[Vídeo] Bate-Papo do Mês #1 - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
27

jun
2020

[Vídeo] Bate-Papo do Mês #1

Oi, gente! O final de maio e o começo de junho trouxeram muitas questões e debates. Movida por eles, senti a necessidade de criar um quadro novo para um canal: um bate-papo sobre acontecimentos do mês. Vamos conversar e refletir sobre eles?

 

Bate-papo: Luta Antirracista + Separar autor de obra?


 





Deixe o seu comentário

5 Respostas para "[Vídeo] Bate-Papo do Mês #1"

Tereza Cristina Machado - 27, junho 2020 às (18:19)

Toda discussão que nos faz refletir tem sua validade, acho super interessante ter esse tipo de conteúdo todo mês (voto para que você der continuidade).
Racismo sempre vai ser um assunto que nos cabe rever nosso posicionamento sobre as atitudes e acima de tudo respeito. Sobre Harry Potter eu nunca li e acho que quando a autora escreveu o livro ela não tinha a mentalidade que tinha hoje e até mesmo as pessoas que leram não tinha o mesmo pensamento de que quando releu recentemente … com a “bagagem” que a gente vem adquirindo na vida a gente agrega valores. Eu fico as vezes pensando que algumas pessoas não tem noção do que é ter opinião e portanto não entendem o real significado do que é respeito… acho que cabe a cada um filtrar aquilo que está ali ao nosso redor e cada um sabe do seu potencial que tem de mudar algo ao seu redor e que pode fazer uma grade diferença no mundo… eu acredito que somos humanos e portanto iguais.

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 27, junho 2020 às (23:25)

Aione!
Postagens novas são sempre importantes, ainda mais quando tem assuntos polêmicos em voga.
Pois é, como inflenciadores, temos mesmo de promover essas mudanças, começando pelas mínimas e ampliando para outras ações maiores e que podem mudar o conceito do racismo.
E temos mesmo de nos colocar no lugar dos negros e pelo menos entender o que eles passam e a luta que eles tem para serem ‘vistos e reconhecidos’.
Entendi seu ponto de vista em relação a obra e a escritora, e de certa forma concordo com seu posicionamento para não favorecer um escritor(a) que tem ponto de vista bem ‘radicais’ em sua vida pessoal. O que me pergunto é: o ponto de vista está inserido na obra? Os preconceitos estão em seus enredos? Porque se tiver, aí sim podemos boicotar as obras, mas e se não tiver? Temos o direito de nos abster de uma boa leitura por que a vida pessoal o escritor(a)tem uma posição contrária a minha? Veja! Concordo com seu ponto de vista em mudarmos nossa divulgação para não dar ibope para alguém tão raso, mesmo assim, fico me perguntando se outros leitores menos conscientes, irão se importar com isso… Será que me fiz entender?
Valeu toda discussão e traga mais e mais.
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha - 28, junho 2020 às (10:18)

Sabe, muita coisa na internet acaba de certa forma, nos fazendo bem e mesmo que seja preciso acontecer uma ou várias coisas ruins, para que discussões assim surjam, é sempre válido!
Quem dera vivêssemos num mundo de igualdade, mas estamos longe disso. O papel de quem trabalha nesse universo fantástico de internet é sim, tomar partido, gritar um pouco mais alto e com isso, alertar e comover leitores, amantes da vida!!!
Adorei o novo quadro no canal e já vou ficar torcendo para que mais discussões sadias assim,aconteçam sempre!!!
Beijo

Theresa Cavalcanti - 28, junho 2020 às (15:46)

Olá.

Eu como fã de Harry Potter e achando esse mundo incrível, fico muito decepcionada com a J.K. Acredito que ela estragou muito os livros para novos leitores depois de tudo que ela disse.
Estou louca para ler O ódio que você semeia,

Beijos

Anna Mendes - 29, junho 2020 às (09:48)

Oi Aione! Amei a ideia desse quadro para o canal!
Não tem como fingir que nada está acontecendo. Precisamos sim discutir e debater todos esses temas.
Como você disse, a luta contra o racismo não é algo recente, muito pelo contrário. Infelizmente, a gente sempre acha que superou as coisas, mas o racismo acontece o tempo todo, mesmo que nós não vejamos acontecendo na nossa cara. Eu ainda tenho muito que aprender também, porque confesso que consumo pouco conteúdo, principalmente obras literárias, criados por pessoas negras 🙁
Eu fiquei muito decepcionada com os comentários da J.K. Rowling, porque sempre admirei muito ela. É muito difícil separar o autor da obra na prática, mas eu amo a série e é impossível pra mim deixar de amar uma história que marcou minha vida.
Adorei o bate-papo e as discussões!
Bjos!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício