Título: Querido John Autor: Nicholas Sparks Editora: Novo Conceito Número de Páginas: 277 Ano de Publicação: 2010 Skoob:Adicione Compare e Compre:Buscapé
John Tyree era apenas um adolescente rebelde, recém-saído do Ensino Médio, quando optou por se alistar no exército, já que não sabia o que gostaria de fazer. Quando sai de licença, volta para sua cidade a fim de visitar seu pai. E é ai que sua vida muda.
Enquanto está na cidade, John conhece Savannah. Desse encontro, nasce um amor mais forte do que qualquer um dos dois poderia imaginar. A garota promete esperá-lo terminar seu serviço militar, o que está para acontecer dentro de um ano e meio e, nesse meio tempo, as cartas trocadas pelos dois são a maneira de manterem o contato e o relacionamento. Quando faltam apenas alguns meses para poderem, finalmente, ficarem juntos, chega o dia 11 de setembro de 2001, e a vida de John é novamente mudada. Inclusive sua vida com Savannah.
A partir daí, os acontecimentos entre os dois são todos uma sucessão de conseqüências da escolha de John, o que implica em escolhas, também, para Savannah.
“Querido John” foi um livro que despertou em mim diversas reflexões. Lê-lo reforçou minha idéia de que o amor se soma, e nunca se subtrai. É possível amar mais de uma pessoa? Para mim, e segundo o livro, sim. As pessoas são diferentes, então obviamente os sentimentos, mesmo o amor, são expressos de maneiras diferentes. Da mesma maneira, as pessoas também são insubstituíveis; logo, o que sentimos por cada uma é único. (SPOILER a seguir! Para ler, selecione a área, o texto está escrito em branco) Savannah jamais amará Tim como ama John, mas ela o ama. E, do mesmo jeito, ela jamais amará John como ama o Tim, mesmo que o primeiro amor tenha sido extremamente intenso (Acabou!).
Não apenas sobre como o amor nos modifica, temática dos livros de Nicholas Sparks, de um modo geral, “Querido John” é, para mim, um livro sobre escolhas. No momento que John faz sua escolha, ele abre caminho para que Savannah faça as dela. E a partir do momento que ela escolhe seu caminho, sabe que deve seguir nele.
Como característica do autor, o livro é narrado em primeira pessoa e segundo as lembranças de John. Não só sobre o romance de John e Savannah, o livro aborda o relacionamento entre John e seu pai (parte, a propósito, que me fez chorar loucamente – sempre choro quando o assunto é família). Explora o amadurecimento de John e como sua visão sobre a vida se modifica conforme os anos passam. Sua visão sobre seu pai também se modifica: o que antes era motivo para rebeldia, ao passar do tempo se torna motivo para compreensão e, principalmente, aceitação.
“Querido John” é com certeza um livro que vale a pena a ler e, de alguma forma, vai te emocionar. Foi lançado no Brasil pela Editora Novo Conceito e tem 276 páginas!
Nossa, realmente o livro deve ser muito bom…eu sempre estive procurando uma resenha do livro Querido John, e adorei a sua Aione! Espero um dia conseguir ler este livro..eu acho q a Savannah que está na capa se parece muito com a Amanda Seyfred que fez Cartas para Julieta um dos meus filmes favoritos! Beijos http://laco-de-cetim.blogspot.com
Pra mim também: tudo que é relacionado com família me faz QUASE chorar! hsuahsuahsua é difícil eu chorar… hehehe SObre o livro, tem aqui em casa mas nunca me deu muuuuuita vontade em lê-lo! 😛 Já vi o filme e achei muito boa a história! *-* Concordo contigo: é possível amar mais de uma pessoa! Até pq amar não se dá somente de uma forma…! 😀 É linda a mensagem desse livro! 😉
Cheguei só a ver o filme, ainda não tive o prazer de ler o livro. Mas creio que deve ser lindo. Apesar que fiquei com raiva da protagonista Savannah por ter feito o que fez com o John que tanto a amava! Mesmo não gostando desta parte pretendo ler o livro . Bjos e parabéns pela resenha.
Acho que vc já sabe que não gostei muito da história , nem do filme. Achei Jonh crosso demais e Savanah uma boba… asuashuas grrr como já disse tenho problemas com esse livro kkk , mas a sua resenha etá muito boa “)
Confesso que eu me emocionei mais com a relação de John e o pai do que com o romance. O livro é bonito e bem feito, mas não conseguiu me arrancar mtas lágrimas.
Nossa flor, eu AMO de paixão esse livro! Li ano passado e considero o melhor livro que li em 2010! Me agarrei tanto ao John que nossa, parecia que eu estava vivendo tudo o que ele descrevia… a gente fica com os sentimentos à flor da pele né???
Nicholas sempre faz as pessoas chorarem hhahaha Não sou muito fã de livros assim, gosto mais de romance ou livros divertidos, mas Nicholas é ótimo ^^ E essa questão aí, de… amar duas pessoas… bom, vou ter que ler o livro para mudar de opinião XD Amei a resenha!!! Bjus =*
Sofri! Esse livro é muito lindo e triste, awn. Também refleti coma história, o final, enfim. Chorei bastante com o pai do John, Nicholas Sparks sabe me fazer chorar como ninguém HAHAHAHA
Oi Mi Eu tenho esse livro, mas acredita que ainda não o li? O problema é que vi o filme, e dps que fiquei sabendo do final, com o qual fiquei triste, perdi um pouco a vontade de lê-lo! O relacionamento do John com seu pai, no filme, foi algo que me comoveu muito, também chorei, imagina no livro então!!! ahuahauh
Olá,Aione Depois que assisti ao filme Querido John ,fiquei louca para ler esse livro(é verdade que o final do livro é diferente do filme ?),e sua resenha me animou,já que deu para perceber que será uma boa leitura. Até A.Christie
Aiiii deve ser um livro lindo. Eu assisti ao filme e me lembro de chorar feito uma condenada, eu quero lê-lo em breve (já estou me imaginando com uma caixa de lenços na colo)
Claire vê seu futuro transformado quando seu grande amor sofre um acidente. Com isso, as verdades começam a ser reveladas e ela, moça do século XIX, tenta decidir se dá chance a um novo amor ou se constrói sua vida de maneira independente. Porém, toda escolha tem suas consequências e diga-se: emocionantes consequências. “A Casa dos Boswell” é um romance erótico capaz de sacudir qualquer cabeceira. Um dos dez livros de ficção contemporânea mais vendidos na Amazon! https://www.amazon.com.br/dp/B00DT57QZK
Eu sou apaixonado pelos livros do Nicholas e esse foi o primeiro livro que eu li dele e fiquei apaixonado pela leitura e pela história, mas sou suspeito pra falar já que eu amo muito qualquer tipo de romance. Adorei seu blog e a resenha.
Emociona e demais mesmo chorei muito quando li, vale muito a pena ler;;;
Bjo
Evih