[Resenha] Clube do livro dos homens — Lyssa Kay Adams - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
01

fev
2022

[Resenha] Clube do livro dos homens — Lyssa Kay Adams

Gavin Scott é um astro do beisebol, devotado ao esporte. No auge de sua carreira, ele descobre um segredo humilhante: a esposa, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, Gavin para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já vinha se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, ele percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo.
Desesperado, Gavin encontra ajuda onde menos espera: um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvar seu casamento, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança da esposa.

 

Ficha Técnica

Título: Clube do livro dos homens
Título original: The Bromance Book Club
Autor: Lyssa Kay Adams
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 320
Ano de Publicação: 2021
Skoob: Adicione
Compre: AmazonAmericanasSubmarino

 

Resenha: Clube do livro dos homens

Clube do livro dos homens é o primeiro livro da série homônima de Lyssa Kay Adams, publicada no Brasil pela Arqueiro. Por aqui, o segundo volume é lançamento de janeiro da editora, enquanto, lá fora, o quinto título está previsto para o final de 2022. A tradução é de Regiane Winarski.

O casamento entre o astro do beisebol, Gavin Scott, e Thea implode quando ele descobre que a esposa sempre fingiu ter prazer na cama. Reagindo muito mal à descoberta, Gavin vai embora de casa, levando Thea a pedir o divórcio. É quando os parceiros de time de Gavin resolvem interferir: eles o convidam para fazer parte de um clube de leitura secreto, no qual lêem romances para compreender melhor suas esposas, o que se torna a chance de Gavin de tentar reconquistar Thea.

Com uma escrita leve e divertida, Lyssa Kay Adams conquista desde as primeiras páginas do romance. Em terceira pessoa, a narrativa de Clube do livro dos homens se alterna entre as perspectivas de Gavin e Thea, permitindo ao leitor compreender melhor os conflitos internos vividos por cada um — e que eles têm dificuldade de expressar para o outro. Também, entre alguns capítulos, há trechos de Cortejando a condessa, o livro lido pelo clube, o que deixa a leitura mais atrativa. O mais interessante é o paralelo que a autora constrói entre a história de Gavin e Thea e o romance de época que ela criou para o enredo.

Interessante observar como Lyssa Kay Adams pontua, com muita naturalidade, diversas questões de gênero ao longo da narrativa, proporcionando também uma discussão necessária sobre reflexos do machismo e do patriarcado na sociedade e construção cultural, mesmo que não se aprofunde nos temas — uma vez que não é o propósito da obra. Paralelamente, desenvolve com muita habilidade a relação entre Gavin e Thea, sobretudo como é afetada pelas bagagens mal resolvidas de cada um. Esse foi o aspecto que mais me cativou em Clube do livro dos homens: a compreensão que ambos precisam ter de si mesmos para resolverem seus problemas. 

Em meio a tudo isso, o livro entrega um romance deliciosamente divertido e gostoso de se acompanhar. Há passagens sensuais na medida certa, ao passo que toda trama é permeada por bom-humor. Gostei dos personagens secundários, especialmente os amigos de time de Gavin. Liv, irmã de Thea, tem seus momentos controversos apesar da personalidade marcante, e já estou curiosa para conhecer sua história em Missão Romance.

No geral, Clube do livro dos homens é uma comédia romântica com uma premissa diferenciada por trazer o empenho dos personagens masculinos lendo ficção romântica — e a valorização do gênero que a abordagem permite —, e que me conquistou não apenas pela leitura gostosa, mas especialmente por tratar das dificuldades em um matrimônio, um tipo de enredo que em geral me agrada bastante. Adorei acompanhar Gavin e Thea encarando os próprios fantasmas, e como a leitura deixa quentinho no coração por não ignorar o teor notadamente romântico que esse tipo de livro pede.

 

Série Clube do Livro dos Homens





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 452

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2022 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício