Poppy e Alex. Alex e Poppy. Eles não têm nada em comum. Ela é uma garota rebelde; ele usa calça cáqui. Ela tem um desejo insaciável de viajar; ele prefere ficar em casa lendo um livro. E de alguma forma, desde uma fatídica carona na faculdade há muitos anos, os dois são melhores amigos.
Durante a maior parte do tempo, Poppy e Alex moram longe um do outro — ela em Nova York, ele em sua pequena cidade natal —, mas todo verão, há dez anos, embarcam juntos em uma semana deliciosa de férias.
Até dois anos atrás… quando eles estragaram tudo. E, desde então, não se falaram mais.
Poppy tem todas as coisas de que precisa, mas se sente estagnada. E, se alguém lhe pergunta quando foi a última vez que se sentiu realmente feliz, ela sabe que foi naquela viagem final com Alex. Por isso decide convencer seu melhor amigo a saírem de férias juntos mais uma vez — pôr tudo em pratos limpos, fazer dar certo. Milagrosamente, ele concorda.
Agora Poppy tem uma semana para consertar as coisas. E, quem sabe, contornar a grande verdade que permanece em silêncio no meio de sua amizade aparentemente perfeita.
Será que algo mais ainda pode dar errado?
Ficha Técnica: De férias com você
Título: De férias com você
Título original: People we meet on vacation
Autor: Emily Henry
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Editora: Verus
Número de Páginas: 392
Ano de Publicação: 2022
Skoob: Adicione
Compre: Amazon
De férias com você é o terceiro romance de Emily Henry. Originalmente publicado em 2021, chegou ao Brasil em 2022 pela Verus, com tradução de Cecília Camargo Bartalotti. Aqui, a autora se firma no estilo que a consagrou com Leitura de Verão, distanciando-se de sua estreia em O amor que partiu o mundo: a comédia romântica.
Poppy e Alex são melhores amigos, embora sejam o oposto um do outro. Morando em cidades diferentes, criaram a tradição de viajar juntos no verão, viagem que repetiram por uma década… Até o verão de dois anos atrás, quando se afastaram. Agora, Poppy sente estar estagnada, e que a última vez em esteve verdadeiramente feliz foi na fatídica viagem com Alex, quando eles estragaram tudo. Por isso, ela o convence a viajarem juntos mais uma vez, tentando consertar o que ela acredita estar errado com ela — e com eles.
Em primeira pessoa, De férias com você é narrado por Poppy, intercalando os capítulos entre o presente e o passado, reconstruindo a amizade dela com Alex e as muitas viagens que fizeram juntos. Embora Emily Henry tenha uma narrativa agradável e a dinâmica entre os personagens seja boa, esse foi o livro da autora que eu menos gostei. Por quase toda a história, minha sensação era a de que não havia nada acontecendo além do que já havia sido demonstrado. O livro se estende ao exemplificar como é relação dos dois e se torna cansativo, porque é repetitivo. em Literatura e um ávido leitor.
Apesar disso, gostei dos temas abordados. Achei bastante verdadeira a crise existencial de Poppy, com questionamentos muito válidos e comuns a essa fase da vida adulta, próxima dos 30 anos — sobretudo nos tempos em que vivemos, tão moldados pelos avanços tecnológicos e pelas redes sociais. Mais do que isso, gostei da bagagem emocional que tanto Poppy quanto Alex carregam e como isso impacta nos medos que sentem — e que justificam os tantos anos que passam em negação sobre o outro. É, também, muito real como tudo se desenvolve entre eles: a amizade permeada por sentimentos ocultos, que não encontram saída entre encontros e desencontros. O tempo é um fator essencial aqui, por ditar o timing de cada um, e Emily Henry soube bem como demonstrá-lo no enredo.
Em linhas gerais, De férias com você foi um livro que funcionou para mim em sua parte final, sendo capaz de deixar uma boa impressão por conta disso. Porém, foi uma leitura morna até lá; o livro poderia ter sido mais bem desenvolvido e melhor aproveitado se tivesse um ritmo mais ágil, com outros acontecimentos e discussões distribuídos pelos capítulos, em vez de concentrados no fim.