[Diversos] Forest | Dica de app para leitura - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
15

fev
2023

[Diversos] Forest | Dica de app para leitura

Tem dificuldade de se concentrar nas leituras? O Forest é um aplicativo que pode ajudar!

Aplicativo Forest

O que é?

O Forest é um aplicativo de concentração que simula uma floresta virtual na qual, a cada período de tempo em concentração, você planta uma árvore. Assim, quanto mais tempo concentrado, maior será sua floresta.

Como funciona?

A premissa é simples, mas eficiente. Ao trabalhar de maneira lúdica a ideia de que, ao desistir da concentração, uma árvore morrerá, o aplicativo ajuda a manter a determinação em não perder o foco. Ou seja, enquanto estou lendo, ativo o app por um período de tempo pré-determinado e, durante aquele intervalo, não faço nada além de ler.

Embora o Forest, na versão gratuita, não bloqueie a tela para evitar o uso do celular durante os sprints de concentração, me policio para não usar o aparelho enquanto estou com o app ligado.

O que também ajuda é o uso de sons no aplicativo, que você pode habilitar e desabilitar quando preferir. Gosto do som ambiente de floresta para minimizar os ruídos do ambiente; também, meu cérebro já associou esse som à noção de concentração, então quanto mais utilizo, mais fácil fica para me concentrar.

O Forest é pago?

O Forest tem a versão gratuita, que conta com as funções mais básicas — e que atendem muito bem. Entretanto, na versão paga, há mais opções de árvores virtuais para se adquirir na loja; a opção de trocar as moedas virtuais pelo plantio de árvores reais no planeta; estatística detalhada com a análise dos momentos de foco; monitoramento do celular; opção de plantio coletivo; entre outras funcionalidades.

E quanto custa a versão Pro?

R$ 22,90, e está disponível para Android e iOS.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício