[Diversos] As melhores práticas para um bom SEO - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
29

mar
2018

[Diversos] As melhores práticas para um bom SEO

Oi, gente! O post de hoje é diferente e voltado para aqueles que, assim como eu, vivem essa vida de blogueiragem!

Sabemos que popularidade em um site é tudo para quem trabalha com isso, e uma importante prática para auxiliar nesse aspecto é a SEO. Bora saber um pouco mais dela?

As melhores práticas para um bom SEO

Desde que a Internet se tornou importante no dia a dia das pessoas, inclusive na gestão de marcas e empresas, a quantidade de visualizações e visitas que um site recebe se consolidou como um importante parâmetro para que um negócio seja bem sucedido.

Sendo assim, se o site de uma empresa, ou uma loja virtual e até mesmo um blog pessoal não contam com muitos acessos, é um indício de que há uma falha na comunicação com o público-alvo.

É óbvio que hoje em dia é possível fazer uso de inúmeras práticas para divulgar um determinado site e tentar angariar mais visualizações e alcance de público.

Porém, em se tratando de obter um tráfego satisfatório para o seu blog ou loja virtual, é preciso prestar a devida atenção nas práticas de SEO.

 

Para que serve as práticas de SEO

SEO são as iniciais do termo em inglês Search Engine Optimization. A tradução literal desse termo para o português é Otimização para Motores de Busca. Mas o que exatamente esse tal SEO tem a ver com o seu site?

Simples, SEO é na verdade um conjunto de práticas que possuem a função de facilitar que um site seja mais bem posicionado nos buscadores da Internet. Se você usar tais práticas, as pessoas irão encontrar com mais facilidade o seu site.

Quando uma pessoa vai efetuar uma pesquisa na Internet, o Google mostra uma série de resultados dessa pesquisa. Diante das práticas de SEO, o seu site tem grandes chances de aparecer logo nos primeiros resultados.

Como pudemos ver, tais técnicas são fundamentais para qualquer um que queira ver os gráficos de visualização do seu site sempre com índices satisfatórios de visualização. Por isso, é fundamental conhecê-las.

Além disso, é fato que em relação a pesquisas na Internet, as pessoas clicam justamente nos primeiros resultados de busca. Sendo assim, nada mais relevante que o seu site estar entre as primeiras opções, não é mesmo?

As dicas para a obtenção de um bom SEO

Utilizar as palavras-chave adequadas e de maneira correta nas postagens. Usar também fotos e vídeos, priorizar conteúdo relevante, entre outras práticas, constituem o básico para a realização de um SEO eficiente.

No entanto, é pertinente saber como colocar todas essas técnicas em prática da melhor maneira possível, sem prejudicar o seu site. Por isso, vale a pena prestar a atenção nas seguintes dicas:

 

Tenha uma boa estratégia de palavras-chave

O uso correto das palavras-chave nas postagens é um dos pilares do que se convencionou chamar de técnicas de SEO. Isso não é à toa, já que o Google consegue detectar os sites por meio do uso delas.

Além disso, as palavras-chave apresentam os termos que os usuários irão digitar no campo de busca do Google e que facilitarão que o seu site seja encontrado. Por isso elas são tão importantes.

Adotar as palavras-chave adequadas e que sejam relacionadas ao conteúdo do seu site significa que você irá trazer leitores interessados no que realmente você tem para oferecer. Isso, inclusive, é um elemento importante para a realização do chamado Inbound Marketing.

Ainda sobre o uso adequado das palavras-chave, é válido saber como será a inserção delas ao longo da postagem. Sendo assim, uma boa estratégia é usar tais palavras no título e também nos subtítulos.

Para encontrar as palavras-chave ideais para o seu conteúdo é possível utilizar algumas ferramentas próprias para esse fim. Nesse caso, as mais conhecidas são:

  • SEMrush
  • Google Trend
  • Keyword Planner
  • Ubersuggest
  • MOZ

Priorize conteúdo relevante

Se o uso adequado das palavras-chave significa uma enorme importância quando o assunto é boas práticas de SEO, a qualidade do conteúdo também deve ser levada em consideração.

A Internet traz uma enorme quantidade de informação. Isso é fato. Porém, como quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade, proporcionar informação relevante para o público previamente selecionado é importante.

Por que o conteúdo é importante para as práticas de SEO? Bem, uma das razões para isso é que se o usuário não demonstrar interesse pelo que você tem a oferecer, ele provavelmente não irá retornar para o seu site.

Além disso, o cuidado com a escrita também exerce um papel fundamental na questão dos bons conteúdos. Lembrando também que erros ortográficos podem fazer com que a página seja considerada pelos leitores de busca como um spam.

 

Torne o tempo de carregamento de página mais rápido

A maioria dos usuários na Internet prioriza pela agilidade quando efetuam uma determinada pesquisa. Por isso, possibilitar que ela abra de maneira rápida para os leitores é uma técnica relevante.

Inclusive, é possível contar com uma ferramenta que possibilita tornar esse carregamento mais rápido. É o PageSpeed.

Conclusão

Viu como sem boas práticas de SEO o seu site corre o sério risco de ser apenas mais um entre tantos que existem por aí? Por isso, qualquer negócio que queira atingir um bom alcance de público, deve adotar tais técnicas.

E se você já está cansado de ouvir aquele seu amigo reclamando de que ninguém acessou a página dele na última semana, acho então que está na hora de compartilhar esse texto com ele.

 

Esta postagem é um publieditorial. O texto foi enviado para publicação, e o crédito das imagens pertence ao Minha Vida Literária.





Deixe o seu comentário

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício