais biomas brasileiros e tentei pegar palavras que o caracterizassem bem. A lista segue:

SERINGUEIRA

O bioma amazônico é constituído, principalmente, pela conhecida floresta tropical de mesmo nome.  Formada por diversos ecossistemas, a Amazônia apresenta uma variedade infinita de plantas, entre elas a SERINGUEIRA. Esta árvore originária da bacia hidrográfica do rio Amazonas (onde existia com abundância), é uma das plantas que produzem o látex, e teve grande importância econômica no Brasil, na época do chamado ciclo da borracha. A exploração da SERINGUEIRA para extração do látex entre o final do século XIX e o início do século XX atraiu muitos trabalhadores – a maioria nordestinos – que foram chamados de SERINGUEIROS. O ciclo da borracha foi um período de expansão colonial na Região Amazônica, atraindo riquezas e impulsionando o desenvolvimento de cidades como Manaus, Porto Velho e Belém. A SERINGUEIRA é uma árvore da família das euforbiáceas, assim como a mamona.
LIXIVIAÇÃO
O Cerrado é um bioma que abrange principalmente uma região do Brasil conhecida como Planalto Central. Muito comparado com a savana africana, o Cerrado tem a sua grande biodiversidade ameaçada desde os meados da década de 1950, seja pela expansão da urbanização, seja pelas monoculturas de soja, arroz etc. O Cerrado sofre grande influência das chuvas, como, por exemplo, o processo de LIXIVIAÇÃO. A LIXIVIAÇÃO se dá quando as chuvas “arrastam” consigo os componentes que tornam os solos férteis. Trata-se de um processo de separação de substâncias.  No caso do Cerrado, a LIXIVIAÇÃO torna os solos mais ácidos, pela falta de nutrientes naturais.
GRAMÍNEA 
O Pampa, bioma característico da região sul do Brasil, apresenta uma vegetação dominada por GRAMÍNEAS. São extensos campos baixos, onde também ocorrem plantas rasteiras e alguns arbustos. As GRAMÍNEAS são tanto o capim e a relva (gramas de forragem) quanto as plantas que dão grãos, como o arroz.  Os grandes campos de GRAMÍNEAS foram um fator-chave para o desenvolvimento da pecuária da região dos pampas.
ENDEMISMO
A Mata Atlântica é um dos biomas mais devastados do Brasil. Situada na região litorânea do país, foi muito explorado, desde a colonização, cedendo lugar à urbanização e às plantações de cana-de-açúcar, cacau etc. Segundo o portal SOS Mata Atlântica, aproximadamente 93% da formação original da floresta da foram devastadas.  Ainda assim, a Mata Atlântica apresenta diversos casos de ENDEMISMO de plantas e animais. Espécies ENDÊMICAS são aquelas que se desenvolveram apenas numa região, normalmente devido ao isolamento geográfico causado por alagamentos, movimentos de placas tectônicas etc. Isolada, a espécie evolui influenciada pelo ambiente e torna-se única. Somente de mamíferos, estima-se que haja 55 espécies ENDÊMICAS conhecidas na Mata Atlântica. A região está entre as 5 que apresentam mais ENDEMISMO no mundo.
SERTÃO
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Isso significa que a maior parte das suas características biológicas não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta. Quem pensa que a Caatinga é totalmente seca está enganado. A vegetação da Caatinga pode ser dividida entre SERTÃO e Agreste (sendo este uma área que antecede a Zona da Mata). O SERTÃO apresenta clima semiárido e duas estações bem definidas, a chuvosa e a seca. No período chuvoso, que normalmente vai de dezembro a abril, o sertão torna-se um mar verde. Durante a estiagem do resto do ano, as plantas secam e apresentam uma cor esbranquiçada. Essas são características da vegetação do sertão (majoritariamente arbustos espinhentos), que sobrevive com pouca água.
Acho que essa semana não terá comentário especial ao final do resumo porque simplesmente não tenho o que comentar! Haha Fiquei horas quebrando a cabeça aqui pra trazer alguma coisa pra vocês que tivesse a ver com o tema, mas que ao mesmo tempo fosse legal e interessante. Acho que vocês não iriam gostar se eu viesse com aqueles vídeos chatos de documentários só falando horas e horas sobre esses biomas, né?
Então decidi que o tema fala por si só e não precisa de mais complemento nenhum. Espero que não se zanguem comigo. Essa semana foi puramente com o objetivo de enriquecer o nosso vocabulário, além de conhecer um pouco mais do nosso Brasilzão. Prometo que semana que vem venho trazendo uma curiosidade bem legal pra vocês, ok?
É isso pessoal, uma ótima semana pra todo mundo! o/
Beijos,
 Não deixem de acessar o Livrificando!




Deixe o seu comentário

17 Respostas para "Coluna da Duhau #7 – Biomas do Brasil"

Sofia - 04, setembro 2011 às (21:11)

Oi Aione!
Ficou muito legal o novo modelo do blog! Parabéns!

Ah, essas palavras são incríveis e o resumo de seu significado foi maravilhoso… Parabéns a Pri, muito legal!
Essa coluna é muito boa, pois / ooo / enriquece nosso vocabulário!!!

Beijão!

http://so-soline.blogspot.com

Thamires R. - 04, setembro 2011 às (21:20)

Oie Pri adoreeei o post!
Gostei de saber sobre os biomas hsaushuah
bjbj e ótima semana!

http://laco-de-cetim.blogspot.com

Eduarda Menezes - 04, setembro 2011 às (22:12)

Prii, mesmo sem o comentário especial, o tema por si só já é interessante sim! ^^

Fica bom mesmo sem vídeo nem nada, a sua coluna é show! Beijooo!

Eduarda Menezes - 04, setembro 2011 às (22:13)

Ahh e Mi, adorei a nova image do blog lá em cima!! Ficou bem melhor mesmo =)

May L. - 05, setembro 2011 às (01:15)

Adorei o tema escolhido.
Já conhecia quase tudo sobre biomas, só ENDEMISMO foi algo novo para mim (ou esquecido)

Beijos-glowofthemoonlight-

Robledo Filho - 05, setembro 2011 às (02:03)

Olha que orgulho: conheço a maior parte das palavras que você citou! rs
Sinceramente, gosto muito dos biomas daqui, mas sempre tive uma dificuldade em estudá-los. Deve ser trauma oriundo daquelas épocas em que eu precisava decorar 3598209358 biomas e suas respectivas características, para as provas de geografia ou ecologia… Deve ser através de um processo semelhante que muita gente passa a odiar a leitura. =/

=*
Livros, letras e metas

Van Castro - 05, setembro 2011 às (11:35)

Nossa, fazia tempo que não tinha aula de geografia ^^
Isso me lembra as aulas do cursinho… que saudades!

Beatriz Gosmin - 05, setembro 2011 às (12:05)

Eu conhecia apenas algumas das que voce citou, obrigada por me passar mais informações!

Bia | Blog Livros e Atitudes

Thamires R. - 05, setembro 2011 às (12:32)

Mii shaushauh
eu errei no nome do esmalte kkkkk’
é Zaz mesmo…(vergonhaa)
Bjbj

Kivia Nascentes - 05, setembro 2011 às (12:59)

Gosteii, sabe que anos atrás eu lia bastante literatura brasileira, e tinha uma porção de palavras que eu não faazia idéia do significado, você Aione, fez uma imensa falta nessa época, as coisas teriam sido mais simples, hasuhausha.

Layout novoooo, tá lindõn!
beijosss

Andressa Tomaz - 05, setembro 2011 às (14:35)

Gostei do novo banner do blog, Aione =)
E realmente, acho que uns documentários de várias horas falando sobre biomas, no máximo 2 pessoas iam ver HUAHAU
Não é um assuno que eu particularmente goste, mas achei interessante a ideia de postar 🙂
Beijos!

Julia G - 05, setembro 2011 às (16:28)

Legal o tema dessa semana. Tinha algumas palavras que eu imaginava o que eram, mas não sabia exatamente, como lixiviação.
A que estou mais a par é “gramínea”, já que sou do sul.

Beijos
Conjunto da Obra

Marcelo Lima - 05, setembro 2011 às (16:57)

é sempre um aprendizado essa coluna “)

αmαndα cristinα ツ - 05, setembro 2011 às (17:26)

Adorei as palavras escolhidas, super bem escolhidas! rs’
Amei aprender mais! 😉

Beijinhos, :*
http://www.primeiro-livro.com

PamFardin - 05, setembro 2011 às (18:13)

Conhecer nosso “Brasilzão” é muito bom! rsrs’ É a nossa pátria, é nosso dever, é ou não é?

Beijiinhos e adorei o novo banner!
aritmeticadasletras.blogspot.com

Renata G. de Souza - 05, setembro 2011 às (19:36)

Eu me lembro quando fiz um trabalho sobre isso para a escola =D Muito legal!
Bjus =*

Marcelo Lima - 05, setembro 2011 às (23:35)

auhsuash amanhâ tenho prova de bioligia e isso me lembrou ela ! OMG! uahusu

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício