[Resenha] Últimas Mensagens Recebidas — Emily Trunko | Minha Vida Literária
03

set
2018

[Resenha] Últimas Mensagens Recebidas — Emily Trunko

Título: Últimas Mensagens Recebidas
Título original: The Last Message Received
Organização: Emily Trunko
Tradutor: Fabrício Waltrick
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 176
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Americanas ♥ SaraivaSubmarino

Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?
A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.
Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?

Últimas Mensagens Recebidas é a coletânea organizada por Emily Trunko a partir do projeto online por ela desenvolvido. Aos 16 anos, a jovem criou o tumblr The Last Message Received com o objetivo de postar as últimas mensagens recebidas por pessoas diversas, sem que suas identidades sejam reveladas.

Publicado originalmente no começo de 2017 nos EUA, o livro foi traduzido para o português e publicado no Brasil no final do mesmo ano pela editora Seguinte em uma belíssima edição em capa dura, visualmente atrativa por conta de sua rica diagramação.

Os textos selecionados para a versão impressa de Últimas Mensagens Recebidas são variados. Alguns trazem mensagens que foram conscientemente palavras de despedidas, enviadas após o término de um relacionamento amoroso ou de uma amizade, por exemplo, ou, até mesmo, precedendo um suicídio. Outras apresentam mensagens de pessoas — destinatários e remetentes — que não faziam ideia do próprio destino e não imaginavam que aquelas palavras seriam as últimas enviadas e recebidas.

Algumas das mensagens são acompanhadas de uma contextualização de quem as recebeu e, com isso, pode-se ou se intensificar o sentimento despertado através de suas leituras ou então ressignificá-las, justamente por algumas mensagens serem tão contrárias ou distantes do que soam. Assim, nos aproximamos da sensação de impotência, frustração e incompreensão de muitos dos destinatários de tais mensagens.

Esse, aliás, era o propósito de Emily Trunko: fazer com que as pessoas tivessem uma forma de dar vazão a seus sentimentos e, acima de tudo, que encontrassem conforto ao lidarem com suas perdas. Mesmo quem não contribuiu ativamente com o projeto, enviando uma mensagem, pode se beneficiar dele ao ler as mensagens e emoções enviadas por outras pessoas.

Dessa maneira, a leitura de Últimas Mensagens Recebidas é rápida, por se constituir de textos curtos, mas absolutamente intensa e, por vezes, devastadora. Não bastasse o conteúdo de cada página, a própria brevidade das mensagens intensifica as emoções despertadas. Assim, é bom estar preparado para a leitura, capaz de confortar e incitar os mais diversos sentimentos de uma só vez.





Deixe o seu comentário

5 Respostas para "[Resenha] Últimas Mensagens Recebidas — Emily Trunko"

Anna Mendes - 04, setembro 2018 às (13:57)

Oi Aione!
Amei a resenha!
Nossa, só a edição desse livro já dá uma vontade enorme de fazer a leitura!
Que capa e ilustrações lindas!
Parece ser uma leitura muito intensa e emocionante! Nunca li um livro nesse formato, o que despertou ainda mais a minha vontade de fazer a leitura! 🙂
Bjos!

Responder

Luana Martins - 04, setembro 2018 às (14:11)

Olá, Aione
Desde o lançamento eu desejo esse livro, esta com uma edição linda!
Quero muito ter oportunidade de ler.
E sentir esse misto de emoções fazendo essa maravilhosa leitura e refletir sobre a vida, minhas atitudes.
Beijos!

Responder

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 06, setembro 2018 às (00:09)

Aione!
Deve mesmo ser um livro tocante e sensível, afinal, compilou mensagens de perdas de pessoas de todo o mundo.
Acho que é mais um daqueles livros lúdicos que nos encantam de várias formas.
“Só são verdadeiramente felizes aqueles que procuram ser úteis aos outros.” (Albert Schweitzer)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA SETEMBRO – 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

Responder

Mirian Kely - 21, setembro 2018 às (17:37)

Algo que eu realmente achei interessante nesse livro é que foi um projeto desenvolvido pela autora com 16 anos e tamanha criatividade. É pra mim algo bem diferente que eu gostaria de ler e conhecer essas últimas mensagems para sentir na pele as emoções das últimas palavras que foram enviadas e recebidas.

Responder

Ana I. J. Mercury - 30, setembro 2018 às (22:28)

Que edição linda!
Quero muito ler!
Parece ser um livro muito emocionante e que toca fundo, revelando tantos e todos os tipos de sentimentos…
preciso!
bjs

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por