[Vídeo] Ouvindo eBooks pelo aplicativo da Alexa - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

ago
2020

[Vídeo] Ouvindo eBooks pelo aplicativo da Alexa

Oi, gente! Você sabia que pode ouvir seus eBooks pelo aplicativo da Alexa? Esse é um recurso de acessibilidade da assistente virtual da Amazon e o app é grátis!

Ouvindo eBooks pelo aplicativo da Alexa


Vantagens

  • É grátis;
  • Você pode dar seguimento às suas leituras enquanto faz outras atividades;
  • Você pode treinar outros idiomas, lendo e ouvindo o texto ao mesmo tempo;

 

Sobre o aplicativo da Alexa

  • É diferente de ouvir um audiobook. Aqui, é a assistente virtual quem faz a leitura, portanto não é o mesmo de uma pessoa lendo, como em um audiobook;
  • O app é simples, não tem recursos de escolher capítulos ou mudar a velocidade de leitura, por exemplo. Através do comando de voz, você pode pedir que a Alexa avance/retroceda um capítulo, assim como aumente ou reduza a velocidade;
  • Só é possível que a Alexa leia eBooks que tenham a ferramenta de conversão de texto em áudio. Por isso, passagens que estejam em imagens não são lidas, assim como documentos em pdf podem também não ser lidos;
  • Para ir a um capítulo específico do eBook e/ou sincronizar em onde você parou, é só abrir o eBook em algum dispositivo (Kindle ou aplicativo do Kindle) e fechá-lo. Ao abrir o eBook pela Alexa, ela retomará a última página lida.

 

A leitura é boa?

  • A voz da Alexa não é completamente robotizada, mas não tem a mesma entonação de uma pessoa lendo. Ela perde um pouco a entonação em perguntas, faz pausas maiores em vírgulas e não reconhece alguns sinais de pontuação, como — e … . Mas, no geral faz uma boa leitura;
  • A fluidez em inglês me pareceu melhor, o que pode ser resultado do acervo de palavras nesse idioma ser maior do que em português como também pela minha percepção do inglês não ser a de uma nativa (eu reconheço melhor as diferenças em português). De qualquer forma, quanto mais as pessoas usarem a Alexa e falarem com ela, mais aprimorada ela ficará — e melhor se tornará sua leitura;
  • Textos com estrangeirizações e que mesclam mais de um idioma fazem com que a leitura dela fique comprometida. Ela começa a errar mais as pronúncias nesses casos do que em textos em só um idioma.

 

No geral, estou gostando muito da experiência! Para não me dispersar, sempre escuto os eBooks associados a outras tarefas — como fazendo atividade física, limpando meu quarto, fazendo a unha etc. Vale a pena fazer o teste, especialmente porque o aplicativo é grátis!





Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Vídeo] Ouvindo eBooks pelo aplicativo da Alexa"

Luis Carlos - 03, agosto 2020 às (23:38)

Olha, eu amei essa nova modalidade de leitura, que no caso não é lendo, e sim ouvindo. Mas confesso que eu, pelo menos no momento, não conseguiria ler um livro inteiro dessa forma. Acho maravilhoso o quanto a Amazon vem crescendo cada vez mais, e espero que desenvolva mais a ferramenta para que os erros não continuem acontecendo!

Angela Cunha - 04, agosto 2020 às (07:29)

Sempre tive vontade ouvir um livro, mas quando tentei, a experiência não foi prazerosa não rs
Tá, eu sei que deve ser apenas falta de costume.
E outro ponto, acho que nunca serei uma pessoa tão tecnológica não rsrsrss Quando fui procurar o que era Alexa, me assustei muito.
Mas já li em alguns blogs ou vídeos no Youtube que a “bichinha” tem ajudado e muito a desencalhar os e-books sim.
Não digo que sonho em ter não rs mas? Um dia, quem sabe!!!!
Beijo

Amanda Almeida - 04, agosto 2020 às (07:57)

Que interessante, não sabia do aplicativo e nem que era grátis! Confesso que até ontem (literalmente), pensava que eu não iria gostar disso, pois gosto mesmo é de ler normalmente. Até que comecei a pensar nos benefícios disso e decidi que irei dar uma chance! Assim como você descreveu nas vantagens, me animei com a ideia de poder ouvir enquanto corro e até treinar meu inglês. Obrigada pela dica.
Beijos

Theresa Cavalcanti - 04, agosto 2020 às (11:27)

Olá,

Confesso que ainda não me rendi aos audiobooks, KKKKKKK
Mas acho muito bom, porque acaba otimizando muito o tempo.
Muito legal saber do app, achava que você tinha que comprar mesmo o aparelho

Beijos

Anna Mendes - 04, agosto 2020 às (13:28)

Oi Aione! Adorei o vídeo!
Nunca ouvi um e-book completo, mas acho uma experiência bem interessante.
Também acho que eu focaria mais ouvindo um e-book de não ficção.
Eu não conhecia esse aplicativo da Alexa. Já vou baixar e testar. Fiquei bem curiosa!
Ah, acho que pode ser ótimo para ler livros em inglês, como você comentou.
Adorei as dicas que você compartilhou! 🙂
Bjos!

Scheila - 04, agosto 2020 às (15:12)

Oi, Aione!

Que máximo esse APP, eu não conhecia.
Sempre tiver curiosidade em ouvir um livro, mas confesso que nunca tentei por pensar que prefiro mil vezes ler do que ouvir.. kkk.
E o melhor de tudo é que é grátis né.. Vou dar uma conferida.
E achei legal demais poder treinar outros idiomas também.

Beijinhos <3.

ingriD Figueiredo - 04, agosto 2020 às (20:31)

agora a Alexa vai ter uma função diferente além do “Alexa me conta uma piada” ou “Alexa faz um beatbox”. Espero que a Amazon continue melhorando a I.A para soar cada vez mais natural, soar melhor. Mas ainda não substitui o bom e velho audiobook original, inclusive terminei de ouvir Sandman, de Neil Gaiman e achei maravilhoso! As vozes, as emoções que passavam, os efeitos… tudo perfeito.

eliane - 04, agosto 2020 às (21:16)

ola
adorei o novo visual do blog
ficou lindo
quanto ao audiobool ,dias atras ouvi um pouquinho mas não gostei
ainda prefiro o velho e bom livro
acho que não iria prestar atençao se ouvisse e fizesse outra coisa ,diferente de musica por exemplo

ANA PAULA SANTOS MOREIRA - 12, agosto 2020 às (07:53)

Nunca li um livro dessa forma que deve ser bem diferente do que estamos habituadas. Mas é uma experiência que quero ter, ja que posso fazer outras atividades enquanto ouço. Sendo o aplicativo gratis, tenho que experimentar mesmo. Valeu pela dica.

Elizete Silva - 28, agosto 2020 às (13:05)

Olá! Essa é uma experiência que eu quero muito ter, ainda mais, por ela possibilitar fazer outras tarefas, enquanto ouvimos o livro, deve ser bem bacana.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício